20 de ago. de 2007

PÉ NA ESTRADA: RUMO AO SERTÃO

Unaí (MG) – De novo voltaremos à série PÉ NA ESTRADA. Estive em Unaí no sábado, acompanhando o julgamento de gir e domingo cedo fui para Paraopeba (MG). Ainda no domingo visitei as fazendas de Orlando Vaz, na companhia do seu administrador Byron e na segunda cedo (hoje) visitei a fazenda Alto do Tabuleiro, de Alvimar Ferreira Barbosa. Em todas essas fazendas fiz várias fotos dos animais para a Revista Nova Girbrasi. Na fazenda do Orlando Vaz encontrei uma novidade: bezerros de Fiv sendo criados como bezerros Hlandês, nas casinhas, amarrados com corrente. Bebendo leite no balde (mais detalhes na revista em breve)
Decidi ir até Manga (MG), no agreste mineiro, divisa com a Bahia, na fazenda de Virgínia Pastor e Luiz Tito. Virginia, a destemida, está lá me esperando. Segundo ela, por telefone, devo gastar 12 horas de viagem de Paraopeba até a fazenda. Essa informação quase me fez desistir da viagem. Mas irei. Ela faz questão de mostrar sua seleção na pior época do ano, quando está tudo seco. Ao contrário de outros criadores, ela quer mostrar seu gado vivendo a adversidade do sertão e sobrevivendo bem, segundo ela. Irei ver como o gir (são mais de 1.000 vacas) se comporta nesta situação. Meus consultores de viagem sugerem que devo dormir em Janaúba (MG).

O animal com as faixas é Torre TE (Gaiolão DC X Ministra TE), do plantel do condomínio formado por Alvimar Ferreira Barbosa e José Ricardo Monteiro Rocha, de Paraopeba (MG). É uma novilha campeão nas pistas que já enfrentou. Foi grande Campeã em Paraopeba 2006, campeão da categoria novilha Maior na Expozebu 2007. Na foto ao lado o jovem criador Juninho (Alvimar Ferreira Barbosa Jr.), que ao lado do pai, estão investindo em gir na fazenda Alto do Tabuleiro, em Paraopeba (MG)

3 comentários:

Anônimo disse...

Aos que estão acompanhando o blog, quero que desejem boa sorte para mim nesta viagem. Em breve publica resultado total da expogir de Unaí. Vale lembrar que Unai estava movimentada durante julgamento de gir. Presente Ciça, da revista Nova Girbrasil, José Sab Neto, divulgando a Expogir de Uberlãndia, Leozinho e José Mário Abdo (ambos de brasília) expondo gado. Leozinho fez a grande campeão.

Acadêmicos de Geografia Kamilla e Ueldê disse...

Pode ser que seja uma viagem desgastante Rosimar, mas ver em loco, como o gir se adapta ao sertão é muito interessante
Boa sorte e boa viagem.
Um grande abraço
Edinho

caio disse...

Hoje recebi a Revista da ABCZ e não consegui de deixar de pensar nas Cartas da India, que vinham mês a mês e eu ficava esperando pra ler e mim transportar pra aquele tempo. Não tem mais conforme já sabemos, agora o transporte fica por conta do Rosa, em suas andanças e pelejas pelo mundo do gir, vejo o seu espaço todo dia e viajo junto em suas aventuras, que diga-se de passagem eu gostaria muito de estar junto. Espero convite pra umas dessas ai. Já mostrei minha opinião publicamente, mais agora faço-a mais uma vez. O Rosimar(rosa) e o verdadeiro baluarte do Gir da atualidade, buscando e levando a raça para todos os cantos do mundo. VERDADEIRO PIONEIRO CIBERNETICO.
PARABENS PRACERO.