31 de mar. de 2016

Gir Leiteiro na Colômbia

Vaca campeã na Colômbia é
abatida no pasto por ladrões

Na Colômbia ladrões abatem vaca campeã de pista e torneio leiteiro


A vaca Farita (Fardo em vaca teatro) foi brutalmente morta por ladrões no departamento de Casanare, na Colômbia, no ultimo dia 30 de março. Farita pertencia ao criador Daniel Engativá, da Ganaderia “La Esmeralda” e era uma campeã de pista.

Farita foi Grande Campeã da Exposição de Villavicencio, em 2014 e tinhas os títulos de melhor Ubre Jovem e campeã de concurso leiteiro com produção média de 26,14 litros de leite. Era considerada na Colômbia uma vaca extraordinária e não poderia ter um fim como esse.

A vaca Farita (Fardo em vaca teatro)
Esse fato teve uma grande repercussão nas redes sociais em que as pessoas manifestaram de forma enfática a indignação pela morte do animal. O proprietário da vaca lamentou o episódio e disse que Ganaderia está de luto pelo ocorrido.

É uma pena que ladrões de gado na Colômbia não sabiam que o animal abatida tinha um valor genético infinitamente superior que o seu peso na balança. A insegurança no meio rural é uma realidade de todos os países da América do sul. Aqui no Brasil, em todos os estados, é comum o furto de gado.

Colômbia perde um de seus excelentes exemplares de gir leiteiro,
que poderia contribuir bastante para o melhoramento genético da raça naquele país.



Nenhum comentário: