2 de nov. de 2007

Regulamento da Expozebu

Recebi um e-mail de José Luiz Junqueira Barros, o Bi (foto), dando conta de um artigo do regulamento da Expozebu, que premia os expositores de Gir com um acréscimo de até 30% na pontuação das exposições para os criadores que tem as vacas com controle leiteiro oficial.
Bi, um dos maiores e mais importantes criadores de Gir dupla aptidão do Brasil está convocando os criadores para propor uma redução nesse percentual. Alega que os criadores de Gir padrão são importantes e que isso penaliza aqueles que não tem como critério básico em suas seleções a produção de leite.
Esse será o grande debate do momento. Acho que essa premiação é boa (sem discutir o percentual). Considero que o leite para o Gir é a característica mais importante para a sua perpetuação como raça zebuína leiteira. Não adianta ficar aqui repetindo que o trabalho dos criadores de Gir leiteiro foi importante para o reerquimento do Gir nacional, que o teste de progênie Embrapa/Abcgil projetou e popularizou a raça no Brasil e no mundo.

Veja em baixo o documento que está sendo distribuído via Net aos criadores de Gir. Se você concorda e quer participar, pode enviar um e-mail ao Bi e entrar nessa luta. Seu e-mail é joseljbarros@terra.com.br e o telefone: (16) 9183-8088 (16) 3625-2323.

Bi está recolhendo assinaturas para apresentar em uma reunião em Uberaba (MG), "acho que o caso é serio e temos que tomar uma providência, o gir puro conta com a colaboração de todos os criadores aficcinados e pedimos ainda o entrosamento de todos para fazermos uma corrente com o maior de numero de assinaturas para a apresentação na reunião do conselho do dia 13/11/2007 que vai decidir sobre o caso', argumenta José Luiz.


Senhor Presidente, (da ABCZ)

Nós, abaixo-assinados, vimos à presença de vossa senhoria pleitear a análise do Art. 62 do Regulamento da Expozebu 2007, tendo em vista um ajuste do mesmo artigo quando da elaboração do regulamento para o certame previsto para o ano de 2008.

O referido artigo, conforme pode ser verificado naquele documento trata de acréscimos na premiação individual dos animais em pista em diferentes condições.

Gostaríamos de tratar, especialmente, dos itens a, b e c do Art. 62, que dizem respeito aos animais da raça Gir, modalidade de julgamento Dupla Aptidão.

Para tanto, passamos a fazer nossa exposição de motivos:

  1. Comungamos do conceito de que, em se tratando de uma raça de dupla aptidão, a aferição oficial de características que validem essas condições econômicas deva ser valorizada;
  2. Isto posto, acréscimos nos pontos de animais que se provem superiores em uma e outra aptidão são válidos;
  3. Não obstante, é preciso considerar o estágio atual da raça Gir no que concerne aos criadores que se dedicaram à preservação e melhoramento deste grupo étnico, baseando-se em valores não somente econômicos, mas também na observância do que define o padrão oficial da raça;
  4. Avanços no sentido de identificar e multiplicar animais melhoradores para produção de leite são sabidamente mais lentos do que aqueles obtidos para a seleção de corte. Isto ocorre basicamente pelas limitações impostas pela herdabilidade mais baixa das características leiteiras e uma quase completa ausência de correlações favoráveis com outras características de tipo;
  5. Sendo assim, a velocidade natural das mudanças biológicas precisa ser respeitada para não corrermos o risco de que venhamos a promover uma indesejável, insustentável e fugaz aceleração no melhoramento da raça.

Com base nesses argumentos, Senhor Presidente, é que solicitamos a vossa senhoria que discuta junto a seus pares uma redução nos percentuais de acréscimos determinados no regulamento da Expozebu. Tal ajuste, em nossa opinião, também preservaria o mérito daqueles animais que se provaram produtivos, mas de forma mais equalizada com aqueles que, embora não o apresentem formalmente, seguramente têm seu valor por outras características colocadas em segundo plano. Acreditamos que estes ajustes contribuiriam para uma evolução consistente da raça, sem provocar a busca desordenada e incoerente de valores de produção nem sempre de origem verdadeiramente genética. Nossa proposta, de forma objetiva, é que aqueles acréscimos sejam reduzidos em 60% nos valores ali determinados.

Contando com a solicitude de vossa senhoria, nos colocamos à disposição para quaisquer informações adicionais que se fizerem necessárias.

Ribeirão Preto, 25 de Outubro de 2007.
(assinam, nome legível e contatos – fone, e-mail)



2 comentários:

Unknown disse...

Se você tem orkut e quer participar do fórum que discuti essa questão, visite a comunidade GIRBRASIL (link: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=15786323&tid=2564138764706601555&na=4) e participe.

Anônimo disse...

LUTA NOVA.
Grande Bi, concordo com sua bandeira, mesmo sendo "leiteiro", pois não aceito "diferenças" na raça, que e única e apraixonante. Tô dentro, mais façamos o seguinte que sua luta, também faça parte a minha, ou seja, a retirada do permissivel do Registro Genealogico da Raça, já temos animais suficientes pra fazer rebanho, sem variantes, principalmente com a multiplicação genetica a todo vapor.