19 de nov. de 2007

Fórum de Girbrasil no Orkut

Goiânia (GO) – Hoje publicaremos uma debate que está acontecendo no Fórum "Conhecendo a raça Gir!”, na comunidade Girbrasil, no Orkut. Quem propôs o fórum foi Ângela, de 19 anos de Belo Horizonte (MG). Quem não participa do Orkut poderá ficar sabendo dos debates nas páginas de Girbrasil.

Ângela Diz:

Conhecendo a raça Gir!

- Gostaria de saber a diferença do Gir Leiteiro do Gir PO .

Roberto Bolsanello – Espírito Santo:

tudo é Gir....

- Porém Gir leiteiro foi uma jogada de marketing...pra dizer que os deles eram provados pra leite...
Porém todo gir é leiteiro..entende..ou seja..é GIR...
Os leiteiros falam que o padrão é só beleza racial e não dá leite...os padrãozeiros falam que o leiteiro é mestiço leiteiro, que num é Gir de verdade...ihh..é muita briga! rs

Caio Sandro – Caldas Novas (GO):

SEM DIFERENÇAS

- Ângela, essa PSEUDO DIFERENÇA é o grande divisor da raça atualmente.Nós que selecionamos o GIR LEITEIRO, temos nosso gado todo registrado na ABCZ, Então PURO DE ORIGEM e dentro da "Bíblia do Gir" - ORIGEM ESSA QUE E INDIANA.

Conforme você pode verificar, isso principalmente pelas fotos do álbum do Rosimar, que o gado PURO DA ORIGEM , não tem nenhuma, mais nenhuma diferença do gado GIR LEITEIRO, que selecionamos e registramos na ABCZ e então dentro das Normas do MAPA (a Bíblia).
Eu até atrevo a dizer que em termos comparativos, vejo mais diferenças na ORIGEM INDIANA com o gado DUPLA APTIDÃO, que também e registrado e portanto PURO DE ORIGEM.
Então vai entender essas "Diferenças", mais o importante é que a raça cresce e as cabeças mudam, e Graças a DEUS para o mesmo rumo.
Leite e Raça = Satisfação Pessoal no que seleciona e Lucros.
Raça e Leite = Satisfação Pessoal no que seleciona e Lucros.
- Mais pra seu norte, afirmo, que e muito mais fácil, mais muito mais fácil mesmo, com o material genético que temos a disposição, fazer leite e raça do que fazer raça e leite.

Sítio VG – Goiânia (GO) – Sítio VG é como um membro da Comunidade se autodenomina:

“No meu ponto de vista”

Essa diferença que você menciona não existe:
Tem muito Gir PO “registrado” que seus proprietários consideram e faz propaganda como “Gir Leiteiro”, objetivando, principalmente agregar maior valor na hora de vender suas cria, visto que por uma questão mercadológica, esses animais além de serem ditos como leiteiros, tem garantia de origem, puros, é registrado como PO.
É o gado Gir que alguns “Cruzadores” procuram para levar a seu rebanho mais acurácia, mais garantia de eficiência no que se propõe "Produzir leite".
Mas tem também alguns plantéis em que o proprietário não registra seus animais apesar de informarem e também fazerem propaganda que se trata de Gir Leiteiro - Se não são registrados, podem não ser animais de sangue 100% de pureza racial
PO = Garantia de RAÇA.
Valendo nestes casos a credibilidade da informação do criador e os olhos clínicos do comprador, que, por motivos particulares, não tem a necessidade de adquirir um animal PO, indo neste caso, a procura de animais supostamente mais baratos, mas também, não menos "Leiteiro".
Em ambos planteis, esses animais são realmente mantenedores e até melhorador de Leite, visto que pode existir uma séria seleção onde os animais menos leiteiros são logo descartados, PO ou não - Leiteiro é uma questão de seleção.
Já a diferença de Gir "Leiteiro" do Gir “Padrão” é outra conversa, que convido nosso “praceiros” mais experientes deixarem abaixo, suas opiniões ou esclarecimentos.
Abraço.

Gerri – Teixeira de Freitas (BA):

Tiro leite de girolando , sei que vai muito bem , e não consigo achar a real diferença entre os dois gir , nenhum deu o leite igual e nem chegou perto das girolandas , no mesmo manejo . Talvez, no manejo de falta de comida, ele demore mais pra morrer. O gir padrão morre olhando pra cima e o leiteiro olhando pra baixo. Sei que leite, é uma ou outra, e no começo, depois vira uma coicearia no balde e cabeçada nos filhotes, agora, o importante é perceber a propaganda da raça, que é proporcionalmente boa quanto enganosa , já entrei nessa também e me ferrei , preciso um simples tirador de leite, fazer umas contas aqui e eu da no pé , uma vaca dessas num se paga nunca com o leite que elas dão. A girolanda sim. E que percebo que tem muito mais cacique do que índio , que muita gente fala por ouvir dizer ou por ler alguma propaganda , mas pouca gente meteu a mão na teta de vaca , pra valer , se é que tem vacas .......pra quem não é muito aprofundado em características de raça , e acha que a função seja o motivo de qualquer trabalho (leite) , como eu , infelizmente se decepciona com a raça gir , não sei se é padrão ou leiteiro , so sei que é como meus primos diziam pra mim : ...prepara bem suas vacas gir pra leite , que nos vamos preparar nossos tratores pra corrida ..... . Trator não é feito pra corrida e vaca gir não é feito pra tirar leite . Agora sem o gir não existe o girolando , que sem duvida é o melhor pra se tirar leite , alias o de primeira cruza , por que depois vira um deus nos acuda . Mas é isso acho a raça gir muito legal, muito bonito,... Mas de tetas e úberes bonitinhos pro seus bezerrinhos filhos de holandês, e bezerro, não precisa ter tetas e úberes corrigidos, precisa do leitinho pra desmama bem. Ai sim o gir serve. O resto é propaganda.

RESPOSTA:

Por Rosimar Silva, de Goiânia (GO)

As opiniões de Gerri são muito importantes para o entendimento dos problemas que a raça Gir enfrenta e enfrentará para se tornar uma raça leiteira tropical. Ao invés de ficar com ódio do Gerri pelas suas ingênuas palavras, devemos aproveitar e tirar os devidos proveitos.

Primeiro cabe esclarecer ao leitor do blog que este “debate” aconteceu, ou acontece, na comunidade Girbrasil, no Orkut (site de relacionamento da Internet).

A proposta do Fórum é esclarecer a diferença entre Gir Padrão e Gir Leiteiro. São duas denominações que realmente expressam dois tipos de seleção de gado Gir no Brasil. Essas denominações só existem na prática nos julgamentos da ABCZ e na propagando dos selecionadores que se identificam com cada uma das denominações. Do ponto de visto do registro genealógico não existe diferença nenhuma. Tudo é Gir.

O Gerri, apesar de ao final do seu texto dizer que acho Gir bonito e etc, meteu o pau na raça e afirmou que Gir não dá leite como girolando.

Aí começa o primeiro erro. Não se compara animais de raças diferentes. Nunca vi nenhum criador de Gir dizer que suas vacas Gir produzem mais leite que as girolandas. Apesar de que estamos selecionando Gir para leite com o objetivo de superar as demais raças leiteiras tropicais. A seleção científica é para isso: descobrir famílias e animais superiores que transmitem para suas progênies características produtivas importantes para o melhoramento da raça. Pela evolução da raça nas últimas décadas, acredito que estamos no caminho certo. Estamos apenas no começa da evolução do Gir como raça leiteira, tem muita coisa pela frente.

Não vou entrar no mérito da provocação do Gerri ao dizer que as vacas Gir são mais resistentes à fome e etc. Que demoram morrer de fome. Apesar que essa informação é importante. Uma semana a mais de vida do rebanho num período de seca prolongado pode significar muito para o pecuarista.

Segundo erro, afirmar que a vaca Gir é coiceira e investideira. Aliás, essa é uma visão antiga da raça, de que a vaca Gir investe em demasia. Tudo mentira. Uma das características mais louváveis do Gir é sua docilidade. Agora, dependendo do manejo, da forma de criação, o zebu tende a ser bravo. Isso é característica do Zebu. Meus animais são dóceis e conheço praticamente todos os plantéis de Gir do Brasil e em todos que têm um manejo cuidadoso o gado é dócil. Um exemplo é o gado do Dr. Marcello Moraes, de Abaeté (MG). Não tem um animal bravo, uma vaca que investe, mas os animais lá são tratados com respeito e sabem retribuir. Isso não podemos admitir. O Gir é, por natureza, dócil. Há, realmente, algumas famílias que tendem a ser bravas, porém é para isso que existe seleção. Essa informação do Gerri deve ser combatida exaustivamente. Não podemos admitir que, por, talvez, um erro de manejo, afirmam que a raça tem essa característica como padrão. Muito pelo contrário. O Gir é dócil.

Quanto a propaganda do Gir, acho sinceramente que não é enganosa. O rebanho de Gir nacional ainda é pequeno no Brasil. Todos os rebanhos Puro de Origem são de selecionadores, ou seja, que estão selecionando a raça e por isso trabalham com alto valor agregado. Não conheço quem esteja criando Gir com o objetivo exclusivo de produzir leite. Quem seleciona raça de gado vende genética. Por isso, os ganhos genéticos são os principais produtos de divulgação dos criadores. No caso do Gir, atualmente no Brasil, a principal característica de seleção é a produção de leite, por isso nosso foco é leite. Os animais em evidência estão sendo explorados para produção de leite ao máximo e por isso alguns apresentam lactações expressivas e isso não é a média da raça em condições normais. Todos os criadores e selecionadores de Gir sabem o custo de manter uma ou mais vacas em controle leiteiro oficial pela ABCZ e que as altas lactações expressam o potencial daquele animal e não da média do rebanho. Sabemos também que as condições dessas altas lactações são especiais, como alimentação com produtos de alto desempenho, os animais são estabulados, não é segredo que recebem estimulantes que testam o potencial do animal e etc. Por isso, só mesmo quem estiver desavisado para achar que uma vaca de 10 mil quilos de leite em uma lactação na fazenda Brasília, por exemplo, repetirá esse desempenho em uma propriedade sem manejo adequado, solto no pasto comendo simplesmente capim brachiária.

Como criador de Gir, acho que devo fazer essa defesa da raça que foi injustamente achincalhada pelo Gerri. Vale ressaltar a franqueza e objetividade dos argumentos dele. Mas não devemos aceitar o que ele disse como verdade. Concordo que trator não é um veículo de corrida. Mas a raça Gir é uma raça leiteira em desenvolvimento e não devemos ser imediatista e seguir o que pensa nosso equivocado Gerri e enterrar a raça Gir por que em um determinado curral o resultado não foi satisfatório. Seria um crime, uma descrença na ciência e uma burrice como pecuaristas.

Só como exemplo, cito um experimento que a Fazenda Calciolândia fez comparando um lote de novilhas girolando com outro de novilhas Gir, filhas do touro Radar do Poções, com o mesmo manejo e alimentação. Os animais Gir superaram as concorrentes em quase um quilo de média de leite a mais. Lamentavelmente o Dr. Gabriel Donato de Andrade não deu a devida importância para esse fato e não fez a merecida divulgação. Como a Calciolândia está num patamar diferente do nosso na seleção de Gir, acho que eles nem perceberam a importância desse feito. Aliás, devo, mais uma vez, reconhecer aqui a importância do trabalho do Dr. Gabriel Andrade para o melhoramento do Gir nacional.

Por outro lado, como acredito que mudanças são possíveis, acredito que a experiência frustrada de Gerri deve ter uma segunda chance. Como ele é produtor de leite, acho que ainda será um criador de Gir e contribuirá para o melhoramento da raça com seus conhecimentos de produtor e a experiência no trato de animais leiteiros. Um abraço Gerri.

Para finalizar, usando as palavras de Gerri, acho que o Gir não só “serve”, mas é necessário para a pecuária leiteira do Brasil.



Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Rosimar, você está de parabéns..O Blog "gir Brasil" ficou excelente!!
Abraço
Bruna Nunes