28 de ago. de 2007

PROPOSTAS PARA A DIRETORIA DA GIRGOIÁS

Rosimar Silva

Muito mais que uma entidade de criadores de gado de elite, a Girgoiás tem que perceber sua importância estratégica na consolidação daquilo que acreditamos que seja importante para o Brasil, que é uma pecuária leiteira sustentável e tropical. Esse é o papel do selecionador de gir hoje no Brasil. Nossa missão não é só o de fazer um gado de acordo com os padrões raciais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, mas social na medida em que a produção de leite tem um caráter de segurança alimentar do país, pois selecionar gir para leite é acreditar que ofereceremos ao criador nacional um animal eficiente, adaptado ao clima e à cultura do Brasil.

Sendo assim, a preocupação dessa entidade tem que ser com a raça e tudo que lhe diz respeito diretamente, principalmente o criador. Mas não apenas o grande criador de gado PO (Puro de Origem), mas todos os criadores, mesmo aqueles de um, ou dois animais. Neste momento de consolidação do retorno da raça ao centro das atenções da pecuária nacional, nosso foco deve ser o de valorizar todos os atores que de alguma forma contribuem para o engrandecimento da raça.

Temos que dar atenção ao pequeno, médio e grande criador. Temos que cuidar do criador que ainda não registra seus animais, pois ele é importante e devemos estimulá-lo a fazer o registro do seu plantel como forma de agregar valor ao seu negócio e garantir o melhoramento genético alcançado.

A Seleção de gir no Brasil e em Goiás, especialmente, passa por um momento delicado. De um lado vivemos a explosão pelo interesse pela raça. A cada dia novos criadores aparecem. Por outro lado a expectativa de que esse crescimento seja duradouro, ou é apenas fruto do modismo que é comum na pecuária Nacional.

Gir virou moda. Essa afirmação tem o seu lado bom e o lado perigoso. Toda moda leva ao crescimento rápido da atividade e passa logo. Sendo assim, o grande desafio dos criadores e de suas entidades representativas é saber tirar o máximo de proveito desse momento não permitindo que esse crescimento seja efêmero, mas que tenha fôlego e dure bastante tempo.

Se quisermos viver da atividade de criar e selecionar gir, se acreditamos no potencial da raça, então, temos a responsabilidade de não permitir que essa “moda” se vire contra nós num futuro bem próximo. Por isso, não adianta dar uma de esperto e partir para o mundo da fantasia vendendo uma falsa realidade sobre a raça como forma de se dar bem e ganhar muito dinheiro nesse momento e depois que se dane o resto. Foi assim com as raças européias que invadiram o Brasil prometendo uma revolução na pecuária brasileira e não agüentaram nem o primeiro ataque dos carrapatos.

Essa é a luta do nelore: de um lado um mundo encantado que só existe nos leilões virtuais, onde se vende fantasia pelo preço mais caro do mundo; do outro lado, os criadores que sabem que não adianta tirar do nelore o que ele tem de melhor, que é sua rusticidade, sua capacidade de andar e buscar seu próprio alimento. Alguns criadores transformaram seus animais em monstrengos de tamanho e peso incapazes de sobreviver em qualquer pastagem, mesmo que seja das melhores.

Selecionamos gir para a produção de leite. Nossa vaca tem que ser leiteira. Mas essa produção tem que ser real; não pode ser fabricada. Fabricar lactações com base em vaca estabulada, submetendo o animal a superalimentação com aplicação de hormônios geram o mundo da fantasia do gir. Um glamour de pernas curtas, um crime contra a raça que ainda está sendo selecionada, um atentado à reputação de uma infinidade de criadores honestos que estão selecionando as melhores famílias de gir para formar planteis leiteiros, um desserviço aos estudos científicos que já elevaram a raça gir a patamares excepcionais.

Esses são os riscos que vamos enfrentar ou que já os enfrentamos. Por isso, acho importante chamar atenção dos criadores que desejam o crescimento da raça de forma sustentável e, acima de tudo, com base na realidade do gir nacional. Diante disso, submeto à diretoria da Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir - nove propostas para valorizar ainda mais o gir produzido no Estado de Goiás:

1 - Transformar o laboratório de TE em Central de transferência de embriões, Fiv e congelamento de sêmen.

O laboratório de TE instalado na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, também é outra conquista de incalculável valor para os criadores goianos. Mas ele precisa cumprir o seu papel social de atender, principalmente, os pequenos e médios criadores. Porque esses criadores, sem esse apoio do governo, jamais terão acesso a essas modernas ferramentas de melhoramento genético. Por isso, proponho buscar apoio para facilitar o acesso aos pequenos e médios criadores de Goiás com custos mais baixos.
Somente a raça gir não será suficiente para suprir a capacidade instalada da futura Central, por isso, proponho abrir a central para outras raças visando diminuir custos e garantir mais recursos. A pecuária leiteira, com base no girolando, precisa de animais de qualidade e a Central é uma forte aliada para produção de fêmeas F1 Gir/holandês.


2 - Recuperar o Projeto do Leite Orgânico, que se encontra com as pastagens certificados aguardando a entrada dos animais.
O Projeto de Leite Orgânico era um dos projetos que causaria mais impacto na opinião pública no Brasil e até no exterior, exatamente por mexer num dos itens de maior preocupação do mundo na atualidade, que é a qualidade dos alimentos. O gir é a raça ideal para se consolidar como produtora de leite saudável, de leite orgânico. Contudo, lamentavelmente, esse projeto está sendo esquecido pela Associação e pela Embrapa. É preciso resgatar esse projeto e executá-lo. Precisamos incorporar a repercussão desse projeto na listas dos grandes feitos dos criadores de Goiás.
Diga-se de passagem, que esse projeto despertou o interesse de vários criadores renomados do Brasil que se dispôs a participar enviando animais para o experimento. Quando foi anunciado que Goiás faria um projeto de leite orgânico com animais da raça gir, emissoras internacionais de televisão se interessaram em divulgar o projeto, provando o tamanho do interesse por esse tipo de pesquisa.

3 - Criar uma Diretoria especializada em Marketing para:
3.1 - Fortalecer a Revista Gironline, garantindo sua periodicidade e criar um departamento de assinaturas.

A Revista Gir Online foi a principal novidade que surgiu nos últimos nos na promoção do gir brasileiro. Além disso, o foi o principal instrumento de motivação e valorização do criador do Estado de Goiás e teve papel fundamental na recuperação da alto-estima do criador goiano. Por isso, seu fortalecimento deve ser uma das prioridades da Girgoiás.

3.2 - Voltar com o site da Associação na internet, que está fora do ar há mais um ano
Por meio do site Girbrasil, criadores e todo tipo de gente teve conhecimento do trabalho da associação e passou a conhecer cada um dos criadores de gir vinculados à entidade, demonstrando a importância de se manter esse tipo de serviço. Não se pode falar em conquistar mercado nesse mundo globalizado sem usufruir das facilidades e vantagens da comunicação em tempo real. Por isso, manter o site da associação é de suma importância para a comunicação dos criadores de gir de Goiás com o mundo.

3.3 - Voltar com a Caravana do Gir nas exposições do Estado de Goiás
Outra novidade que percorreu o mundo foi a Caravana do Gir. Foi um dos trabalhos da associação de maior impacto entre os criadores de gado em Goiás. Foi o maior projeto de marketing vivo do Estado de Goiás. Por onde passou, a Caravana do Gir chamou a atenção. Divulgar uma raça de gado com os animais presentes tem um forte apelo e custo é pequeno em relação aos retornos de divulgação e promoção da raça. Com a experiência acumulada e a atual aceitação da raça atualmente, a Caravana do Gir é um excelente instrumento de promoção, principalmente dos criadores envolvidos.

3.4 - Discutir com os criadores goianos a execução da proposta do criador Athos Magno de se criar a marca “Gir de Goiás” e fazer uma campanha publicitário em todo o Brasil para divulgar o gir criado e selecionado no Estado
Essa proposta foi apresentada durante o 1º Encontro dos Criadores de Gir de Bela Vista de Goiás, realizado na Fazenda Santa Clara, no dia 10 de março de 2007. Athos Magno considera que o Gir selecionado em Goiás tem uma diferenciação. Segundo ele, além de leiteiro, o gir goiano é reconhecido pela qualidade racial. Isso, na visão do criador, é um fator importante, o qual deveria explorar como marca e consolidar nacionalmente o gir produzido aqui com a marca “Gir de Goiás”.

3.5 - Criar o prêmio anual “The Best de Goiás”, como forma de promover e divulgar o criador que investe, inova e contribui com o crescimento da raça, valorizando o conjunto dos criadores do Estado. Além do Prêmio, criar uma festa anual de confraternização e promoção dos criadores
Esse prêmio comporia um pacote de ações visando exclusivamente à promoção e integração dos criadores goianos. Além, é claro, de ser um instrumento de valorização do criador que se destaca na atividade, que investe e participa do crescimento do criatório goiano.


4
- Criar uma Diretoria voltada exclusivamente ao jovem criador, como forma de valorizar e apoiar as iniciativas da juventude. Apoio integral para se formar a Juventude do Gir.
Valorizar os jovens é uma forma de introduzir sangue novo na atividade. Um dos grandes problemas da continuidade de seleção de criadores renomados é a questão dos herdeiros. É preciso garantir a continuidade da atividade e a criação de gir foi por muito tempo uma atividade de pessoas velhas. Atualmente é possível ver a quantidade de jovens se interessando pela raça. São jovens fazendeiros, profissionais liberais, pequenos, médios e grandes empresários que, além do gosto pela raça, também a identifica com um negócio.
Um trabalho importante que se deve fazer na promoção da raça é desfazer essa imagem de gado antigo, adorado por antigos e longe da juventude. Por isso, trazer o jovem girista para dentro da associação com direito a participar com poder de decisão contribuirá para se criar um ambiente de vanguarda, jovial e estimulante.


5
- Fazer um leilão anual de Tourinhos comerciais
Mesmo com a grande procura por animais da raça gir, ainda se houve dos criadores a reclamação sobre a dificuldade de se vender tourinhos para fazenda de pequenos produtores de leite. Talvez se a Associação organizar um leilão anual de tourinhos comerciais para serem leiloados aos compradores com orçamentos apertados e que podem pagar apenas pequenas parcelas, seja uma saída para atender esse tipo de mercado e atender o criador que precisa fazer uma carteira anual para continuar tocando sua atividade de sele


6
- Inserir a Associação nas discussões sobre a cadeia produtiva do leite, como participar efetivamente da comissão de leite da Faeg, dos APL’s do leite e de outros fóruns da cadeia leiteira.
Se a seleção de gir em Goiás é voltada para produzir animais leiteiros é fundamental que os criadores de gir participem das principais lutas da cadeia produtiva do leite no Estado. Precisamos consolidar a imagem de que o gir é leiteiro e que seus criadores se preocupam com esse mercado.


7 -
Inserir a Associação nas discussões sobre a transferência do Parque de Exposições de Goiânia e ter um espaço que represente dignamente a raça e seus criadores em Goiás visando à construção da “Casa do Gir de Goiás” no novo parque de Exposições da capital.
A transferência do parque de exposições de Goiânia para outro local é uma luta antiga e uma necessidade urgente. Precisamos de um lugar maior, com mais espaço físico, com melhores condições de acesso e segurança. Essa preocupação não deve ser apenas da direção da SGPA, mas de todos os criadores de gado de elite do Estado. Participar do processo de mudança do Parque e garantir no futuro parque um espaço para construir uma sede para a Associação com espaço suficiente para o congraçamento dos criadores de gir.


8 -
Promover a integração entre os criadores com encontros periódicos de giristas em todas as regiões do Estado.
Neste momento de crescimento da raça em todo o Brasil, é preciso de muita união entre os criadores para que possamos aproveitar todas as oportunidades de crescimento e melhoramento. Para que isso ocorre é necessária uma grande afinidade entres os criadores e encontros periódicos facilitam essa integração. Esses encontros aprimoram o relacionamento, fortalecem as amizades e servem de troca de experiências entre os criadores. É preciso valorizar esse ponto importante para o selecionador de gir.

9 - Empreender uma campanha estadual visando atrair novos criadores de gir em todas as regiões do Estado.
Agora é o momento exato para expandir o mercado de gir. Para isso, precisamos aumentar substancialmente o número de criadores em Goiás. Uma infinidade de pessoas de várias origens sociais e econômicas está disposta a entrar para o gir. Diante disso, cabe a nossa entidade, articulada com todos os criadores em todas as regiões, elaborar um plano, uma estratégia para atrair esses novos criadores. Identificar, valorizar os propensos pecuaristas que desejam criar gir e garantir essas pessoas na atividade de selecionadores da raça que tem a cara do Brasil.

10 comentários:

caio disse...

Blz, nobre Vice Presidente, ideias a serem discutidas, aperfeiçoadas e o mais importante - EXECUTADAS. Vamo gente, pegar no pesado e melhorar o que já e bom.

Anônimo disse...

Prezado Caio,
No meu ponto de vista, todas essas propostas são perfeitamente cabíveis e podem ser executadas. Se õesejamos ter uma raça forte, é preciso o comprometimento de todos. Não dá para brincar de selecionar gir. Se Goiás quer disputar mercado com os outros Estados preciso se organizar melhor e partir para ações concretas e eficientes.

Acadêmicos de Geografia Kamilla e Ueldê disse...

Rosimar vejo que todas as propostas s�o realmente vi�veis. Vejo que temos a mesmas id�ias com rela�o ao pequeno e m�dio criador, que tem dificuldades e muitas para entrarem na atividade. Estamos vivendo um momento muito importante de expa�o do Gir a hora � essa. Como nosso pracero Caio disse � "hora de pegar no pesado".
Edinho

caio disse...

Então vamos marcar uma primeira rodada pra executar essas e outras ideias.
Ainda estou esperando a associação executar e regulamentar minha proposta, inclusive aprovada em assembleia, pra a criação dos nucleos federados a ela.

Freddy Magalhaes disse...

Grande Rosimar, eu tinha abdicado dos comentarios em comunidades e outras coisas do tipo mas essas argumentações suas merecem comentarios. Primeiramente sobre o pequeno produtor, infelizemente as associações de todas as raças deixam de lado o pequeno produtor, criadores de gir que tem 2, 3 ou 4 animais são cartas fora do baralho, para eles que merece atenção são criadores, que tem 30, 40 ou ate mais cabeças de gado e que tem poder aquisitivo elevado, e o pobre que se lasque.Acho que falta pra o gir de goias é união, pois infelizmente não temos união e sim panelinhas.As nossa associação tem feito trabalhos que merecem todos os elogios, pelo que pude pesquisar na net, nenhuma associação no Brasil tem trabalho como a nossa, inclusive vc citou o teste de progenie, é um passo fundamental pra raça e pra divulgação do gado de goias, mas na minha opinião infelizmente o teste ainda está na mão de poucos, que tem poder aquisitivo elevado.Tinha que organizar uma comissão e conseguir arrecadar junto ao governo verbas para que esse teste seja mais viavel a outros criadores de pequeno porte.
A nossa associação esta de parabens, faz um trabalho otimo, mas com implementação dessas propostas e de mais algumas outras, tornaremos imbativeis...
"Vamos garrar no chifre do boi moçada.."
um abraço a todos

Fazenda Petropolis disse...

Bem galera realmente as colocações suas são bastante pertinentes, tanto que é nisso que nossa associação esta trabalhando. Hoje no laboratório temos um preço que ninguem no mercado conseguiria forencer, sendo portanto um "subisideo" do qual podemos desfrutar, e esta ai a deixa galera: vamos levar animais pra lá, qqer coisa é so entrar em contato com a GirGoias.
Quanto ao site as ultimas documentações estão em tramites, acredito que em menos de 15 dias estamos com ele no ar, e desde já uma area destinada a comercialização será aberta, pode ser um bom caminho para vendermos nossos animais.
Quanto a democracia na associação, nunca vi uma associação tão democratica quanto a nossa, nunca tivemos tantos criadores e alguns com tão pouco participando ativamente da associação, eu so um ...hehe pé rapado mas com ideias e vontade de crescer com o gir. Entre os outros topicos podemos ter a certeza que o melhor esta sendo feito, e que gostariamos que todos participacem e dessem idéias e ajuda, pois uma associação é uma ASSOCIAÇÃO e quem faz é o associado.
Abraço a todos

Anônimo disse...

Grande Leonardo,
è preciso dizer quem é Leonardo, o Léo do Gir de Goiás. Ele é o cara. Leonardo Rodrigues é um jovem estudante de Medicina, apaixonado na raça gir e com certeza será um dos melhores criadores de gir do Estado. Gosta de gado raçado e de qualidade. Dono do touro Fator Fan, um excente touro, produto do plantel de Fábio Andre, da linhagem de Rubiinha. Léo é o cara para balançar a folha da goiabeira entre a juventude do gir em Goiás. Ele é diretor da Girgóias. Sinto honrado em tê-lo indicado para o cargo de diretor de Juventude na Associação e é sangue novo. Um cara legal, descolado, amigo e companheiro. Se ele está dizendo que a Girgoiás está empenhada em apoiar o pequeno criador de gir, como ele e mais de 90 por cento dos criadores de Goiás, isso é verdade. Se a Girgoiás oferecer condições de trabalho ao Léo e a tantos outros que desejam ver o gir "virar" em Goiás, podem acreditar: vai acontecer.

Fazenda Petropolis disse...

Claro que não so isso tudo, mas se nós todos nos juntarmos acredito que a raça nunca será um modismo, e vc é um dos caras do Gir em Goiás, tem um papel fundamental como vice presidente, e é sem duvida nenhuma o cara que mais divulga o gir no brasil. É de pessoas com boas intenções e com vontade de levar a raça pra frente que precisamos cada vez mais em qqer raça, e vc é um deles. Não vamos ficar parados galera, sermos passivos só abrem pretestos pra alguem ocupar nosso lugar e fazer uso dele pra bem próprio. Por isso vamos atuar juntos, eu ,rosimar, e vc que é criador( de uma ou de mil) mas q ame a raça e que faça dela um meio de vida lucrativo e prazeroso.
abraço a todos

Fazenda Petropolis disse...

Ah! quanto a caravana pq não colocarmos um representante regional, e a partir dele façamos um calendário de expo e veiculamos os apoios politicos regionais para sua realização. Ai sim poderiamos alem de reativar a Caravana do Gir e com as premiações dos animais e criadores instituir os " the best" do ano. Vice presidente contigo a palavra, o que acha? sera que convocando a galera participariam todos pra gente fechar sobre isso?
abraço

Anônimo disse...

Bravo Léo,
O que mais me agrada neste blog,como espaço livre e democrático, é que aqui está surgindo um ambiente de idéias, projetos, sonhos... Assim que começa. Estou aberto a todas as propostas. Acho que se houver empenho de todos, tudo é possível. Devido a minha experiência em entidades classistas e sociais, na gestão de projetos, de expectativas, de interesses divergentes, contribui com sugestões. Claro que necessariamente não precisam ser as propostas que melhor agrada a todos. Mas fiz minha parte. Estou aberto as discutí-las no fórum adequado, que é a diretoria da Girgoiás. Agora se todos nós fizermos uma discussão pública, só vai enriquecer. Um abraço.