21 de out. de 2008

Crise na Assogir pode levar a renúncia do presidente



Leda Góes, ex-presidente da Assogir e Luiz Humberto Carrião, atual presidente da Assogir, estão em rota de colisão. Segundo Carrião, Leda quer fazer uma Assembléia Geral Extraordinária da entidade para afastá-lo do cargo, "por meio de uma manobra feita na calada da noite".


Uberaba (MG) – A publicação de Leda Góes: "não posso deixar o gir nessa barca furada" repercutiu nacionalmente, provocando uma grande mobilização entre criadores de Gir, notadamente os de Gir dupla Aptidão.


Luiz Humberto Carrião, presidente da Assogir e acusado por Leda Góes de abandonar a entidade, “sumindo de Uberaba e das exposições”, ligou para Girbrasil profundamente magoado com a atitude de Leda, dizendo traído pela companheira (veja nota assinada por Carrião), “a qual fui fiel durante 12 anos”. Carrião defende a entidade dizendo que “a Assogir não é uma barca furada”.


Segundo ele, “basta Dona Leda fazer um requerimento ao presidente, que imediatamente convoco um assembléia para discutir todos os assuntos, inclusive meu afastamento, que – completa em tom desafiante – não precisa nem de Assembléia, basta um requerimento assinado por cinqüenta por cento mais um dos associados para que em 15 minutos eu assine minha renúncia, mas terá que ser tudo como determina o Estatuto da Assogir”.


Carrião lamenta que agora tenha virado “saco de pancada, pois todo mundo resolver bater em mim”. Diz que não permitirá que joguem seu trabalho em favor do Gir na lata do lixo, alega que “o Gir me deve muito”, uma alusão aos trabalhos prestados à raça nos cargos que ocupou na ABCZ e na Assogir.


Para o Presidente, a responsabilidade de todos os problemas da Assogir não podem ser creditados somente na sua conta, “não fui eu quem enterrou a Assogir, basta ver as atas de reunião”. Carrião alega que os grandes problemas administrativos e políticos da entidade foram frutos do comportamento centralizador de Dona Leda, “por que mesmo depois de deixar a presidência da Assogir, ela ainda agia como tal”, denuncia.


Diz também que era comum receber reclamações de associados dizendo: “Dona Leda é muito radical”. Mas mesmo assim permaneceu fiel a ela por muitos anos, inclusive apoiando-a “de peito aberto para a presidência da ABCZ, disputa que deixou enormes seqüelas na relação da Assogir com a ABCZ, com fortes e graves retaliações do grupo vencedor”.


Saídas para a Crise

Luiz Humberto Carrião diz que está aberto para discutir um projeto de reconstrução da Assogir, “não sou candidato a presidente novamente, não quero nem mesmo participar da nova diretoria, mas quero que nossas regras sejam respeitadas”, avisa.


Ele diz que apóia e incentiva a filiação e refiliação de novos sócios, “pois precisamos realmente de novas cabeças na Assogir”. Informa que não tem nada contra nenhum criador de Gir do Brasil e conta que quando o nome do José Sab Neto foi apresentando na reunião de diretoria solicitando aprovação para sua filiação, “eu fui o 1º voto a favor, por reconhecer a capacidade de trabalho do Zé Neto, sua história na raça e seu comprometimento com o Gir”.


Por fim, diz que “as portas da Assogir estão abertas para todos os criadores do Brasil para alavancar a raça e a entidade, vamos juntos com o grupo de Uberlândia, com Minas Gerais, com os criadores de Goiás, de Brasília, e de todo o Brasil”. Mas com uma condição: “quero eleições limpas e democráticas na Assogir”, finaliza.



2 comentários:

Anônimo disse...

Torço para que esta crise na ASSOGIR termine logo.Que haja pacificação imediata entre seus diretores e o empenho de uma nova reconstrução na entidade, apoiada pelos seus associados.
"Unidos venceremos!"

Um abraço,
Maria Antonia

Anônimo disse...

Olá Rosimar Silva,

Há muito tempo que penso em escrever para você, ou para o blog. Hoje, depois de ver essa disputa na Assogir, resolvi escrever. Quero, primeiro, fazer um depoimento: estou muito feliz pelo seu trabalho em prol do Gir. Sem exagero, acho que o Girbrasil é uma das melhores coisas em beneficio da raça neste ano. Acho que você, sozinho, contribui mais que todas as entidades para a raça Gir. Não entendo porque você não participa de nenhuma associação de Gir.
Então, parabéns pelo seu trabalho. Espero que um dia o Gir reconheça e agradeça também pelo seu esforço. Acho que as pessoas não têm idéia de como é bom todo dia abrir o blog e ver que tem uma notícia nova, por mais simples que seja, mas está lá, uma notícia sobre nossa raça, nossos criadores, nossa atividade. Veja as pessoas que não são do meio e acessam o blog ficam encantadas com tudo aquilo. Eu me sinto extremamente orgulhosa de ser filha de um pequeno criador que adora a raça e que, inclusive, nem acessa diariamente o blog porque não tem internet na fazenda.
Estou feliz também de ver como você trata dos criadores. No blog são todos iguais. Você não fica puxando o saco dos ricos, dos grandes criadores, todos tem o mesmo espaço. Isso é muito importante para o crescimento e a sustentabilidade da atividade.
Agora quero falar sobre essa briga na assogir. A dupla Leda e Carrião já brigou com meio mundo. Já esvaziaram a Assogir sem mais ter jeito. Ninguém mais vai lá, nem mesmo presidente. Agora, que não tem mais com quem brigar, estão brigando entre si. Um absurdo. Mas você não escondeu esse fato e publicou tudo, de forma transparente, sem puxar a sardinha para A, ou B.
Sei que posso dizer o que quiser que você irá publicar, mas acho que a Dona Leda quer mesmo é dar o golpe no Luiz Carrião e voltar a ser a mandona da Assogir. Rosimar, você precisa publicar isso. A assogir vai continuar sem moral, esvaziada e longe dos verdadeiros criadores de Gir.
Quero dizer que está na hora desses dois fazerem um acordo e entregar a chave para o José Sab Neto, que não conheço pessoalmente, mas todos falam bem dele. Vejo ele sempre no blog fazendo alguma coisa importante, mobilizando a raça Gir em exposições e etc. As pessoas que conversam com o meu pai dizem que ele é muito inteligente e trabalhador e tem a confiança de todos os criadores do Brasil. Então, publica aí que se querem uma Assogir pra frente, tem que chamar o tal do Zé Neto para fazer o serviço. Ele monta uma equipe e aposta que vai funcionar.
Mais uma vez, Rosimar, continue com essa sua maneira de trabalhar, você será vitorioso. Também peça para a Dona Leda e para o Luiz Carrião para pararem de brigar, voltarem a ser amigos e entregar a Assogir para quem quer e tem condições de ajudar a raça Gir.
Muito obrigada,

Maria Madalena Feitosa
Belo Horizonte