11 de jan. de 2008

"Vaca Gir existe para ser amada "



Colega girista Antônio Henrique Braga,


(veja o comentário de Antônio Braga em Girbrasil, publicado dia 10 de janeiro de 2008)

Em minha avaliação, quem ganha dinheiro com Gir são os seguintes pecuaristas:
- Alguns poucos criadores antigos; de gir padrão ou leiteiro; ou seus sucessores, que ao longo de décadas forjaram verdadeiras grifes, e com todo merecimento conseguem vender bem boa parte de sua produção.
Além destes, as centrais de sêmen, que juntas com alguns poucos criadores, vendem muita ilusão com as meias verdades estampadas em seus catálogos.

Como suas palavras deixam entender que você não se enquadra nem em uma nem em outra das possibilidades anteriores; do mesmo modo que eu; só tem uma maneira de você ganhar dinheiro com o Gir: Quando você tiver uma boa quantidade de vacas bem bonitas e raçudas (se você já tiver melhor ainda), cruze-as com Touro Holandês num ano e com Touro Gir no ano seguinte. A partir daí não faltará em sua fazenda gado que dá lucro.

Importante lembrar que o dinheiro ganho não deverá ser comparado com o faturamento de quem negocia com carros populares, mas será um bom dinheiro.
Em minha experiência, que não é tanta e pode não ser a melhor, todo girista sempre terá algumas vacas Gir dando leite no curral, mas serão poucas quando comparadas com o total do rebanho. Ganhar dinheiro tirando leite, só com Girolandas, sendo que aqui em casa só as que vão até 5/8.
Mas um conselho que te dou é para que você não se aconselhe com ninguém quando for fazer as coisas. Visite muitas fazendas e observe, observe muito e depois tire suas conclusões.

E para terminar, se decidires visitar fazendas que criam Gado Gir, anote quantas delas tiram boa quantidade de leite só de vacas Gir soltas no pasto comendo apenas capim e mais algum concentrado, que nem Girolandas. Se encontrar alguma desse jeito eu gostaria de conhecer.

Vaca Gir existe para ser amada pelos Giristas e cruzada com Hoandes.
Desejo toda ventura em sua nova atividade, que apesar de tantas controvérsias e dissonâncias, tenho certeza te dará muitas alegrias e amigos.

Saudações Giristas

Alzeir Campanati Antunes
é criador de Gir dupla aptidão
Carmo - Rio de Janeiro
silpemalu@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Alzeir Campanati Antunes
Obrigado pelos comentários e pelas dicas.
Realmente concordo com tudo que disse, porém, entendo que não posso polemizar mais.
Um grande abraço
Henrique Braga