9 de mar. de 2016

LEILÃO FÓRMULA DO BASA

Leilão mostra melhoramento 
genético para produção de leite

Evandro Guimarães vem aí com mais um leilão (Fórmula do Basa) e mais uma novidade. Será um leilão misto: Gir Leiteiro (26 lotes) e girolando (16 lotes). Evandro denomina seu girolando de Girolando meio sangue Plus, que nada mais é que um meio sangue “resultado de um acasalamento dirigido para produção de animais de alto valor genético, pois usamos no acasalamento fêmeas gir leiteiro de alta produção (produção oficial acima de 7 mil quilos) e touros holandeses top de linha do mercado mundial”.
Evandro do Carmo Guimarães,
proprietário das Fazendas do Basa

O leilão será dia 21 de março, segunda-feira da semana santa, às 21:00 horas, com transmissão ao vivo pelo canal Rural e um grande investimento em assessorias. Evandro contratou as três melhores assessorias de gir leiteiro e girolando do Brasil: a dupla Celso Meneses e Boi, a Inovação e a Leite Gir.

Gir Leiteiro


Fábrica de Brasília
O leilão ofertará 26 lotes de animais gir leiteiro, sendo uma prenhez, 8 vacas e 6 bezerras. Terá também 10 lotes duplas de novilhas gir leiteiro. O destaque é para a prenhez da Fábrica Fiv de Brasília (Modelo TE de Brasília X Tática TE de Brasília). Fábrica tem produção oficial de 13.935 quilos de leite e foi recordista de produção no torneio leiteiro da Expozebu em 2013, com produção média de 60,84 quilos de leite. Evandro chama a atenção para o pedigree de Fábrica, “altamente consistente, pois sua mãe, Tática, tem lactação oficial de 13.122 quilos de leite e é irmã própria da Oferenda de Brasília”. O acasalamento é com o touro Sansão, “que é um acasalamento consagrado e sem erro”. Ele conta que tem na fazenda quatro irmãs próprias, todas com “excelente produção: Honesta do Basa (11.677 kg, 2º VG da fazenda), Gina (10.430 kg, 4º VG, Insensata (12.430 kg) e Julianne (7.532 kg, cuja pesagem está em aberto aos 221 dias)”.

Girolando

Evandro, que há vários anos é produtor de leite em Minas Gerais, diz que está preocupado com a qualidade do rebanho leiteiro nacional e considera um erro o país não ter uma política de governo voltada para o melhoramento genético do rebanho leiteiro com base no girolando de alta qualidade.

Por isso ele insiste em produzir na sua fazenda o chamado Girolando Meio Sangue Pluz, “cuja base é o gir leiteiro de alta performance”. Segundo o criador, “tenho mais de duas centenas de vacas gir filhas e netas das melhores vacas do Brasil, cuja média de produção é superior a 7 mil quilos de leite, ou seja, animais provados e comprovados para produzir leite e genética leiteiro, por isso estou disponibilizando para o mercado animais de alto desempenho e ofertando também vacas e produtos girolando com esse perfil”.

Para finalizar, Evandro diz que o leilão Fórmula do Basa é um alerta aos criadores e produtores de leite de que é possível fazer uma pecuária leiteira tropical, sustentável e lucrativa com animais top de linha das raças gir leiteiro e girolando.





Nenhum comentário: