7 de jan. de 2008

"Gir Padrão" - O debate

Goiânia (GO) – A discussão sobre os rumos do Gir não param. Realmente os criadores de Gir estão divididos entre Gir Padrão (ou dupla Aptidão e Gir Leiteiro). Isso pode ser observado, por exemplo, no Orkut – site de relacionamento – onde existe varias comunidades de criadores e admiradores de Gir. Lá tem as comunidades de Gir Leiteiro e Dupla Aptidão. As de Gir leiteiro são mais comuns e antigas. Recentemente foram criadas duas novas comunidades denominadas de “Gir Dupla Aptidão”, criada por Tomaz Melo, um jovem criador de Gir, neto do saudoso Evaristo de Paula, o criador do Gado EVA e “Gir Padrão”, criada por André L. Pinheiro (foto), da cidade nordestina de Crato (CE).

A comunidade “Gir Padrão” criou um fórum para explicar sua existência e aconteceu um debate interessante. Girbrasil publica esse debate na íntegra até o dia de hoje. É uma oportunidade para os visitantes de Girbrasil que não tem acesso ao Orkut saber o que pensa os criadores de Gir espalhados pelo Brasil.

Leia o Debate:

André L. Pinheiro – Crato (CE)
O porquê dessa comunidade.

“Criei esse espaço porque via que no orkut ainda não havia nada realmente direcionado para o gir padrão. Já estava mais do que na hora de os interessados na raça gir realmente pura terem seu fórum de debates”.

Guilherme Racaldoni – Belo Horizonte (MG)
E mostrar porque a manutenção das características raciais e pureza são importantes dentro da raça.

André L. Pinheiro
Exatamente...Afinal, raça e pureza são conceitos que devem estar lado a lado sempre. Se a pureza for desprezar, mais cedo ou mais tarde a raça chegará ao fim.

Rodrigo Simões – Pedro Leopoldo (MG)
Caros amigos,
Parabéns pela iniciativa!
Espero que nossas conversas possam render frutos.

André L. Pinheiro
Grande Rodrigo,
Seja bem-vindo. É uma honra tê-lo em nossa comunidade.

Homero Gontijo Morais Filho – Dores do Indaiá (MG)
Parabéns pela comunidade, gostei muito da descrição da comunidade, mas sugiro que mudem o nome da comunidade pra Gir, simplesmente, porque este é um só, assim expressaremos claramente as qualidades do gado que acreditamos e sabemos que é Gir ,sem segregações ou outras denominações. Quem quiser fazer parte que faça. Com muito respeito, cada um cria o que quer. O gado que gostamos não precisa do nome PADRÃO, é o Gir, se selecionado para leite ou carne, isto é outra conversa. Não quero fazer longos discursos nem "defesas de tese" aqui.Ponto final. Caso queiram conhecer meu trabalho, acessem www.indaya.com.br
Abraço.

André L. Pinheiro
Prezado Homero,
Entendo perfeitamente seu raciocínio e concordo com sua lógica. Também acredito que se o animal for puro, basta chamá-lo simplesmente de gir. Porém, temos que reconhecer que atualmente há uma verdadeira enxurrada de rebanhos descaracterizados e não puros que tentam dominar o mercado usando indevidamente o nome "gir". É justamente por essa razão que nos vimos forçados a utilizar essa expressão que, sem sombra de dúvidas, se revela totalmente desnecessária para qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento sobre a raça. Também chegamos à conclusão de que com o emprego do termo "padrão" deixamos claro para os adeptos de outras "vertentes da raça" qual é o objeto desta comunidade e Também para evitar que pessoas sem esse conhecimento mínimo joguem na vala comum todos os animais chamados simplesmente de "gir". Entretanto, ressalto que os não adeptos do chamado "gir padrão" têm total liberdade para entrar neste espaço e debater à vontade, podendo até mesmo criticar e discordar, desde que com respeito aos demais membros.
Quanto ao seu gado, vocês está de parabéns. Dá gosto de se ver. Um abraço e seja muito bem-vindo.

Crisiano Nogueira – Recife (PE)
Pessoal,
Como muitos de vocês sabem, crio Gir (ambas as vertentes, e mais uns misturados) em Pombos - PE.
Uma coisa que acho engraçada:
Há pelo menos dois anos que existem duas comunidades no Orkut chamadas "Gir Leiteiro". Por que é que só agora que alguém teve a idéia de criar a comunidade "Gir Padrão"?
Eu mesmo quase que criei uma com este nome no começo deste ano...

André L. Pinheiro
Cristiano,
Antes de mais nada, dou-lhe as boas vindas a nossa comunidade. Já quanto à falta de uma comunidade com esta denominação até então, não consigo encontrar nenhuma boa razão que a justificasse. Sem dúvida era um espaço "não ocupado". Você mesmo quase criou. Acredito que você deve ter imaginado que se não criasse, mais cedo ou mais tarde alguém criaria. Dessa forma, o tempo passou, senti a mesma falta que você deve ter sentido e acabei tomando essa iniciativa. Um abraço.

José Alfredo Barreto – Sete Lagoas (MG)
As advertências do Homero e de outros bem que têm seu fundamento. Exclusivamente político. Quem provocou a "separação" foram aqueles que vêm no leite a única opção comercial do gir, tanto que, não obstante os conceitos, não largam o rabo do gir de jeito nenhum. ´´E no rótulo gir que está instalado os interesses do leiteiro. Demais disso, também não fomos nós, criadores de gir, que demos força ao "empreendimento", mas a ABCZ. Ela é quem diz: Gir Padrão e Gir Leiteiro, onde se extraí uma conclusão inconteste: tem um gir de verdade e um outro que não se conforma ao padrão. Há de ser a ABCZ quem deverá solucionar este impasse. A nós, cabe a crítica, a eles a solução.

André L. Pinheiro
Grande Mestre,
Grande Zé, sei que o Sr. é humilde e não gosta de ser chamado de mestre, mas quando leio suas mensagens não consigo imaginar outro tratamento que lhe seja tão adequado... Agora que o Sr. começou a participar de nossa comunidade ela terá um brilho a mais. Esse é, sem dúvida, o melhor presente de Natal que esta comunidade poderia ter. Um abraço e seja bem-vindo.

Rodrigo Simões
Realmente esta colocação do Zé Alfredo é muito completa, dispensa comentários.
Abraços a todos e Feliz Natal!

José Alfredo Barreto
Afirma um criador de gir leiteiro que para ele leite não é aptidão, mas uma característica do gir leiteiro. O que vocês acham desta colocação? Para mim, o gyr, em virtude de suas potencialidades, além de ser o zebuíno - comprovadamente - o mais adequado para cruzamentos com outras raças, além desta qualidade que fica por aí esquecida, produz um bom leite e a melhor carne. Quando falo melhor me refiro a qualidade e não quantidade. O Brasil produz muito mais carne que qualquer outro produtor mundial, mas não é aquele que aufere os melhores dividendos dado à baixa qualidade da carne que produz e que exporta e nisto, nós do gir, estamos de fora!!! Outro é o consagrado o melhor produtor de carne. Controvérsias e incoerências que somente o tempo irá conferir o adequado tratamento.

Guilherme Ricaldoni
A questão leite.
O jeito mais eficiente de se tirar leite no Brasil, é o girolando ( Gir x holandês). Sendo assim o Gir domina o mercado leiteiro de forma indireta. E creio que não tem mais jeito de dar errado, o produto Gir x holandês é a melhor forma de se sustentar com leite.
A questão carne.
A tendência no Brasil vai partir para cruzamentos entre zebuínos, sabemos que a melhor carne e o melhor rendimento de carcaça são do Gir, sem contar que sua carcaça é diferenciada devido a raça ter um perfil ultraconvexo acarretando assim um posterior mais volumoso e maior quantidade de carne nas partes nobres. Outro grande mercado vai ser o refrescamento do brahman que esta crescendo no Brasil, em toda parte do mundo o refrescamento de sangue brahman é feito com Gir. o que acarreta grandes resultados.
Uma coisa é certa, se os selecionadores de gir não ficarem atentos para estas qualidades, outra raça entra no lugar e acaba com este mercado, que sem duvida é muito mais lucrativo que o mercado leiteiro.
"Quem provocou a "separação" foram aqueles que vêm no leite a única opção comercial do gir, tanto que, não obstante os conceitos, não largam o rabo do gir de jeito nenhum. ´´E no rótulo gir que está instalado os interesses do leiteiro. Demais disso, também não fomos nós, criadores de gir, que demos força ao "empreendimento", mas a ABCZ. Ela é quem diz: Gir Padrão e Gir Leiteiro, onde se extraí uma conclusão inconteste: tem um gir de verdade e um outro que não se conforma ao padrão. Há de ser a ABCZ quem deverá solucionar este impasse. A nós, cabe a crítica, a eles a solução.

José Alfredo Barreto
Guilherme. Se é característica do gir leiteiro o leite que produz, com certeza que qualquer zebuíno que produza leite se enquadra como gir leiteiro... Leite é aptidão e não característica. Característica, salvo melhor juízo, diz respeito à morfologia do animal, ou seja, características zoológicas tais com crânio, orelha, chifre, pelagem, perfil e tudo isso "nos conforme", tal e qual como exige a "cartilha" que define a raça.
Tal afirmativa, concluo, repousa no seguinte. Sendo leite uma resultante do funcional e se esse funcional é uma característica do produto, fica mais do que evidente que tal produto é oriundo de um cruzamento e não de um acasalamento.

Gilmar Cordeiro – Goiânia (GO)
Nova Visão
Acredito que está havendo um mal entendido. A questão leite no Gir é de suma importância para os criadores. A questão carne é importante, mas atualmente o mercado não esta favorável. Assim, aqueles que preferiram acompanhar o mercado favorável do leite e dirigir sua seleção para o leite estão apenas fazendo uma opção pela aptidão que lhe é mais favorável. Quero aqui deixar minha opinião de que muitos estão equivocados em combater a aptidão X ou Y do Gir. A escolha da aptidão é pessoal de cada um, como pessoal também é a escolha da raça que cria.

Devemos sim, questionar o modo como está sendo conduzido o trabalho de seleção da aptidão escolhida. Produções de leite que nem as raças especializadas conseguem alcançar naturalmente, o uso de promotores de lactação, a utilização de gazes para encher úberes em exposições, tudo isso é uma vergonha. É também um desrespeito ao comprador que é enganado e ao animal pelo sofrimento que lhe é imposto. E o mais grave é que vicia todos os estudos técnicos que a raça necessita para crescer, como os testes de progênie pela interferência em seus resultados. No tocante a aptidão corte não é diferente, rações calendário, com anabolizantes, com promotores de crescimento. Um manejo tão maléfico que dependendo do tempo que um animal for submetido, depois ele não consegue mais sobreviver (não é produzir) em regime de pasto.
Estes artifícios são utilizados por um bando de endinheirados que coloca suas vaidades e o dinheiro a frente da razão, quando deveria ser a inteligência a favor da seleção.
É ISTO COMPANHEIROS, QUE DEVEMOS COMBATER.
Mais algumas considerações:
Gir Padrão é também utilizado por quem acha que a raça é tão importante quanto produção, o que justifica para diferenciar dos que acha que só produção é que vale.
Tenho meu próprio plantel em Goiânia,onde faço seleção para LEITE como os seguintes lemas: "GIR LEITEIRO É MARCA GIL" e "EXCELÊNCIA RACIAL E PRODUTIVIDADE" que acredito ser adequados as minhas convicções: RAÇA e PRODUTIVIDADE.
Também divido com meus irmãos a responsabilidade de dar continuidade a seleção da marca JOR deixada pelo meu pai. Lá em Dores do Indaiá-MG, implementamos uma administração dinâmica e com diversas inovações, em diversas áreas. A seleção JOR tem como prioridade a RAÇA e PRODUÇÃO e a aptidão escolhida é o LEITE, sem deixar de valorizar sempre o PORTE.
Outro ponto, não sou diretor da ABCZ e nem puxa-saco dela mas, não foi a ABCZ a responsável pela divisão da raça e sim a incompetência dos criadores (onde também me incluo) por não ter ações objetivas na seleção e condução dos destinos da raça e também da nossa associação nacional da raça a Assogir.
Abraços a todos, saúde e paz em 2008 a todos extensivo a seus familiares.

Roberto Bolsanello – Vila Velha (ES)
Gilmar!
Parabéns pelas palavras!
Um abraço e bom 2008!

Cristiano Nogueira
Gilmar,
Sapientíssimas palavras!Excelente ver um descentende de Dr. Jorge aqui no Orkut, e selecionando. Quanto à seleção JOR, tenho exemplo em casa, com uma vaca filha de Iporá (Âncora – JOR 3318) dando tanto leite, em Controle Leiteiro Oficial, quanto uma vaca Everest. Conste que a vaca JOR foi Reservada Grande Campeã Nordestina.

Um abraço e feliz 2008 pra você!

José Alfredo Barreto
Gilmar, Meu abraço. Excluindo a parte derradeira de suas colocações, meus aplausos. Aliás, é de criadores como você que a raça precisa. É evidente que toda seleção deve se encaminhar para o funcional: leite e carne, mas, todavia, cabendo à ABCZ a competência para determinar rumos e critérios, não são os criadores os incompetentes, pois que, além do mais não têm competência para interferir e muitíssimo menos inferir m questões de tal natureza, mas a ABCZ. Pode-se dizer, isto sim, omissos alguns criadores, seja por isso, ou por aquilo ,ou mesmo por imputarem à ABCZ a responsabilidade única na condução do criatório. Temias disso, a questão não pára aí. Sobrevém, com efeito, a questão política e essa há de ser prioritariamente assumida pela entidade que nos representa. Tempos atrás, eu e um grupo de criadores sentimos um empobrecimento tão marcante nos propósitos da ASSOGIR que ingressamos em Juízo e não atingimos nossos objetivos, a uma, por omissão de alguns e, a duas, por interferência de outros que não acreditavam em nossas intenções e ou colocavam em dúvida o que realmente queríamos, e assim, como resultante de nossa atitude, mais um campo de criadores se instalou, talvez nos julgando mal, paradoxalmente assumiram uma posição que à época atribuíram a nós: e deu no que deu!!! Quem hoje tem dúvidas disso?... Realmente a nossa entidade virou nada e atualmente sem condições de fazer nada dado à pobreza, hoje, de seu quadro social. Lembro-me de seu pai: “Doutor, acho que essa mulher não é flor que se cheire, mas gosto e respeito muito o Dr. Aderbal, como não quero contrariar um amigo meu, deixo a briga para vocês”. Mas o Senhor sabe que esse "negócio" de gir leiteiro eu não engulo. Tenho minhas opiniões e acho que o gir é para “fazer o girolando”. Não sei Gilmar, se exatamente com estas mesmas palavras, mas posso afirmar que esse foi o espírito da posição assumida por Jorge Cordeiro que, inclusive teve e tem o nosso respeito dado à franqueza e honestidade com que foi colocada. No mais, um abraço.

José Alfredo Barreto
Não se trata de mal entendido. Veja no BLOG Girbrasil (leia-se Rosimar) o Dr. Marcelo, de Abaeté, declarando, afirmar que o leite é uma característica do gir leiteiro. Se for característica, não é aptidão, são coisas divergentes.
Vale dar uma "transitada" pelo Blog do Girbrasil. Acabamos de adquirir mais um Gyr. Além do Gir Padrão: do Gir Leiteiro, temos agora o Gir Leiteiro Puro de Origem, respristinando as regras do Nelore: P.O. e P.O.I. Vem aí o leilão do Gir L.P.O.I. Vale a imaginação!!! Claro, para vender...

Roberto Bolsanello
Caro Zé Alfredo,
Antes de tudo, feliz 2008.
A ABCGIL e seu marketing (que não é fraco) agora vão apostar nisso, querer mostrar que são puros de origem. Ou seja... Vão defender os deles...
Isso pra mim é o desespero sabendo que em breve começarão a sair os resultados do teste Embrapa/Girgoiás que estação usando touros de pureza racial, pra mostrar que o Gir de verdade dá leite.
Muita gente vai falar: "Iá, olha o Bolsanello, era defensor de gir leiteiro, tem gir leiteiro na propriedade e ta falando graça, sendo vaselina...!"
Sim, fui defensor de gir leiteiro quando não entendia de GIR, quando só tinha vacas de alto padrão racial, mas num sabia nada de GIR, e era influenciado pelos catálogos de central, uma vez que não vinha de um estado com tradição na criação de GIR.
Na verdade eu tava e ainda faço por questões de sobrevivência Gir no Meio, ou seja, filho de leiteiros com padrão, mas to fazendo meu gir padrão lá sim, uma vez que minhas vacas são todas “padrão” ( ZS, EVA, KRISHNA e Norte J5 - minha paixão).
Aí vou chegar onde quero chegar: o negócio é que o marketing deles é tão pesado, que chega pra mídia e pros criadores de girolando e novos criadores que estão entrando no GIR, é o marketing. As informações que chegam são dos catálogos de sêmen, a realidade é essa.
Em casa mesmo... Pro meu pai, touro era Bemfeitor. Touro das famosas da ABCGIL. Eis que então fui estudando, conhecendo criadores e interessando mais pelo Gir padrão, então fui ensinando pra ele, sobre o gir, mostrando foto de vaca GIR e Gir leiteiro e mostrando pra ele comparar as nossas vacas com umas vacas em exposições que fomos, ele ficou horrorizado, ficou chocado com vacas leiteiras, e deixei ele mesmo tomar essa conclusão, ele não sabe nada de genética de GIR nem nada, mas sabe qual a diferença entre Gir e gir leiteiro. Hoje ele fala: Ta doido, quem deixar meu sítio feio não, quero vaca bonita e que dê leite. Ele sabe que Gir Padrão dá leite, por que minhas vacas dão em mídia 8 a 12 kg a pasto em uma tirada, e todas são “padrão”.
Um abraço.

José Alfredo Barreto
Prezadíssimo Companheiro Bolsanello,
Graças a Deus que propaganda não enche balde. A fundamental diferença entre os que criam o gir, querendo criar o gir e não tão somente ganhar "uns pila", é o instrumento medidor do leite que produzem: é o papel; o nosso é o balde. Claro que o leite deles é mais profuso, tanto quanto o interesse de "informar". Considero os testes desses propandistas do leite o maior estelionato pecuário do mundo!!! Vejo tais em metaforses, como a que me referi o "canto do cisne". A moda vai e vem e nós, que nela não embalamos, somos espectadores com "os pés no chão". Bolsanello, se você tivesse vivido o que já vivi em gir, poderia constatar o quanto é extensa a galeria dos criadores de... Espera.

Gilmar Cordeiro
Por que estou aqui?
Há uns seis meses conheci o Freddy (Freddy Magalhães). Pedi a ele indicação de uma pessoa para executar um projeto que eu tinha há muito tempo. Ele me apresentou o Reigy.

Ficamos amigos e depois começamos a trabalhar no projeto. Como o projeto exige reuniões constantes, o Reigy sempre me falava dos fóruns sobre Gir no orkut.
Água mole em pedra dura.... Como não tinha experiência com orkut (aliás tinha verdadeiro horror, pois tenho duas filhas que ficam horas a fio, chegam de madrugada das festas e ainda dão uma passada pelo orkut pra ver fotos da festa que acabaram de sair. Que coisa!!!) pedi minha filha Fernanda para abrir iniciar meu orkut.
O Reigy me disse que havia sido criada recentemente a comunidade GIR PADRÃO.
Como eu havia bisbilhotado anteriormente pelo orkut da Fernanda as diversas comunidades do GIR, me simpatizei mais com esta pois, apesar de selecionar Gir Leiteiro eu não me identifico com o esse radicalismo de selecionar só produção e esquecer totalmente a raça para entrar no "GIR LEITEIRO".
Também, achei que já comecei "dobrar a Serra da Mantiqueira", (pra quem não sabe, é uma expressão roceira mineira pra dizer que você passou da metade de alguma coisa, como a idade por exemplo) para entrar na "JUVENTUDE DO GIR".
Na "GIR DUPLA APTIDÃO" não dá, pois acho que a expressão "dupla aptidão" foi a maior praga que assolou o Gir. Depois gostaria de explicar melhor isso e discutir com todos vocês. As outras também não me estimularam muito.
Então optei pela "GIR PADRÃO" porque acho que é a que mais valoriza a raça e sem esquecer da produção, seja carne ou leite.
Peço desculpas ao André pois me esqueci de lhe pedir permissão para participar.
Gostei muito das suas justificativas; tenho um carinho especial pelo pessoal da Lapa Vermelha (Geraldo Simões, uma das maiores inteligências que conheci, o Ricardo e o Eduardo são finíssimos, o Randolfo e o Marcelo não negaram a raça, O Rodrigo (desculpe se errei o nome) não tenho certeza se já o conheço, mas aposto que não falha); o Guilherme é espetacular, o Tomaz tem pedigree
Assim, emiti minha opinião neste fórum e gostaria de continuar participando.
A todos, com as desculpas pelo atraso, um feliz 2008, saúde e paz a todos vocês e seus familiares.

Guilherme Ricaldoni
Gilmar obrigado pelo elogio, nossas conversas em Uberaba (MG) em 2007 foram muito boas, e saiba que te considero como um grande amigo.
Um abraço

André L. Pinheiro
Boas vindas Prezado Gilmar,
Pedir permissão? Não precisa ser tão formal. Nós é que lhe devemos um pedido de desculpas por não termos o convidado antes. A comunidade é pública e sempre estará de portas abertas para companheiros que se identifiquem com nossos ideais e queiram enriquecer os debates com sua participação.

Antônio Mota Júnior – Mottinha – Rio Verde (GO)
GILMAR
Gil, Você é um dos grandes conhecedores da raça, ou melhor, uma Autoridade. Quero aqui agradecer pela ajuda constante que você sempre me deu para a melhoria de meu plantel.
Abraço


Um comentário:

Anônimo disse...

Minha opinião pessoal:

1)não gosto do termo "gir padrão" - Gir é gir e pronto! Se é para acrescentar alguma coisa, que seja um termo mais adequado a uma "linhagem". E "padrão" é o tipo da qualidade ou especificidade que tem mais valor depreciativo do que ao contrário.
- Se vc quer algo comum, nada fora do normal ou especial é só dizer: "manda o padrão"...
2) ainda na minha opinião, o gado que tenho visto, designado como "padrão", não tem nada de padrão...muito pelo contrário, é um gado bem selecionado, bem caracterizado, bonito de ver, produtivo...ou seja, é gado de excessão mesmo!
3) Continuando, minha opinião pessoal: não tenho nada contra quem cria "Gir leiteiro", e embora reconheça que é preciso cuidado, pois o "marketing", a "perfumaria", a "maquiagem" são praticas costumazes e existe algum "vale tudo" nesse mercado de Gir Liteiro (por sinal bastante similar ao Nelore Elite). Ainda assim, tem muito criador com gado Gir leiteiro bem caracterizado, tão bom quanto o Gir. Para mim Gir leiteiro é uma linhagem a ser considerada, tem seu lugar na pecuária e deve ser julgada racialmente de forma diferenciada do Gir.
Portanto, pelo simples fato de hoje termos essas duas linhagens, importantes ambas para a pecuária, o Gir e o Gir Leiteiro, temos a possibilidade de um terceiro caminho que é o criador que "mescla" ambas as linhagens segundo seus critérios.
Seja como for, dividir só enfraquece. O melhor seria todos aqueles que apreciam o Gir, o Gir leiteiro, e o Gir Mocho (esquecido e quase uma heresia para os giristas "puristas" - eu mesmo quando olho para um Gir mocho fico achando que esta faltando algo, mas respeito e admiro aqueles que empenham-se em desenvolver essa linhagem) trabalhassem em prol da raça e suas linhagens, inclusive derivações como o Girolando e os cruzamentos industriais com base Gir.

Sten Johnsson
arquiteto
Rio de janeiro
sejpecuaria@gmail.com