20 de jan. de 2008

Brasil pode sediar encontro internacional de Gir


Goiânia (GO) – Estou sabendo que tem gente articulando um grande encontro de Criadores de Gir no Brasil, algo como um simpósio Mundial para discutir a raça. Como a informação é extra-oficial, não posse citar quem é e nem a fonte. Mas as discussões estão avançadas e, se acontecer, será no Estado de Minas, provavelmente numa cidade turística daquele Estado.

Isso me fez lembrar 2005, quando estava na Associação Goiana dos Criadores de Gir e articulei o “1º Encontro de Gir das Américas”. Para esse evento, na época, conseguimos com o Governo de Goiás uma dotação orçamentária de R$ 200 mil para a realização em Goiânia. Para coordenar e planejar o encontro nomeamos o criador e jornalista Juscelino K. Gomes da Silva, que depois de algumas reuniões de uma comissão por ele criada, chegaram a conclusão que não tinha tempo e condições de executar o projeto. Foi uma pena. Depois disso a Associação Goiana nunca mais tocou nesse assunto.


Acho extremamente importante esse tipo de evento. A Associação Goiana dos Criadores de Gir, em 2006, cujo presidente na época era Alberto Pereira Nunes Filho, realizou o “1º Seminário Nacional de Acasalamento a Campo da Raça Gir”, na Fazenda Santa Clara. No ano seguinte, com a colaboração de vários parceiros e criadores, realizamos também na Fazenda Santa Clara, o “1º Encontro de Criadores de Gir de Bela Vista de Goiás”.


Em ambos os eventos, a participação foi grande. No primeiro, vieram para Goiás praticamente todos os principais criadores de Gir do Brasil. Foi um evento memorável e serviu para a discussão sobre Gir e o encontro de criadores.


Além de estimular o criador, esse tipo de evento promove a raça e seus criadores. Serve também para promover entre os criadores uma visão global da raça, troca de experiências e conhecimentos dos diferentes tipos de seleção que ocorre mundo afora.


Execução

Conduto, um encontro internacional deveria ser uma ação resultado de uma política de crescimento dos giristas organizados em entidades fortes e representativas. Pelo que estou sabendo, essa iniciativa não é de nenhuma das nossas entidades estabelecidas, o que é uma pena. Por outro lado, as boas idéias não são exclusividades das entidades. Podem e devem nascer em qualquer parte. Basta que todos a abracem e assumam como uma iniciativa de interesse coletivo.


Não tenho informação precisa sobre a data do evento, mas os boatos sinalizam para o primeiro semestre deste ano. Um evento internacional precisa de tempo para ser preparado. Precisa de uma articulação de governos e embaixadas.


Não sei de nada sobre a pauta, mas acredito que montar uma pauta que contemple os interesses de criadores de várias partes do mundo não é tarefa fácil, é preciso conhecer um pouco de cada país e, principalmente, o que o Brasil ganhará em patrocinar um encontro dessa envergadura.


De qualquer forma, a idéia é louvável. Espero que seja verdade e espero poder anunciar aqui, em primeira mão, todos os detalhes desse “possível” encontro internacional de Gir no Brasil.


Um comentário:

Anônimo disse...

A iniciativa é louvável. Como foi dito é um EVENTO que requer um planejamento profissional.
E com uma certa antecedência para que criadores do Brasil, America do Sul, Central, Africa e ate India possam participar.
Sou de opinião que um evento dessa natureza deve ser "casado" com a Expozebu, que é um evento internacional, com reputação e alavancaria esse encontro.
A sinergia dos eventos seria ótima.
Claro, para isso o evento seria em Uberaba e poderia acontecer de 4 em 4 anos.
Sten Johnsson
Rio de janeiro