14 de out. de 2008

"Bi", mais novo sócio da Abcgil










José Luiz Junqueira Barros, o mais novo sócio da Abcgil, conhecido pelos seus rigorosos conceitos sobre pureza racial, está decidido a selecionar e produzir animais gir leiteiros "bem caracterizados", adverte. Aqui ao lado do atual presidente da Abcgil, Sílvio Queiroz.









Cravinhos (SP) _ O que parecia improvável aconteceu: José Luiz Junqueira Barros, o “Bi”, da fazenda Café Velho, um ilustre representante do Gir dupla aptidão no Brasil filiou-se a Abcgil – Associação Brasileira de Criadores de Gir, ontem, dia 13 de outubro.


A informação foi data pelo próprio “Bi” em telefonema ao blog Girbrasil. Evidentemente que essa atitude não quer dizer que José Luiz aderiu definitivamente ao Gir leiteiro, mas demonstra que o empresário não é tão cabeça dura como tantos outros criadores de Gir do Brasil que sempre negaram o Gir leiteiro.


Isso diminui bastante a distância entre esses dois segmentos e abre uma porta para o diálogo, o entendimento e a tolerância entre os criadores de Gir leiteiro e Gir padrão. Mostra também que o criador campeão do Gir dupla aptidão da Expozebu está sensível ao mercado e fará um gado que o mercado quer dentro dos limites que acredita que deve ser a raça Gir.


Ele diz que não é contra o Gir leiteiro, mas a favor do bom Gir que produz leite, “caracterizado e dentro do padrão da raça”, exigi. Sobre sua participação na Abcgil, José Luiz diz que considera importante participar de uma entidade que defende muito bem os seus membros, “como sou selecionador de Gir, de Gir que dá leite, de Gir Leiteiro, acho importante participar da entidade, dos eventos e exposições que promovem e divulgam esse segmento”.


Por outro lado, lamenta a total inoperância da Assogir, “que poderia fazer um trabalho em favor da raça, somar forças com outras entidades, como a Abcgil e a Girgoiás para alavancar o Gir, mas não temos nenhuma ação, nenhum trabalho da Assogir em favor do Gir, do Gir que eu acredito, do Gir leiteiro com pureza racial e do criador brasileiro”. Diante disso, continua, “vou continuar fazendo o meu trabalho e espero contar com o apoio da Abcgil”.


José Luiz diz que seu trabalho visa selecionar animais e famílias de Gir para a produção de leite, mas sem perder as conquistas de beleza racial do Gir brasileiro. Para ele, “leite não é incompatível com qualidade racial e meu trabalho provará isso para o Brasil e para o mundo”.


Como um dos mais novos filiados da Abcgil, Bi já está com o seu gado na Estrada para participar da FEILEITE 2008 – 2ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva do leite, na cidade de São Paulo (SP), de 28 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes. Bi levara para a Feileite quatro animais e não três como havia noticiado Girbrasil.


Além das três vacas inscritas para o torneio leiteiro, ele levará Madeira da Vitrinie (foto) filha de Ébano, com controle leiteiro oficial de 4.800 quilos de leite. Vitrine foi grande campeã das exposições de Governador Valadares e Teófilo Otoni, em Minas Gerais, este ano e produziu na última pesagem da fazenda Café Velho, dia 13 de outubro, 25,600 kg de leite, em controle leiteiro oficial.


Vão para a Feileite, em São Paulo, as vacas Boneca Roodari do Bi, irmã própria do touro cabaré Roodari do Bi, que, segundo Bi, produziu na última pesagem 30,300 kg de leite; Canela do Bi, filha de Vaqueiro (Olavo Cardoso) na vaca Marisca POI, com 31,800 kg de leite e Enguia do Bi (foto), filha de Cabaré Roodari do Bi, que foi campeã fêmea Jovem do torneiro Leiteiro de Uberlândia (MG), em setembro de 2008, que produziu dia 13 de outubro 25,600 kg de leite, em pesagem oficial na fazenda Café Velho.



Nota do Editor:


A filiação de José Luiz Junqueira Barros à Abcgil tem um significado importante para o gir nacional. Primeiro, trata-se de um criador importante, com grande capacidade de investimento, influente no mercado nacional e com amplos conhecimentos da raça. Trata-se também de um criador com forte liderança no meio do Gir dupla aptidão, que agora filia-se à principal organização do gir leiteiro nacional, teoricamente adversária do gir padrão.


Também é uma vitória do presidente Sílvio Queiroz que amplia o quatro de associados da sua entidade com criadores importantes, antes distantes da convivência com o Gir Leiteiro. Sílvio foi capaz de trazer para o seio da Abcgil uma figura que representa muito bem o poder de fogo do gir dupla aptidão.


A entrada de Bi na Abcgil não irá tornar a Abcgil menos leiteira e nem o bi mais leiteiro. Mas mostrou que a seleção de gir só tem um caminho: a produção de leite. Se é esse o objetivo de todos, melhor para a raça. Parabéns à Abcgil por receber o criador de braços abertos e parabéns ao Bi pelo despreendimento e capacidade de entender a importância de disputar esse mercado convivendo dentro da Abcgil.


Rosimar Silva

Girbrasil

Goiânia/GO


2 comentários:

Anônimo disse...

El Criador Sr. José Luiz Junqueira Barros es un hombre inteligente y competente .

Sus acciones y decisiones traen un benefício para el Gir Global .

Enhorabuena a todos .

Jaime D. Mantecón
Mexico

Anônimo disse...

Goiânia (GO) – Como Girbrasil antecipou, a filiação de José Luiz Junqueira Barros na Abcgil, no último dia 13 de novembro, foi um evento histórico. O assunto está gerando muita conversa em todo o Brasil.

José Eduardo, médico veterinário e criador de Gir em Itapetininga (SP), da marca Gir das Paineiras, inaugura um fórum na comunidade Girbrasil no Orkut, site de relacionamento da Internet, sob o título: “Bi na ABCGIL ... O que vocês acharam?”
Para visitar o fórum, você precisar ser um membro da Comunidade Girbrasil.