18 de out. de 2009

1º Encontro de Donos de Touros em Teste de Progênie

Foto: Claúdio Cândido/Girgoiás


Criadores e donos de Touros se encontram na Fazenda Iporê, em Goiânia, de Gilmar Cordeiro

Goiânia (GO) - A Associação Goiana dos Criadores de Gir – Girgoiás realizou ontem, dia 17 de outubru de 2009, o 1º Encontro de Donos de Touros em Teste de Progênie da Girgoiás/Assogir/Embrapa, na fazenda Ipopê, do criador Gilmar Cordeiro.

Segundo Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, “o encontro foi uma oportunidade para informar os criadores donos de touros sobre o andamento do nosso programa de melhoramento, sobre as novas ações este ano e sobre a importância de se buscar, conjuntamente, uma estratégia de comunicação e promoção do teste”.

O encontro foi durante toda a manhã na fazenda Iporê, que recebeu os criadores com um farto café da manhã. Depois foi realizada a reunião com as discussões sobre o teste. O encontro encerrou ao meio dia e a última parte foi uma mostra de gado da criação de Gilmar Cordeiro, que, entre outras coisas, mostrou algumas novilhas filhas de touros em teste paridas e próximas da parição.

Discussão
Rosimar Silva aos criadores os detalhes do convênio de cooperação técnica entre a Girgoiás e o Governo de Goiás para a execução do teste no Estado. “O progroma de melhoramento genético que realizamos com a Embrapa Gado de Leite é uma programa de interesse do governo estadual e a seleção e melhoramento genético da raça gir é uma política de governo em Goiás, além de ser uma política nacional de governo também, pois tem a participação do governo por meio de alguns ministérios e da própria Embrapa”.

A cooperação técnica com o governo do Estado prevê a participação dos escritórios regionais da Emater – GO disponibilizando técnicos e infra-estrutura para o acompanhamento zootécnico e pesagem de leite nas fazendas colaboradoras.

O presidente da Girgoiás também informou que está firmando parceria com uma grande empresa da área de nutrição veterinária para desenvolver uma programa de “prospecção de novas fazenda colaboradores” no Estado. Segundo Rosimar Silva, em um mês, no máximo, estaremos com o pé na estrada buscando em todo o Estado de Goiás mais fazendas parceiras para ampliar o teste no Estado.

Consolidado
Emílio da Maia, ex-pesquisador da Embrapa e ex-presidente da Girgoiás, responsável pela implantação do teste no Estado e proprietário de Touros em teste, disse “que o teste de progênie Girgoiás/Assogir/Embrapa está consolidado, é de extrema importância para a ampliação da base genética da raça no país e é o exemplo de um programa que mostrou a união e o esforço dos criadores de Goiás”.

Fundo
Mauro Bafuto, criador de gir em Jataí e dono de touro em teste, disse que está satisfeito com a realização do teste, “pois estamos fazendo um trabalho pioneiro no sentido de testar novas linhagens não testadas, cuja linhagens poderiam ser perdidas ao longo da história se não fosse a ação da Girgoiás em implantar um teste com estas características”. Segundo Mauro, “o Brasil inteiro teria que apoiar o teste de Goiás, pelo pioneirismo e pelo comprometimento com a perpetuação da raça e o melhoramento racial do gir leiteiro brasileiro”, ressalta.

Mauro Bafuto também sugeriu a criação de um fundo para investimentos na promoção e divulgação da raça por meio de uma contribuição de donos e não donos de touros em teste. A proposta foi aprovada e, além das contribuições voluntárias dos criadores, espera-se que essas contribuições venham de outras fontes. O fundo será administrado pela Girgoiás.

Ficou acertado também a realização do 2º Encontro dos Donos de Touros para este ano ainda para planejar ações do teste de progênie para 2010 e “formalizar concretamente a criação do fundo de promoção e divulgação do teste de progênie”, finaliza Rosimar Silva.

Criadores de Gir donos de Touros em Teste de Progênie Girgoiás/Assogir/Embrapa:



Os criadores Alberto Ferreira Mota - GO, Condomínio Jorge Cordeiro - MG e Lupécio Vale Pereira - RN também possuem touros no teste Girgoiás/Assogir/Embrapa.

Um comentário:

SEJ Johnsson disse...

Ótimo ver essa mobilização dos giristas goianos. Especialmente no que diz respeito à testes de touros de "linhagens novas", oxalá o nmero de touros aumente, assim como o de rebanhos colaboradores.
promover um "fundo de fomento" ao programa é uma excelente idéia. Entre as opções, uma que certamente seria um sucesso seria realizar um leilão de toruinhos e/ou touros desses criadores com parte da receita das vendas revertida para o "fundo"...
Um leilão touros Girgóias tem tudo para tornar-se data fixa no calendário.