8 de out. de 2008

2º leilão Gir D’ Jalles e Convidados


São José do Rio Preto (SP) – O Gir ganhou, definitivamente, as graças dos neloristas. A prova será o 2º leilão Gir D’ Jalles e Convidados, dia 8 de outubro, às 8 horas da noite, no Hotel Michelangelo e será transmitido ao vivo pelo Canal Rural para todo país durante a exposição agropecuária de São José do Rio Preto.


Segundo a assessoria de imprensa do leilão, “depois de ter confirmado mais uma vez a liderança entre os maiores criadores de Nelore do país na Expoinel - Exposição Internacional do Nelore, em Uberaba, Francisco Jalles Neto (foto) realiza o seu último remate anual como promotor”.


Francisco Jalles Neto é dona da Agropecuária Fazendas Jalles e do Haras São Francisco, em Neves Paulista (SP), onde cria cavalos da raça Mangalarga. Jalles é um dos grandes pecuarista do Brasil. Sua família cria gado há mais de 100 anos e há cinco está investindo na raça Gir.


Segundo Jalles, “a raça Gir está em ascensão mundial. Compradores internacionais estão com os olhos voltados para a raça devido à dupla aptidão: quantidade e a qualidade das lactações. Produzindo, quase que, exclusivamente um leite tipo A, o Gir Leiteiro produz um alimento de grande valor nutricional, sendo dos mais ricos em gordura do mundo. Essas características provocaram uma grande euforia no mercado da raça por toda a região de São José do Rio Preto, onde a maior parte do número de propriedades rurais é produtora de leite”. O leilão será de doadoras, novilhas, bezerras e touro.


O girista Francisco Jalles Neto ofertará seus principais animais que já deixaram filiação na Gir D’ Jalles. Entre os convidados estão: Angelus Cruz Figueira, Antônio Paulo Abate, Bom Jardim da Serra Agropecuária, Gabriel Donato de Andrade, Gama Pecuária, João Machado Prata Júnior, José Antônio da Silva Clemente, José Francisco Junqueira Reis, Kenyti Okano, Nelson Ariza, Renato da Cunha Oliveira e Roberto Dias de Carvalho.


Bom de briga

Francisco Jalles Neto, além da sua performance na pecuária como criador de Nelore, Gir e cavalos, também foi destaque na revista Veja, de circulação nacional, quando bateu de frente com o mega investidor Ivan Zurita, presidente da Nestlé do Brasil. Na época, segundo a revista, Francisco distribuiu nacionalmente uma carta criticando o pecuarista e chamando os leilões do presidente da Nestlé de “circo de famosos e industriais endinheirados que mal sabem distinguir uma vaca de um boi”, afirmando que seus leilões são “uma ameaça”. Segundo Veja, o motivo da raiva é o projeto de Zurita para cruzar Nelore com Simental, do qual Jalles discorda.


O importante é que essa garra e essa centenária tradição também estão a serviço, doravante, da raça Gir. A esperança é que a condição de zebuzeiro faça de Francisco Jalles Neto um exímio selecionador de Gir, contribuindo para o crescimento da raça no Brasil e que sua opção pelo Gir não seja exclusivamente pela conjuntura favorável que a raça vive neste momento.



Nenhum comentário: