29 de nov. de 2007

Paixão pela raça Gir

Bom dia Rosimar,


"Tenho uma pequena propriedade no norte do Paraná, e no final do ano passado resolvi iniciar a criação do gado gir, que, para mim, até então era totalmente desconhecido. Havia na propriedade alguns animais meio-sangue holandês, Jersey e outros zebus com cruzamento com nelore. Mas nada de excepcional. Na verdade, só davam trabalho. Foi quando vendi todos os animais (exceto alguns mais antigos e que já podiam ser considerados da família), e adquiri duas matrizes de Eduardo Falcão - uma linhagem da Fazenda Brasília e a outra da própria Estância Silvânia (tive que me desfazer de mais de 20 cabeças para adquirir essas duas matrizes), que, atualmente, estão em plena lactação, com uma boa produção de leite.

Portanto, valeu a pena. Empolguei-me tanto pela raça que logo em seguida adquiri mais uma novilha em leilão realizado pelo Sr. Francisco Jalles Neto (Patrimônio da Silvânia em vaca linhagem Jaguar 3R - Uaçai Jaguar) e, posteriormente, mais duas novilhas em leilão virtual, uma linhagem da Calciolândia (Marcante em vaca Impressor x Everest); e outra fechada na linhagem Fazenda Poções (neta materna e paterna de Radar dos Poções e Espantoso).

Até agora já foram inseminados três animais (fazendo de tudo para emprenhar as vacas com sêmen sexado, diga-se, o que não é muito fácil - não quero tirar cria macho, pois não pretendo vendê-los para corte, já que, como reprotudores, é quase impossível a sua comercialização por aqui, pois na região somente se tem criação de gado holandês e jersey). Mas, acreditando no potencial da raça e, mais do que isso, na beleza e harmonia que transmitem ao lugar que os abriga, espero continuar trilhando esse caminho escolhido, já que, como se sabe, difícil é não se apaixonar e se entusiasmar pelo Gir.

Sucesso".


Heldon Teixeira - Rancho Mano Bom

Curitiba (PR), 29/11/2007



Ulmera Cal (Marcante Pati Cal X Reatadora Cal),

animal de Heldon, com dois anos de idade e

inseminado com sêmen sexado de fêmea do Meteoro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Heldon,
A raça gir no Brasil está se transformando numa grande paixão nacional entre os pecuaristas. Nos leilões é grande o número de criadores de outras raças comprando e investindo muito. Parabéns e envia fotos dos seus animais para o Brasil e o mundo conhecer sua pequena criação. No Blog Girbrasil os pequenos também têm vez.
Um abraço.