4 de jan. de 2008

"Os Puros" - O Retorno

Goiânia (GO) – A matéria sobre “Os Puros” gerou uma grande expectativa e uma curiosidade surpreendente no Blog. Guardando as devidas proporções, mas no dia da sua publicação, o blog ficou congestionado. Foi dia de maior número de visitas na pequena existência desta publicação on-line. O assunto mexeu com o Gir nacional. Recebi vários e-mails, alguns foram publicados e vários telefonemas de criadores emitindo suas opiniões, a maioria parabenizando o grupo dos “Puros” pela iniciativa.

Volto no assunto devido o grande interesse dos leitores de Girbrasil.

Isso tudo me fez pensar o quando o João Machado Prata Júnior foi feliz em articular esse empreendimento em Uberaba (MG), durante a Expozebu. Mais uma vez vou repetir que o João Machado é um grande empreendedor, capaz de fazer as mudanças certas, na hora certa e com os parceiros certos.

Alguns criadores de Gir padrão estão preocupados com o surgimento dos “Puros”. Avaliam que isso pode prejudicar a imagem desse “segmento”, pois o leilão reforçará a imagem do Gir Leiteiro.

Acredito que o Gir Padrão, que já foi tão atacado, discriminado e ridicularizado, está com o seu mercado garantido. Inclusive tem crescido o seu prestígio. O pecuarista brasileiro gosta do Gir bem caracterizado. Estão procurando animais leiteiros, mas namorando os “padrão”.

O grande sonho do criador de Gir é ter uma vaca bonita, graúda, bem caracterizada e leiteira. São poucos os assumidos que só vêem o leite como único objetivo e não estão preocupados com a caracterização racial.

Mesmo os tradicionais criadores de Gir Leiteiro estão recuperando a caracterização racial dos seus rebanhos.

O grupo dos “Puros” tem em comum a preocupação racial e a produção de leite.

Nos últimos cinco anos tenho observado nas pistas dos leiteiros uma surpreendente melhora na caracterização dos animais levados para julgamento. É um sinal de que o leite não é o único objetivo.

Mesmo os jurados da ABCZ rotulados como leiteiros também estão priorizando em seus julgamentos atributos raciais. É comum nos comentários desses jurados, argumentos como padrão da raça, caracterização e beleza racial.

Nenhum comentário: