12 de fev. de 2008

Curso sobre Eco-Certificação

Piracanjuba (GO) - A Universidade Católica de Goiás – UCG e a Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba – COAPIL, promoverão dia 20 e 21 de fevereiro, no Sindicato Rural de Piracanjuba, Curso de Capacitação para Eco-Certificação de Produção Leiteira na Região de Piracanjuba (GO), ministrado pelo Dr. Claudio Buschinelli (Embrapa Meio Ambiente – Jaguariúna-SP) e Dr. Glauco Carvalho (Embrapa Gado de Leite – Juiz de Fora-MG.).

O curso faz parte de um esforço para a criação de um selo de produção de leite eco-certificada. Segundo a Prof. Dra. Margot Riemann Costa e Silva (foto), da UCG e criadora de Gir em Nova Crixás (GO) “a certificação, de acordo com os parâmetros mundiais de produção sócio-ambientalmente sustentável, pode oferecer melhor remuneração para o produtor”.

O curso é aberto a produtores rurais e técnicos da área. Serão 25 vagas para esta primeira turma. O primeiro dia contemplará a parte teórica e no segundo dia a prática em propriedades rurais que representam o setor produtivo leiteiro local.

Os interessados podem entrar em contado com COAPIL por meio do e-mail gislaine02@yahoo.com.br, ou por telefone (064) 3405-2490.

Para Geraldo Stachetti Rodrigues, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, doutor em Avaliação de Impacto Ambiental. Atualmente no Labex – Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior, França, o curso faz parte do sistema APOIA-NovoRural, composto de 62 indicadores, integrados em cinco dimensões de sustentabilidade: Ecologia da Paisagem, Qualidade Ambiental (Atmosfera, Água e Solo), Valores Socioculturais, Valores Econômicos e Gestão e Administração”. A aplicação em campo envolve a utilização de instrumental analítico não sofisticado, permitindo obter, a baixo custo, um Relatório de Gestão Ambiental, que é apresentado ao produtor, para sua tomada de decisão quanto às medidas a adotar para melhoria do desempenho da propriedade.

Saiba mais

Um comentário:

Anônimo disse...

Prof. Dra. Margot Riemann Costa e Silva, além de professora da Universidade Católica e criadora de Gir, junto com o marido, Prof. Dr. Athos Magno, coordena uma ampla pesquisa na principal bacia leiteira do Estado de Goiás: “Diagnóstico econômico, social e ambiental da bacia leiteira de Piracanjuba/Goiás”. Margot e Athos Magno, pela experiência e capacidade intelectual e política, agregam valor ao grupo de criadores de Gir de Goiás.
Esse curso de eco-certificação, que a Margot trouxe para Goiás é de extrema importância para o produtor rural na luta pela produção sustentável sob todos os aspectos: econômicos, ambientais e sociais.