22 de nov. de 2007

Aula sobre cruzamento

Goiânia (GO) - Os fóruns da Comunidade Girbrasil é, sem nenhuma dúvida, a maior fonte de debate e discussão atualmente sobre o Gir no Brasil. Pena que nem todos têm acesso a esse debate. Mas eu vou colaborar publicando aqui algumas perolas de Girbrasil:
Vejam os dois depoimentos, o primeiro de Reigy Braz, de Goiânia (GO) e o Segundo do médico veterinário do Estado do Espírito Santo, Dr. Roberto Bolsanello, criador de gir leiteiro em Guarapai (ES).
Reigy: (foto)

”Alguns dias atrás eu e o Leonardo (Dr. Leonardo Rodrigues, médico recem formado e criador de gir em Goiânia, membro da nova geração de criadores de gir leiteiro) conversamos sobre um cruzamento que acho bem interessante ... que seria o R + Alecrim (krishna + Redino/Gaiolão). Aliariam suas qualidades e excluíram a maior parte dos defeitos, ex: o R aumentaria o porte e passaria mansidão para o Alecrim.
O Alecrim passaria uma melhor conformação de tetos e daria refinamento e precocidade ao R; já se tratando de duas linhagens muito leiteiras.
Ah quero lembrar que também gosto demais do tal do encarneiramento do Eva, e é uma linhagem ótima pra corrigir úbere e tetos. Acredito que a melhor neste quesito.
E pra quem não sabe encarneiramento é aquele osso sobressalente no crânio .... que faz lembrar um cachorro bullterrier ...
Ex:.. a vaca Essência da São José, que está no blog Girbrasil, tem um pouco.”

Roberto Bolsanello: (foto)

“Cuidado no que diz: "Aliariam suas qualidades e excluíram a maior parte dos defeitos. Ex: o R aumentaria o porte e passaria mansidão para o Alecrim. “O Alecrim passaria uma melhor conformação de tetos e daria refinamento e precocidade ao R; já se tratando de duas linhagens muito leiteiras”. Sabemos que genética não é matemática que 1 + 1 = 2. Lembre-se que os genes de um podem ser dominantes aos outros... Não havendo o resultado esperado.
"Lembrem-se, novamente, da história de uma modelo linda e loira maravilhosa que chegou para o Einstein e disse:
- Einstein, temos que nos casar, pra gente ter filhos inteligentes como você e bonitos como eu...

Eis que Einstein diz: - É, mas e se saírem feios que nem eu e burra que nem você?"
Então, muito cuidado, esse cruzamento pode sair: pequenos e bravos como alecrim e tetos ruins, grosseiros e tardios como o R.

Nota do Editor:
Publico abaixo fotos dos animais citados pelo Reigy:







Krishna Importado



Redino


Gaiolão

Nenhum comentário: