21 de jan. de 2008

EXPOZEBU 2008 – CONFIRA AS MUDANÇAS

A Diretoria da ABCZ, em reunião de 13 de novembro de 2007 e após consulta às associações promocionais das raças, aprovou um conjunto de mudanças nas regras para a Expozebu 2008. A grande mudança foi a adoção de julgamento com jurado único, extinguindo-se os trabalhos de comissões.

Outras Mudanças:

1. Ampliar a pontuação para os prêmios de categoria até o 12º lugar.

2. O mesmo procedimento foi aprovado para os campeonatos de progênies de pai e mãe.

Por sugestão da Associação de Criadores de Brahman do Brasil - ACBB, foi aprovada modificação na pontuação de campeonatos ou grande campeonato. De acordo com a modificação, o animal que, na disputa em campeonato ou grande campeonato, sendo segundo lugar da categoria de onde saiu o campeão e que, ao não se sagrar reservado permanecer ainda à frente dos demais concorrentes que não obtiveram este prêmio, terá sua pontuação ampliada. Ou seja, ele seria o terceiro melhor animal do campeonato ou do grande campeonato.

Calendário:

Dia – Mês – Ocorrência

28.01 Início das inscrições

10.03 Encerramento das inscrições

18.04 Último dia para substituição de animais

22.04 Entrada de animais procedentes de mais de 700 km

29.04 Recepção, identificação e mensuração dos animais.

30.04 Recepção, identificação e mensuração dos animais.

01.05 Recepção, identificação e mensuração dos animais.

02.05 Pesagem dos animais

03.05 Inauguração da Exposição – Início do Concurso Leiteiro

04.05 Início dos trabalhos de Julgamento

06.05 Encerramento do Concurso Leiteiro

10.05 Encerramento dos trabalhos de julgamento

11.05 Saída dos animais a partir das 06:00h

O Julgamento da Raça Gir será do dia 5 até o dia 9 de maio, ou seja, 5 dias de julgamento.


A ABCGIL apresentou as seguintes sugestões, aplicáveis ao julgamento da raça Gir de Aptidão Leiteira e que foram aprovadas:

Dispensar as matrizes da exigência de partos consecutivos a partir dos 60 (sessenta) até os 120 meses de idade (Campeonatos Vaca Adulta e Sênior), exigindo a comprovação de TE ou FIV nos últimos 90 (noventa) dias.

Instituir, no Concurso Leiteiro, a categoria Novilha, com menos de 36 meses de idade. Na seqüência teríamos: Vaca Jovem (de mais de 36 a 48) e Vaca Adulta (de mais de 48 meses).

Realizar 10 medições de leite no Concurso Leiteiro e eliminar a de maior produção.

Instituir regras que coíbam o uso de artifícios na apresentação dos animais (especialmente no tocante a úbere).

Dupla Aptidão

Com relação ao julgamento da raça Gir Dupla Aptidão, atendendo a um pedido de um grupo de criadores da raça, liderado por José Luiz Junqueira Barros, de Cravinhos (SP) foi aprovada uma redução na bonificação nos pontos de animais premiados que apresentam controle leiteiro oficial. O nível de redução da bonificação deverá ser analisado pela área técnica da entidade. Veja abaixo um excerto do documento encaminhado pelos criadores, onde as justificativas apresentadas foram destacadas:

“Comungamos do conceito de que, em se tratando de uma raça de dupla aptidão, a aferição oficial de características que validem essas condições econômicas deva ser valorizada. Isto posto, acréscimos nos pontos de animais que se provem superiores em uma e outra aptidão são válidos. Não obstante, é preciso considerar o estágio atual da raça Gir no que concerne aos criadores que se dedicaram à preservação e melhoramento deste grupo étnico, baseando-se em valores não somente econômicos, mas também na observância do que define o padrão oficial da raça.

Avanços no sentido de identificar e multiplicar animais melhoradores para produção de leite são sabidamente mais lentos do que aqueles obtidos para a seleção de corte. Isto ocorre basicamente pelas limitações impostas pela herdabilidade mais baixa das características leiteiras e uma quase completa ausência de correlações favoráveis com outras características de tipo. Sendo assim, a velocidade natural das mudanças biológicas precisa ser respeitada para não corrermos o risco de que venhamos a promover uma indesejável, insustentável e fugaz aceleração no melhoramento da raça.”

EXPOZEBU 2008 TERÁ JURADO ÚNICO

A diretoria da ABCZ aprovou modificação no regulamento para a Expozebu 2008 que prevê a realização dos trabalhos de julgamento, em todas as raças, com jurado único. A mudança busca valorizar o trabalho individual dos jurados e ao

mesmo tempo, permitir que este trabalho seja percebido em sua totalidade pelos expositores, técnicos e público presente ao evento, sem os habituais e naturais vieses que emergem na opinião média dos trabalhos em comissão. Segundo o Presidente da entidade, José Olavo Borges Mendes “a resolução tomada pela diretoria de adotar essa modalidade de julgamento foi profundamente discutida sob vários ângulos. Dentre eles, podemos destacar que a atuação de um jurado único dará maior visibilidade aos seus critérios de seleção dos animais, permitindo que sua contribuição ao processo seletivo das raças zebuínas seja conhecido e que tenha aproveitamento otimizado nas mais diferentes situações; além disso, os custos para as entidades promotoras terá substancial redução, permitindo que jurados únicos possam ser melhor remunerados.”

Fonte: site da ABCZ

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde, este boi é muito bonito parabéns estou começando a criar Gir leiteiro vocês tem alguma dica para mim?

João Neto- Catalão - Go