3 de jan. de 2008

Mais sobre "os puros"

Caro Rosimar,

Que boa notícia esta dos “Puro de Origem”, uma das mais lindas vacas que adorna a minha humilde propriedade, por graça e amizade com o Dr. Guilherme de Melo Masci, meu sócio e primeiro orientador, incentivador e irmão na criação do Gir, é Salete, adquirida no Primeiro Shopping e Leilão Jasdan. Salete é um feliz cruzamento do Radar dos Poções (Sr. Souto Filizolla) com Guanabara (Onofre).

O que se constata no gado desses grandes defensores da raça Gir e criadores de escol é a luta incessante para manter a morfologia da raça sem perder, o que hoje considero o principal objetivo da mesma, o leite. O João Machado o conheci julgando a Exposição de Gir de Curvelo e posteriormente nos encontramos na Feileite em São Paulo, sempre em nossas conversas identifiquei no mesmo seu compromisso de criar um Gir com suas características históricas forjadas em centenas de anos de seleção na terra mãe, a Índia.

Não tenho dúvidas em afirmar que um dos melhores leilões deste ano que passou foi o do Léo Machado, fruto de um trabalho sério na criação do Gir. Quanto ao Antônio Paulo Abate, não tive o prazer de conhecer, porém é sabidamente um grande criador.

Este "quinteto fantástico” tem muito que oferecer para nós criadores iniciantes e também para veteranos dada a qualidade do Gir de suas propriedades. Não obstante, quero realçar aqui a honestidade e a ética de dois membros dos “Puros de Origem”, isto porque os conheço e a seus criatórios, sem demérito para os demais é claro, trata-se do Sr. Souto e do Onofre. Ambos vendem realidade e não ilusão.

A vaca que produz 5.000 quilos produz mesmo 5.000 quilos.

Poderia ser mil ou dez mil a garantia é a mesma. Tenho a absoluta certeza que este quarteto veio para ficar. Boa sorte a todos.

José Patrício da Silveira Neto - (por e-mail)
Pirapora/MG

Nenhum comentário: