4 de set. de 2007

CARLÃO DA PUBLIQUE E O GIR LEITEIRO

Goiânia (GO) - A Rio Vale Agronegócios, de propriedade do Carlão da Publique (foto), em apenas três anos de seleção da raça Gir Leiteiro já pode exibir resultados relevantes, com a reunião de um time de expressivas doadoras de embriões. Algumas de suas matrizes têm se consagrado como grandes barrigas de ouro, mostrando o acerto das aquisições realizadas pela empresa.

Uma delas é, sem dúvida, a matriz C.A. Fauna NF da Eldorado. Com lactação própria de 5.246 kg, a matriz tem produção comprovada através de suas filhas, que também já se definem como grandes produtoras. Uma delas foi até exportada para a Colômbia.Trata-se de Belle TE Kubera, do acasalamento de Fauna com o touro Fabuloso.

Outro grande destaque da progênie de Fauna é a doadora Bengala TE Kubera, com 4.308 kg, em 365 dias na primeira lactação, atualmente no criatório de Renato Oliveira,da Fazenda Baixadinha de Uberaba.Bengala inclusive já é mãe de uma extraordinária bezerra de pista da Baixadinha.

Outro destaque é Bimba TE Kubera com 3.160 kg, também na primeira lactação, e que ainda se encontra no plantel da Terras de Kubera.

Outra filha consagrada da Fauna é a doadora Despojada de Kubera, adquirida pelo empresário carioca José Arley Lima Costa,que produziu primeira lactação acima dos 4.500 kg de leite.

A genética de Fauna está espalhada pelo Brasil. No Pará,por exemplo,o plantel de Álvaro Calil Kzan Filho é proprietário de Binga de Kubera, outra importante representante da progênie de Fauna.

No plantel da Rio Vale, já foram apartadas para o time de pista 4 bezerras filhas da Fauna, todas elas do acasalamento com Meteoro de Brasília, um dos grandes genearcas do Gir Leiteiro.

“O Carlão da Publique, da Rio Vale Agro negócios, é, sem dúvida, um dos maiores investidores em genética de qualidade nos últimos anos dentro do Gir Leiteiro e formou nesse período um plantel de excelência,"- afirma o respeitado veterinário Luiz Ronaldo de Paula, da Leite Gir, que presta consultoria para o criatório.

Nenhum comentário: