4 de ago. de 2007

GIRISTAS NA CHAPA DA ABCZ


Olhei e olhei várias vezes e só descobri dois criadores de Gir na chapa (única) que vai ganhar a direção da ABCZ. Isso não é bom sinal para nós criadores de Gir. Gabriel Donato de Andrade (foto da esquerda), da Calciolândia, será um dos vice-presidentes e Antônio Paulo Abate (foto da direita), conselheiro representando o Estado de São Paulo. Goiás, que investiu mais de 2 milhões de reais em pesquisa no gado Gir nos dois últimos anos não tem nenhum representante criador de Gir na chapa.

Como não conheço todo mundo, é possível que nos outros Estados tenham algum criador de Gir na Chapa. Por favor, se alguém souber, por favor informe para que possamos publicar e valorizar o companheiro criador que vai nos representar na ABCZ.

4 comentários:

caio disse...

Rosimar, assim caminha a Girgoias e os Criadores Goianos, estamos parecendo tartarugas e viradas de casco pra baixo. Apoianos a Chapa mais não pedimos nada em troca.

Anônimo disse...

Vale lembrar que os dois criadores de gir até agora indentificados na chapa de Zé Olavo são de grande valor. Gabriel Donato é um homem brilhante, tem uma história importante para o gir nacional, tem uma postura de trabalhar pelo gir e só tem contribuições à pecuária nacional e ao gir. Acho que ele representa muito bem o gir nacional. Ele é um criador declarado e reconhecido de Gir leiteiro, foi um dos responsáveis pela fundação da ABCGIL, pelo teste de progênie e agora trabalho pelo Moet do gir, mesmo assim considero que tem amplas condições de representar, não só o gir leiteiro, mas todos os giristas do Brasil.
Antônio Paulo Abate, também criador de gir leiteiro, tem história na pecuária nacional, pois cria outras raças, recebeu este ano a homenagem de Grande Pecuarista da ABCZ.
Poderia ter mais gente, mais criadores de gir de outros Estados. Quando falo de outros Estados, falo do Estado de Goiás, onde o gir está crescendo assustadoramente. Lamento que não tivemos nem como brigar para inserir um girista goiano na Chapa.

Anônimo disse...

É bom lembrar e registrar aqui e na história do gir nacional, que durante a articulação do nome do Orestinho, nos de Goiás, precisamente eu e o Alberto Nunes, fizemos uma articulação para que um girista de Goiás pudesse fazer parte da diretoria da ABCZ. Esse nome foi até escolhido. Foi do criador Athos Magno. Falamos com o Zé Olavo. Fizemos uma reunião com o Paulo Ferola em Uberaba e em Goiás colocando claramente o nosso pleito. Na época o Athos Magno pertencia ao Governo Federal, era mais um reforço político para a ABCZ e o Paulo Ferola garantiu que ia discutir a questão no comando político da chapa do Orestinha e tinha isso como certo. Deu em nada. Nem recebemos um não como resposta. Ficamos sabendo que o Orestinho disse que não colocou ninguém do gir na sua chapa porque o gir estava cheio de briga na Assogir e dividido entre duas associaçôes e que não queria saber de problema político na sua diretoria. Deu no que deu. Só colocaram neloristas, brhamistas e outros criadores. Nenhuma liderança do Gir fez parte da Administração do Orestinho. Assim é um pouco da história do Gir. Acho até que o Orestinho tinha razão. Na época havia muito disse-me-disse no meio girista. Ele usou isso para ficar longe do gir.

Anônimo disse...

Vamos continuar sendo os primos pobres da ABCZ...até quando?

Vale lembrar que os 2 criadores que entraram na diretoria com certeza foram por vias do Nelore (leia-se Colonial e o paulo abate famosissimo..), ou seja...o Gir...enquanto ficar com essa picuinha de padrão e leiteiro...vai continuar nessa... precisamos montar uma associação única e forte, pelo gir, não importando qual a direção se leiteiro ou padrão..

Um abraço a todos.