17 de set. de 2007

Feileite 2007


Curso de julgamento de zebuínos em parceria com a ABCZ

São Paulo (SP) - Criada com o objetivo de oferecer informações e soluções a todos os elos que integram o setor lácteo brasileiro, a Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite), que será realizada entre 30 de outubro e 03 de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), será palco do 2º Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos com Aptidão Leiteira, oficializado e com a coordenação técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade que representa 15 mil associados e centraliza todas as atividades relacionadas ao zebu nas áreas técnica, política e econômica.

O curso, que obedece a todas as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acontecerá nos dias 02 e 03 de novembro e será ministrado pelos jurados Carlos Henrique Cavallari Machado e Roberto Vilhena Vieira. Voltado aos criadores, selecionadores, profissionais, estudantes e colaboradores das fazendas, os objetivos do evento são capacitar os participantes para o desenvolvimento da interpretação de características morfológicas nos zebuínos relacionados à produtividade, funcionalidade e padrão racial, bem como atender a dinâmica de julgamento praticada nas pistas das exposições agropecuárias brasileiras.

“A vantagem em oferecer um curso com o respaldo de uma associação renomada como a ABCZ é que se torna possível transmitir aos interessados um conteúdo de qualidade e, com isso, profissionalizar cada vez mais o setor”, afirma Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro – empresa promotora da Feileite.

O 2º Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos com Aptidão Leiteira será composto por aulas práticas e teóricas, onde os participantes poderão entrar em contato com os seguintes temas: A ABCZ e seu controle leiteiro, Exterior de zebuínos com aptidão leiteira, Métodos e critérios de julgamento em Zebu Leiteiro e Morfologia e cuidados com o úbere.

“Este programa foi estruturado visando oferecer informações importantes aos criadores, profissionais da área e estudantes a respeito da produção, dos cuidados com o animal e das práticas necessárias para que o pecuarista possa ter um melhor rendimento do seu rebanho”, completa o zootecnista Roberto Vilhena Vieira, jurado efetivo da ABCZ.

Todos os participantes receberão certificado emitido pela ABCZ. Os profissionais pertencentes à área de ciências agrárias (agronomia, veterinária e zootecnia) e os estudantes do sexto período deste mesmo segmento poderão solicitar a carteira de jurado auxiliar, de modo a iniciar o procedimento para atuar nas exposições oficializadas pela entidade. As inscrições devem ser feitas no site www.agrocentro.com.br/feileite. As vagas são limitadas. (fonte: ABCZ)

Nenhum comentário: