9 de nov. de 2007

Ivan Ledic Homenageado


Uberaba (MG) - Ivan Ledic, veterinário e um dos técnicos que mais lutou para o sucesso do Gir Leiteiro no Brasil, foi homenageado (foto) pela Abcgil - Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro pelos serviços prestados ao gir no Brasil e no exterior. A homenagem com o nome "Mérito Luiz Martins", traz o nome de grande responsável pelo teste de progenie do Gir Leiteiro nacional. Martinez, ex-pesquisador da Embrapa Gado de Leite, faleceu de forma inesperada e, também, está sendo homenageado.

Veja aqui um pouco da história de Ivan Ledic:

Nascido em Belo Horizonte em 1952, Médico Veterinário (1978 - UFMG), Especialista em Melhoramento Animal (1981 - UFMG), Mestre em Zootecnia (1983 - UFMG) e Doutor em Produção Animal (2002 - UNESP- Jaboticabal).

Pesquisador científico da EMBRAPA desde 1980.

Exercendo essa função, lotado inicialmente no CNPC, posteriormente na EPAMIG e atualmente no CNPGL, está em Uberaba desde 1982, onde exerceu a função de:

Coordenador Científico de Pesquisa do Rebanho Gir Leiteiro da Fazenda Experimental Getúlio Vargas (FEGV), na EPAMIG, sede do Centro de Pesquisa do Triângulo e Alto Paranaíba (CTTP),

Chefe Adjunto Técnico, além de Membro do Comitê Técnico,

Coordenador da Comissão de Elaboração do Plano Diretor do CTTP,

Coordenador dos Seminários,

Membro do Comitê Interno do Projeto da Univerdecidade,

Coordenador da Comissão de Elaboração do Plano Diretor do CTTP,

Coordenador dos Seminários do CTTP,

Membro do Comite Interno do Projecto da Univerdecidade,

Organizador e Coordenador da Conmemoração do Jubileu de Ouro da FEGV criando a Galeria dos Ex-Diretores dessa Institução e Publicando um Histórico da FEGV.

Criador da Paça “Dr. Jorge Crouzeiles de Abreu” - primero Diretor-Edificador da FEGV (1938),

Criador do Complexo do Sistema de Produção do Gir Leiteiro da FEGV com o nome de Dr “José Dias Costa Aroeira”.

Durante esses 27 anos, como pesquisador, apresentou produção científica de: 25 Palestras; Membro de Comissões em 16 Encontros Técnicos e Coordenador em 19 Projetos de Pesquisa. Apresentou 23 Relatórios Técnicos e é Autor de: 148 comunicações em Congressos Nacionais e internacionais, 47 trabalhos em Revistas especializadas, 34 trabalhos em Periódicos Científicos, 32 artigos em Jornais, 14 trabalhos em Boletins Técnicos, 4 publicações avulsas, tendo publicado 6 Livros. Participou de 122 Encontros Técnicos-Científicos no Brasil e exterior.

Diretor Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) de 1990 a 2007.

Nessa função, esteve presente em todas as atividade desde a segunda Diretoria,

Membro da Equipe da Embrapa Gado de Leite desde a implantação em 1985, sob a coordenação do Dr. Mário Luiz Martinez, e Coordenador do Projeto da Prova Nacional de Ganho de Peso do Gir Leiteiro em parceria com a ABCZ

Membro do Conselho Editorial da Revista Gir Leiteiro.

Nesses 17 anos foi um dos atores para que o Gir Leiteiro ocupe hoje lugar de destaque na pecuária leiteira nacional e mundial, abrindo mercado para exportação de gado, sêmen e embriões. Promoveu palestras em todo território brasileiro e na Colômbia por seis vezes e uma na Guatemala, escrevendo artigos técnicos em periódicos e revistas de produtores nacionais e internacionais.

Publicou como único autor as quatro primeiras edições da Revista Gir Leiteiro, fazendo um resgate de toda a história dos pioneiros e descrevendo a evolução e crescimento do Gir Leiteiro e de seus Criadores, aos quais presta toda a assitência necessária e suporte técnico para a exploração dos rebanhos. Autor do folder trilingue Institucional e de três livros sobre o Gir Leiteiro.

ABCZ.

Conselheiro Deliberativo Técnico da Raça Gir (1995 a 1998)

Membro do Colégio de Jurados (1996 a 1997),

Autores da publicação pela ABCZ da ‘Avaliação e Resultados do Seminário Nacional - Revisão de Critérios de Seleção e Julgamento em Gado de Corte’,

Membro da Equipe da Embrapa Gado de Corte na implantação, em 1985, do Programa de Avaliação de Zebuínos de Corte, sob a coordenação do Dr. Luiz Otávio Campos da Silva.

Destaca-se que o primeiro trabalho científico com a raça Tabapuã foi efeuada em sua Tese de Mestrado em 1983.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista científico de agosto de 1985 a setembro de 1997.

Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA) – Diretor e Assessor Científico de 1982 a 1985 e Membro da Comissão Organizadora do V Simpósio Nacional de Reprodução Animal em 1993.

Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) - Assessor Regional em Uberaba de 1988 a 1991.

Sociedade dos Médicos Veterinários do Triângulo e Alto Paranaíba (SOMVTAP) – Vice´-Presidente e Presidente por dois mandatos de 1984 a 1991.

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Uberaba (CODEMA) - Membro Fundador e Diretor Secretário de 1985 a 1987.

Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal (SBMA) – Fundador e Membro, Criador do Prêmio ao pesquisador de destaque do ano com a “Medalha José Rodolpho Torres”, tendo sido também Membro da Comissão Organizadora do 20 Simpósio Nacional de Melhoramento Animal em 1998.

Viajes internacionais

USA - Em 1987 esteve viajando pelo CNPq aos Estados Unidos, visitando a Universidade da Florida em Gainesville (Dr. Chales Wilcox), Universidade da Carolina do Norte em Raleigh (Dr. Eugene J. Eisen) e Universidade do Missouri em Columbia (2nd Internacional Conference on Quantitative Genetics y 82 Annual Meeting of the Dairy Science Association).

Colômbia - En 1994, 1995, 1996, 2006 e 2007 foi conferencista nos Congresos promovidos pela FUNCEBU nas cidades de Bogotá, Cartagena e Monteria. Em 2006 foi coordenador e palestrante em Monteria no “II Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero” a invitación de CGR Biotecnologias Reproductiva. Em Medellín, 2006, proferiu a conferencia ‘Triunfo de la Ganaderia tropical - 26 años del Gyr Lechero en Brasil’ por convite da Asocebú. Em 2007 en Cartago foi coordenador e conferencista no “III Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero” a invitación de CGR Biotecnologias Reproductiva.

Guatemala - En 2006 por convite da Asogyr de Guatemala e Camara Lechera para proferir la conferencia con el título de "El Gyr Lechero Brasileño en el Mundo Tropical” para 250 pessoas en no "1er Congressso de la Cadena Láctea" e para cooordenar ministrar o “I Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero

Consultor ‘ad hoc de Revistas Científicas e de Projetos de PesquisaRecebeu Comendas pelos serviços prestados à Sociedade – Diploma Mérito Veterinário Rotário 89 (Rotary Club Uberaba Leste), Destaque Agropecuário 86 em Pesquisa (Jornal Vox de Uberaba), entre outros.


Nenhum comentário: