2 de set. de 2007

BRASÍLIA E O GIR LEITEIRO - PARTE II

Publico a abaixo artigo de Paulo Horta (foto), criador de Gir do distrito federal, ex-presidente da Associação dos Criadores de Gir do Planalto, acerca do artigo publicado pelo blog Girbrasil, dia 1º de setembro, sob o título “Brasília e o Gir Leiteiro”. (Rosimar Silva)


Prezado e Distinto amigo Rosimar:


Li com atenção seu artigo, "Brasília e o Gir Leiteiro". Muito tenho que lhe agradecer as referências elogiosas à minha pessoa. Peço vênia, no entanto, para lhe passar alguns dados que julgo importantes no que se refere à atualização histórica do seu documento:


1- Como Presidente da ACGP na época, não fiz uma "ponte direta" com os maiores Criadores de Gir Leiteiro do País, sem passar por Goiás, não. Desde há primeira hora os companheiros de Goiás foram convidados e estimulados a comparecerem e a participarem dos nossos eventos, através do então Presidente da Associação Goiana, o saudoso Alberto Pereira Nunes Filho. Chegamos, com grande honra e alegria, a hospedar a Caravana do Gir, que participou com diversos Criadores de uma das nossas principais Exposições, com grande brilho, diga-se. Eu, além do apelo através da Presidência da Associação Goiana, convidando para os nossos eventos os companheiros goianos reiteradamente, sempre chamei os meus diletos amigos, porquê mais próximos, Athos Magno e Fábio André, pessoalmente. Aliás, o Athos chegou a participar de uma Exposição e de um Leilão com grande brilho, sempre com controle leiteiro oficial dos seus animais, como exigem as nossas regras. O querido amigo Alberto sempre nos prestigiou, desde a primeira Exposição nossa e dos Leilões; com a sua morte a Andréia e o Miltinho têm sido convidados têm comparecido.

Aproveito o ensejo para convidar os Criadores de Goiás a participarem da I Prova Brasileira de Produção de Leite(CTZL/EMBRAPA CERRADOS-ASSOGIR), com início para maio de 2008.


2- A amizade que me une a você me permite lhe lembrar o importante papel desempenhado pelo ex-Governador Roriz e Agropecuária Palma na consolidação do GIL em Brasília.


3- A opção pela seleção leiteira do Gir não foi por razões de marketing, mas por determinação técnica. Quando fundamos o Núcleo do Gir Leiteiro de Brasília, protótipo da ACGP, o Gir estava por baixo; era até ridicularizado. As provas zootécnicas é que fizeram à diferença!


4- Aproveito a deixa, para informar ao amigo que no momento tenho quatro touros mochos provados positivos; três no Teste de Progênie Embrapa/ABCIL: PH Juca, PH Orgulho e PH Orange. E um no Sumário ABCZ/UNESP: Decoro PH. Sabia que você iria ficar feliz com a notícia.


Finalmente, para fazer justiça, gostaria de acrescentar o relevante desempenho que tal de Rosimar Silva tem prestado ao Gir de Brasília, sempre divulgando com diligência e brilhantismo as nossas realizações. Muito obrigado!


Do amigo e admirador de sempre


Paulo Horta

3 comentários:

caio disse...

Brasilia.

No ano passado estive presente na Exposição e no Leilão, inclusive levando gado de Goiás, a Convite do Angelo, fomos muito bem recebidos pela ACP. Esse em ano em razão de Uberlandia ser mais perto preferimos levar pra la. Gostaria muito de expor nas duas frentes pois são duas grandes festas e duas enormes vitrines. Abraços a todos ai, Dilson, Leo, Mario, Dr. Paulo Horta, Fernando e Thiago, Angelo que anda sumido do Gir e todos os amigos que fizemos ai.

Anônimo disse...

Muito bem Caio.
Você como leitor de carteirinha do blog GIRBRASIL, sabe que a raça gir e sua seleção no Brasil, tem suas peculiaridades, como qualquer outra atividade econômica. Brasília se consolida como um pólo de gir leiteiro, com grandes criadores, investidores e grande companheiros. Agora, com o trabalho dos giristas de Uberlândia, aquela cidade também tem tudo para virar outra vitrine do gir. Fico pensando se nós de Goiás, com nossa Expogoiás, não corremos o risco de ficar na rabeira do processo nacional.

caio disse...

Mais uma opinião, penso em comparação com as duas Festas(Brasilia e Uberlandia), já estamos bem atrás, mais muito mesmo. É mais ainda, a Festa em Goiatuba esse ano já foi razoavél, basta um pouquinho mais de afinco dos criadores, associados ou não, e vai ser a festa Goiana do Gir, atrás dos companheiros da Capital Federal e Uberlândia, mais bem a frente da Expogoiás.