24 de ago. de 2007

PÉ NA ESTRADA: MANGA (MG) – FOTOS

Manga (MG) – Como havia prometido, publicarei algumas fotos dessa viagem para mostrar mais alguma coisa da Fazenda de Virgínia Pastor, no distrito de Nhandutiba, municipio de Manga, em Minas.Apesar de passar mais de 26 anos lecionando em universidades, Virgínia Pastor comanda uma fazenda de mais de 4.500 ha, com funcionários, acompanha o manejo do rebanho no pasto montada em cavalos. Ao lado, o vaqueiro Vando, com sua roupa de peão do semi-árido, toda de couro para enfrentar a mata seca.
Click aqui e veja entrevista com Virgínia Pastor
à sombra de um Juazeiro do Norte na Fazenda Cachoeira.

Apesar da seca, o rebanho apresenta boa cobertura de carne. Este lote aí de cima está no pasto, todas as vacas estão prenhas (Virgínia faz estação de monta). Além do pasto formado, o gado tem acesso às "mangas" encapueiradas, ou seja, à mata seca, onde come capim nativo e folhas secas. CLICK AQUI E VEJA FILME DE VACA GIR COMENDO FOLHA SECA NO SEMI-ÁRIDO MINEIRO.

Olha só o que encontrei nos pastos da Fazenda Cachoeira: um camaleão, legítimo habitante do semi-árido, que , como o gir, convive muito bem com a seca. Ao fundo um belo exemplar de Juazeiro do Norte, que é a única árvore que permanece com folhas verdes nesta época do ano. Um refúgio para o gado no período quente do dia.
Antes de deixar a fazenda, uma foto de recordação com Virgínia Pastor, em frente a casa principal da Fazenda Cachoeira.

Aqui uma visão panorâmica da balsa que faz a travessia do Rio São Francisco. Vários caminhões e carros são transportados de uma única vez. São duas balsas, que saem, uma de cada lado, a cada meia hora.


Nenhum comentário: