12 de mar. de 2016

EXPOSIÇÃO DE GIR LEITEIRO



Diminuiu o número de animais na exposição de Passos

Até agora apenas duas exposições ranqueadas de Gir Leiteiro estão confirmadas para 2016 no site da Abcgil: Passos e Araxá, ambas em Minas Gerais.

Passos acontece neste final de semana. O julgamento realizado pelo jurado André Rabelo foi ontem e hoje (sábado), mas a Abcgil ainda não publicou o resultado final da exposição. O facebook informa em várias publicações que o touro Grande Campeão foi Nito Parintins do JOA, do criador Steven Richard. Nito é o segundo do Ranking nacional. O primeiro é o touro Akel Fiv DP.


Nito Parintins do JOA,
grande campeão de Passos, 2016
Este ano a exposição de Passos foi modesta com apenas 78 animais e 13 expositores. Passos já foi uma das melhores exposições de gir leiteiro do Brasil, revelando grandes animais na pista no torneio leiteiro, inclusive com quebras de recordes.
Mas o número de animais em exposições está caindo a cada ano. Em 2013, Passos fez uma exposição com 153 animais e 23 expositores.

Também caiu o número de vacas em torneio leiteiro, em 2015 foram 12 e em 2016, 11 vacas.

A novidade esse ano foi a quebra de recorde da vaca Vicenza Fiv Cabo Verde (Jaguar TE do Gavião x Atlanta - 10,884 kg), cuja média no torneio foi de 56,308 quilos de leite, na categoria Fêmea Jovem. Ela pertence ao criador José Coelho Vitor, que levou para a pista 23 animais.

Nenhum comentário: