4 de out. de 2009

Governo de Goiás apoiará teste de progênie



Fotos: Marcial Leossi / Seagro

Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, é recebido em audiência por Leonardo Veloso, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo de Goiás, para acertar os últimos detalhes da assinatura de Protocolo de Intenções visando Cooperação Técnica voltada à implementação do Programa de Melhoramento Genético da Raça Gir por meio do teste de progênie de touros da raça Gir.


Goiânia (GO) – A Girgoiás assinará no próximo dia 8 de outubro, quinta-feira, às 9 horas da manhã, no Centro de Treinamento da Emater - GO, no campus II da UFG, em Goiânia, Protocolo de Intenções com o Governo de Goiás visando execução do teste de progênie de Gir em Goiás.

Por determinação do governador Alcides Rodrigues e com o apoio do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Leonardo Veloso, o governo de Goiás, por meio da Emater – GO, executará o controle zootécnico e pesagem de leite em 19 municípios do Estado com técnicos (veterinários) e infra-estrutura, como carros e escritórios.

O acerto final dos detalhes dessa cooperação foi feito na última sexta-feira em audiência de Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, com Leonardo Veloso, secretário de agricultura de Goiás.

Treinamento
A programação para o dia 8 prevê, além da assinatura do Protocolo, o treinamento de todos os técnicos do governo dos 19 municípios durante todo o dia, com palestras e distribuição de material para a execução das tarefas nos municípios goianos.

Avanço
Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, considera esse evento “como um avanço do governo de Goiás em cooperar decisivamente para o melhoramento genético da raça gir em Goiás e no Brasil”. Com isso – Continua Rosimar – “haverá também um grande impacto no melhoramento genético do rebanho leiteiro do Estado, haja vista que vamos colocar no mercado goiano touros provados da raça gir que serão usados, também, no melhoramento do rebanho de girolando”.

Segundo Rosimar, “com a participação efetiva do governo no programa, vamos poder ampliar o número de fazendas colaboradoras e com isso ampliar também o número de vagas para touros”. Outro aspecto importante, no ponto de vista do presidente, da participação do governo goiano, “é o reconhecimento por parte do governo da seriedade e importância do teste de Progênie nascido em Goiás, do trabalho da Girgoiás, que visa testar, prioritariamente, touros gir de linhagens alternativas, não provadas ainda”.

Leonardo Veloso, secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, disse que “não poderíamos deixar de participar de uma ação tão importante para o nosso Estado, ainda mais percebendo esforço, a dedicação e o compromisso da Girgoiás em implementar o Programa de Melhoramento Genético da raça Gir no Estado e no Brasil”.

Segundo Veloso, “nossa participação nesse programa é o reconhecimento do trabalho de todos os criadores de Goiás, mas principalmente do presidente da Girgoiás, Rosimar Silva, um incansável lutador pelo desenvolvimento da raça”.

Veloso também acrescentou que é do entendimento do governo que esse trabalho da Girgoiás e da Embrapa “é de suma importância para a pecuária leiteira nacional, fomos parceiros na fundação, no inicio do teste de progênie em Goiás e agora somos parceiros na sua execução e consolidação”. O Secretário garantiu que dará todo “o apoio possível para os criadores de Gir do Estado na execução do programa e em outras ações que visam o desenvolvimento da raça e da pecuária leiteiro em Goiás”, ressaltou.

Esse protocolo de intenções, primeiro passo para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Girgoiás e o Governo de Goiás, segundo Rosimar Silva, “é uma conquista da Girgoiás junto ao governador Alcides Rodrigues, que é um criador na cidade goiana de Santa Helena de Goiás, onde seleciona gir em parceria com a filha, a advogada Aline Rodrigues”.

Segundo Rosimar, “Alcides Rodrigues foi extremamente sensível à nossa solicitação e apoiou integralmente a participação do governo na execução do teste de progênie”.

Rosimar também destaca a cooperação e o entusiasmo da assessoria técnica da Seagro – Secretaria de Agricultura de Goiás – com o teste de progênie, “houve, por parte do governo goiano, um entendimento global de que nosso trabalho é importante para a pecuária goiana”, finaliza.






Rosimar Silva presenteia Leonardo Veloso com uma coletânea de Cartões Postais da raça Gir, produzida pela Girgoiás. Segundo o Secretária da Agricultura, "gostei demais desse material, uma boa peça de promoção e divulgação institucional da raça e dos seus criadores, a Girgoiás está de parabéns pelo trabalho que desenvolve em favor da raça em Goiás e no Brasil".

Nenhum comentário: