28 de jan. de 2008

José Afonso Bicalho na Índia

Vacada gir pastando na Índia

Índia – José Afonso Bicalho, tesoureiro da Abcgil e criador de Gir no Estado de Minas Gerais, foi recebido hoje pelo Marajá de Jasdan, Satyajit Khachar, na Índia. Bicalho está acompanhado de Cláudio Lara, do Cenatte Embriões.

A missão de José Afonso em terras indianas é ver como anda o trabalho de coleta de embriões de vacas indianas do Consórcio Brasil Índia, do qual Bicalho faz parte. O consórcio mantém animais em coleta na Índia.

Os Embriões coletados são congelados e, depois, enviados ao Brasil.

Segundo Onofre Ribeiro, membro do Consórcio e principal interlocutor com os criadores indianos para obtenção dos animais, o trabalho de prospecção de doadoras(vacas) para coleta de embriões "não é fácil, pois o gado bom não está acessível a qualquer um, é preciso conhecer os criatórios que ainda mantém a milenar seleção de gir da Índia".

A data de chegada desses embriões no Brasil ainda não foi definida. Vai depender da qualidade e da quantidade de material coletado. A intenção é trazer a primeira remessa este ano ainda.

Topo

Um comentário:

Anônimo disse...

Em ótima hora teremos genética indiana contribuindo para o Gir no Brasil
Espero que os propagadores utilizem essa genética com"MUITO CUIDADO.
Digo isso por receio de que "modismos" e a ansiedade no mercado brasileiro porüma "grife" - o indiano PO venha a prejudicar o trabalho aqui desenvolvido.
Mesmo assim, penso que os benefícios serão maiores do que qualquer prejuízo.
A heterose no Gir será vantajosa, nossos criadores e pecuáristas, acredito, já alcançaram um nivel de consciência, critérios e avaliação que saberá separar o "joio do trigo".
Sem dúvida alguma, vai ser MUITO interessante acompanhar os acontecimentos.

Sten Johnsson
Rio de Janeiro