11 de set. de 2007

ESCLARECIMENTO NACIONAL


Goiânia (GO) – Sou sócio da ABCZ e criador de Gir na modesta fazenda Santa Clara, no município de Bela Vista de Goiás, 45 km de Goiânia e por isso acho que posso ter opiniões sobre os destinos da ABCZ e do Gir. Sou, como a maioria dos sócios da ABCZ, um espectador desta batalha judicial para saber quem realmente administrará seus destinos nos próximos anos. Além de criador de gado, sou jornalista profissional e faço da minha profissão uma ferramenta de promoção da raça e dos seus criadores. Sou dirigente da Girgoiás (anda meio afastado devido ao acumulo de trabalho), mas no caso do blog NOVA Girbrasil, digo que é um instrumento de expressão e opinião pessoal.

Fui, junto com Alberto Pereira Nunes Filho, ex-presidente da Associação Goiana de Criadores de Gir, os fundadores da Revista Gironline, da site Girbrasil.com, que hoje está desativado, inclusive a Girgoiás perdeu o domínio para um site pornográfico. Criamos o Gol Gir, a Caravana do Gir em Goiás e com esse trabalho, projetamos a seleção de Gir e seus selecionadores em todo o Brasil.

Hoje sou um simples vice-presidente da Girgoiás, não participo de mais nenhuma entidade de Gir do Brasil. Declaro-me independente das facções de Gir que existem pelo território nacional. Sou independente em Goiás e sou independente no resto do país. Conheço praticamente todos os criadores de Gir do território nacional e de quase todos sou amigo.

Ando de cabeça erguida entre os criadores de Gir de todas as regiões e “ideologias”. Respeito os “padrãozeiros” e “leiteiros”. Admiro a dedicação de cada um e sei aproveitar o trabalho de cada criador em favor do Gir. No fundo, sinto que todos são giristas. Todos amam a raça e todos constroem o nosso desenvolvimento. Tenho minhas convicções sobre a raça, sei o quê quero na minha seleção e não faço disso um ponto de desencontro entre criadores, pelo contrário, estimulo todos a perseguirem seus sonhos como selecionadores de gado.

Digo isso neste momento, para esclarecer a nota veiculada no site www.abczparatodos.com.br, que elabora e executa a campanha e as idéias da chapa ABCZ PARA TODOS, encabeçada pela criadora Leda Góes, de Goiás. A nota “Ministros Divinos e seus interlocutores angelicais”, assinada pelo presidente da Assogir, Luiz Humberto Carrião, explica os fatos, segundo suas interpretações, acerca de sentença judicial na comarca de Uberaba (MG), anulando decisão da ABCZ em rejeitar inscrição da referida Chapa, na ocasião da última eleição daquela entidade. Na nota, o presidente da Assogir afirma que suas posições estão sendo distorcidas por “interlocutores angelicais” da situação e cita como exemplo disso o blog Nova Girbrasil.

Ora, não sou um interlocutor da “situação”, nem da oposição. Não tenho e não quero ter procuração de ninguém para defender aqui no blog. Não pertenço à articulação que domina a ABCZ e não participei da campanha de nenhuma das duas chapas. Tenho a honra de ser amigo da maioria dos membros da chapa de José Olavo. Inclusive dele. Estive com ele sexta-feira, dia 6 de setembro, em Uberlândia (MG), na magnífica festa de José Neto, onde estava reunida boa parte dos criadores de Gir do Brasil e perguntei claramente para ele sobre essa situação. Ouvi seus argumentos e nem dei publicidade a isso. Também estive com o presidente da Assogir um dia antes na exposição de Brasília, durante o julgamento de Gir Mocho e, também, ouvi dele as explicações sobre o assunto.

Aliás, não sou bajulador da ABCZ, na verdade sou um crítico à falta de consideração das lideranças que dominam a ABCZ com relação à raça Gir. Já discuti isso publicamente na minha comunidade no Orkut, um site de relacionamento, na Internet e lá mesmo tem uma enquête que chama atenção sobre a renovação na ABCZ.

Desde a eleição do Orestinho que trabalho a idéia de ampliar os espaços dos giristas na ABCZ. Tentamos colocar um diretor de Goiás na chapa do Orestinho, mas ele não atendeu e a explicação que chegou até nós aqui em Goiás era de que o Gir “estava brigando demais, por isso eles optaram em não colocar ninguém do Gir na diretoria”. Realmente eles cumpriram com o anunciado e nada de girista participar da ABCZ naquela gestão. Achei uma indelicadeza dessas lideranças. Na última eleição o Zé Olavo convidou o Dr. Gabriel Donato de Andrade para uma das vices presidências. Nada mais. Gabriel é um excelente homem, honrado, criador de sucesso, mas está sozinho.

Pesquisa
Além da pesquisa na comunidade Girbrasil no Orkut, cujo título é “
GRANDE E INDESTRUTÍVEL ABCZ”, em que pergunto aos internautas:Será que a maioria dos sócios da ABCZ está satisfeita com a situação da entidade? Da forma como ela está sendo conduzida? Fala-se muito que o grupo de Uberaba manda e desmanda na ABCZ e não abre espaço para outras lideranças da pecuária nacional. Será que a ABCZ é manipulada por um pequeno grupo que não quer "largar" o osso? Será que essa "aventura" do grupo da Dona Leda não deu uma alerta nos Uberabenses? Enfim, Você acha que a ABCZ precisa de uma renovação na sua direção?”. A enquête oferece quatro alternativas de respostas, veja os resultados parciais do dia 10 de setembro de 2007: Sim, 80%; não 10%; Renovar pra quê?Para mim pouco importa 10%. A enquête no Blog, sobre a necessidade, ou não, de renovação na ABCZ, também superou os 80% de “sim”. 0% e

Essas duas enquêtes não foram criadas para dar sustentação política a Chapa de Leda Góes e Carrião. Eu sempre achei que a ABCZ precisa renovar seus quadros, buscar novas lideranças em outros Estados, oxigenar a forma de administrar. Isso será bom para a pecuária nacional.

Por isso, não aceito a acusação de “interlocutor angelical” da situação. Reafirmo minha independência a todas as entidades de pecuaristas do Brasil. Sou e quero ser um interlocutor do Gir. O Blog continuará divulgando os fatos do mundo Gir. Segundo os relatórios que recebo diariamente sobre visitação em páginas na Internet, o Blog Nova Girbrasil está entre as mais visitadas da pecuária brasileira. Recebo telefonemas do Brasil inteiro todos os dias cumprimentando o trabalho no Blog; minha caixa de e-mails está sempre lotada de mensagens de criadores do Brasil e de outros paises, também cumprimentando pelo trabalho. Estou aberto a criticas e sugestões.

Por fim, é preciso esclarecer também que não condeno Leda Góes pela iniciativa de pleitear a eleição para presidente da nossa maior entidade. É um direito de todos os filiados, garantido em estatuto. Repito, não participei da campanha de nenhuma das chapas. Não votei no Zé Olavo. Achei muito difícil tantas assinaturas com firmas reconhecidas, tantos envelopes e correios. Estive na Expozebu no último dia para o coquetel de encerramento, sei que o criador goiano Athos Magno liderou, durante a Expozebu, um grupo de criadores e dirigentes da Girgoiás, que foram até o Zé Olavo hipotecar apoio à sua chapa, mas eu não participei de nada. Sou livre para reconhecer os bons serviços prestados pelo Zé Olavo à ABCZ e à pecuária nacional e para criticar quando for necessário.

Cobrei de leda Góes os motivos pelos quais ela não pediu voto em Goiás. Na oportunidade ela alegou que quando ia fazê-lo viu em uma publicação que os giristas de Goiás já estavam com Zé Olavo, por isso ele achou que era perda de tempo. Mas a sua candidatura não foi discutida com nenhum dos giristas ligados a Girgoiás, nem mesmo para colher subsídios para plataforma de governo.

Por fim, vou continuar do mesmo jeito, trabalhando pelo Gir, independente e coerente. Sempre com muito respeito à história de cada uma das pessoas que gostam de Gir neste país.

Rosimar Silva

3 comentários:

Acadêmicos de Geografia Kamilla e Ueldê disse...

Continue assim Rosimar, trabalhando pelo Gir, independente e coerente. Devemos ter sim a critica a política. Temos que lutar antes de mais nada pelo crescimento do Gir.
Edinho

caio disse...

Hoje, tenho convicção e certeza que a politica num serve pra nada mesmo a não ser pra DIVIDIR, não só ideias, mais sobretudo companheiros.

Sou Associado da ABCZ e fui, Associado da GIRGOIAS e da GIROLANDO, FUI, por que não paguei aS anuidadeS, no ano passao e esse ano,(Razão essa até pra anular um chapa na ABCZ, portanto e importantissima). Levei ideias, diga se de passagem até aprovadas em assembleia, luto pra raça, busco somar sempre.

Respeito todos os criadores e idealizadores, mais penso que as "associações" estão a cada dia mais dividindo do que somando,DEVERIA SER O CONTRARIO, mais utopias devem ser digeridas por seus criadores.

Então, "ASSOCIAÇÃO", conforme estamos vendo no momento, e preferivel sair fora.

Nas duas que não paguei, penso que já estou fora das "DECISÕES" na ABCZ, paguei quando entrei e penso que pra sair só vendendo a cota pra um terceiro, mais ai e outra conversa.

Quanto ao Rosa, que ainda e o maior batalhador da raça, digo mais ainda, o segundo nem consegui dar largada para ajudar a raça, tem o meu apoio e consideração para seu lindo projeto.

Rosimar continue fazendo o que você faz pra raça e pra suas convicções - PARABÉNS PELO BLOG, REVISTA(TÁ TODO MUNDO ESPERANDO),E SOBRETUDO O TRABALHO QUE TEM FEITO E VAI FAZER PRO GIR BRASILEIRO(ASSIM E O PESSOAL DAS OUTRAS RAÇAS PERCEBEREM O QUE VOCE TEM FEITO O SEU LADO FINANCEIRO SERÁ RECOMPESSADO.

Gir das Paineiras disse...

A ABCZ como quase todas as associações de criadores no Brasil é uma disputa de egos e política, poucos pensam em promoção das raças e na união dos criadores, o que importa é a promoção pessoal e a briga política, essa eleição da ABCZ é a prova concreta disso, criadores que deveriam se unir em prol da pecuária brasileira ficam se atacando e brigando por cargos e prestígio. Rosmimar, se a ABCZ ou quase a totalidade das associações de criadores tivessem o mesmo pensamento que você com certeza a pecuária brasileira seria melhor, mais produtiva e mais unida.

Parabéns pelo site e pelas atitudes como criador e defensor da raça Gir.

Um Grande Abraço

José Eduardo Mello