27 de nov. de 2007

Um ou três juizes para julgar na Expozebu?

Goiânia (GO) – O Blog Girbrasil levanta os temas, a galera logo inicia uma discussão na comunidade Girbrasil, no Orkut (site de relacionamento na Internet - quem tiver Orkut vale à pena uma visitinha). Vejam aqui o debate que está acontecendo na Comunidade Girbrasil sobre a decisão da ABCZ em reduzir de 3 para 1 juiz nos julgamentos dos animais na próxima Expozebu.

Roberto Bolsanello – do Espírito Santo:

1 juiz só! O que acharam?

Uberaba (MG) - Reunião da diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) determinou no último dia 13 de novembro que a 74ª Expozebu terá apenas um jurado por raça. Os julgamentos também serão comparativos. Ou seja, o juiz chamará para si a responsabilidade de escolher o melhor animal da competição. "Todas as informações sobre os animais estarão disponíveis da mesma forma. Mas o jurado deverá comparar aqueles que entenderem que são fortes candidatos ao campeonato e então escolher as classificações", explica o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes. A determinação vale para todas as raças zebuínas que participarem da Expozebu. A ABCZ está se comunicando com as associações promocionais das raças zebuínas para que elas incluam a forma de julgamento nas feiras promovidas por cada uma. (notícia veiculado no blog Girbrasil)

Galera, eu ainda preferia a versão com 3 juizes.

Caio Sandro – de Caldas Novas (GO):

Pra mim é bom e mais sério, ou é bom ou não é, isso aos olhos dele, pois para criador já e uma outra conversa.


José Alfredo Barreto – de Sete Lagoas (MG):

Talvez esta nova versão seja melhor porque sendo um, esse não terá que "escorar" no outro para justificar fundamentos e motivos de julgamento. Assume a "onça". Além disso, de uns tempos para cá, os julgamentos foram tão "banalizados" que muitas vezes nem se lembra qual touro ou vaca foram os campeões. O padrão cedeu lugar ao cocho e, assim quem pode gastar mais... Não estou generalizando, mas a maioria dos resultados.

Roberto Bolsanello – do Espírito Santo:

Oi Zé...

Mas será que não é muita responsabilidade pra 1 pessoa só. Pessoas têm visões diferentes,... Juizes pensam diferentes... Sei lá. Preferia 3 ou até mais.
Um abraço.

José Alfredo Barreto – de Sete Lagoas (MG):

Na esteira de seu entendimento, o bom mesmo seria uma porção de juízes, um limite correspondente ao número de criadores expositores... Não é gozação não!!! O que acontece é o seguinte: o juiz julga a rês; nós, da assistência, os juízes. De mais a mais, a exposição que deveria ser uma "aula viva" se torna um marketing que levam muitos ao engano. Tantas são as influências... Que o ideal seria abdicar de limites e, por exemplo, expor uma vaca com vinte anos "paridinha de novo" e acabar com os limites de idades e coisas afins que só servem para "fertilizar" a imaginação daqueles que só pensam em premiações.

Roberto Bolsanello – do Espírito Santo:

Zé...

Concordo com a questão de idade limite... Não só isso... Outras muitas coisas... Já tava na hora de um “conselho” revisar toda a questão de julgamentos...
Quanto à questão de juízes... Acho legal que tenho ao menos 3, pois aí não seguem só uma linha de raciocínio... Uma vez que a melhorar pra um pode não ser pra outro... E a melhor vem de um consenso... Sem falar que um pode fiscalizar a influência de fatores externos do outro (convenhamos que comprar 3 é mais difícil que comprar 1). Se em banca de mestrado tem 3 membros, de doutorado 5, jogo de futebol tem 4, basketball tem 5, Miss Universo tem uns 10, natação tem uns tantos e mais os fiscais, entendem onde quero chegar?
Apesar de ser juiz auxiliar da ABCZ, auxiliei pouquíssimas vezes, e na maioria em nelore, e podia ver a discussão entre os juízes quando se tinha uma dúvida... Acho altamente saudável isso. Tenho experiência no Jersey, que fui criador e sou técnico e juiz da raça, onde se tem só um juiz. Toda exposição é briga no final porque o juiz segue uma linha não interessante pra grande parte dos que estão sendo julgados. Lembro de um caso no ES, onde minhas novilhas não eram as melhores e ganharam pq o juiz super famoso levava em questão na maior parte PANÇA, isso mesmo. O negócio dele era pança. Ou outro juiz que conheço que só de bater o olho ele sabe que o animal é da linhagem “tal” de Jersey que é a que ele cria e só sai campeã dessas linhagens. Estão me entendendo? É complicado. Acho e continuo achando mais interessante o critério de 3 juízes. E afirmo: concordo que muita coisa tem que ser mudada no regulamento de exposições. Um forte abraço companheiro Zé!
Espero que tenha entendido meu ponto de vista!

José Alfredo Barreto – de Sete Lagoas (MG):

Entendi seu ponto de vista. Mas verifico que nuances apresentadas por você, todas elas, sem excessão, parte de uma premissa negativista quanto ao julgamento. Porque- digamos- a ABCZ conceber uma fórmula, adotando critérios calcados em princípios tais que norteiam o processo seletivo e daí tentar sepultar o subjetivismo que existem nestes julgamentos. O que acha companheiro? Premiar como? E coisas assim.

Roberto Bolsanello – do Espírito Santo:

Companheiro Zé

Acho que além dos animais, os juízes também tinham que receber notas, ou seja, os juizes com melhores notas em mais julgamentos estariam classificados pra EXPOZEBU, lógico que pontuando a qualidade da exposição também, seria estilo um ranking dos juizes. Seria a melhor forma vejo hoje... Pois acho ridículo associação indicar juiz para a ABCZ. (Vejamos algumas que um grupinho domina) e tal. Tinha que ser o mais transparente possível.
Outra: ter súmula...o juiz escrever os motivos das escolhas pelo menos das 5 primeiras, e isso passar numa comissão. Isso aí, termos uma comissão!!!
Bem, são idéias... Vamos trabalhar elas, galera!

Um abraço a todos.

E você leitor, O que acha? Dê sua opinião.

Nenhum comentário: