31 de mar. de 2016

Concurso Leiteiro Natural

Abcz realizará 4º Concurso Leiteiro Natural



por Laura Pimenta

As inscrições para a 4ª edição do Concurso Leiteiro Natural, que será promovido pela ABCZ na Estância Orestes Prata Tibery Júnior nos próximos dias, superaram as expectativas da equipe do PMGZ Leite (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). “Todas as 30 vagas disponibilizadas foram preenchidas, o que demonstra o grande interesse dos criadores em participar de uma prova diferenciada como esta”, avalia Bruna Hortolani, gerente do PMGZ Leite.

Participarão da prova matrizes das raças zebuínas com aptidão leiteira das raças Gir, Sindi e Guzerá, divididas em três categorias de idade: Fêmea Jovem (menos de 36 meses), Vaca Jovem (mais de 36 até 48 meses) e Vaca Adulta (mais de 48 meses). 
A entrada dos animais participantes do Concurso acontece nos dias 03 e 04 de abril e o período de adaptação acontece entre os dias 05 e 18 de abril. A primeira pesagem acontece no dia 19 de abril, às 5h da manhã. Serão realizadas 10 ordenhas, com a última pesagem realizada no dia 23 de abril.

Durante o concurso, além da pesagem do leite ocorre também a análise de qualidade dos animais participantes. A divulgação dos resultados acontece no dia 04 de maio, durante a ExpoZebu 2016. O período de parição das fêmeas participantes deve estar compreendido entre 40 e 130 dias, com data base de 05 de abril.

O 4º Concurso Leiteiro Natural promete ser uma das atrações da ExpoZebu Dinâmica, uma vez que após a finalização do concurso os animais participantes ficarão expostos na área da ABCZ, localizada na MG 427, e o público poderá acompanhar as ordenhas nos horários das 6h e 16h, nos dias 04, 05 e 06 de maio. Uma área especial, com 6 hectares de Integração Lavoura Pecuária Floresta, foi preparada pela ABCZ na Estância para receber as matrizes participantes do concurso.


Nenhum comentário: