Foto: girbrasil
Juscelino Borges Carneiro, Superintendente de Desenvolvimento de Programas da Seagro; Leonardo Veloso, Secretário de Agricultura do Estado de Goiás e Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, em solenidade de Assinatura de Protocolo de Intenções entre a Girgoiás e o Governo de Goiás.
Goiânia (GO) – O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seagro, assinou com a Associação Goiana de Criadores de Gir – Girgoiás, protocolo de intenções visando cooperação técnica para execução do Programa de Melhoramento Genético da Raça Gir no Estado de Goiás.
A solenidade de assinatura foi realizado nessa quinta-feira, dia 8 de outubro de 2009, às 9 horas, no Centro de Treinamento da Emater – GO, em Goiânia, por Leonardo Veloso, titular da Seagro e Rosimar Silva, presidente da Girgoiás. Estavam presentes também os técnicos da Emater de 19 municípios goianos que fazem parte do protocolo de intenções e Emílio da Maia, diretor de melhoramento genético da Assogir, parceira da Girgoiás na nacionalização de teste de progênie.
Essa cooperação técnica visa disponibilizar os técnicos, a infra-estrutura dos escritórios regionais da Emater, bem como veículos para o acompanhamento das fazendas colaboradores do teste de progênie da raça gir em Goiás para o controle zootécnico e pesagem de leite das vacas filhas dos touros em teste.
Leonardo Veloso disse na solenidade que a decisão do governo de Goiás em participar dessa cooperação técnica “é o reconhecimento da importância do programa de melhoramento da raça gir para o desenvolvimento da pecuária leiteira do Estado de Goiás”. Segundo ele, “as informações geradas pela execução do teste de progênie do gir são um importante banco de dados que o governo de Goiás tem interesse e conhecer, além de colaborar com o esforço da Girgoiás em alavancar a seleção de gir para leite em nosso Estado”.
Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, destacou o caráter histórico do evento, “pois marca a união das forças publicas e privadas em prol do melhoramento de uma raça que contribuirá para a consolidação da pecuária de leite em Goiás e no Brasil, no fortalecimento de um programa científico que visa disponibilizar touros melhoradores para os produtores de Goiás”.
Rosimar também fez questão de destacar que a participação da Emater – GO no teste de progênie “significa que a seleção e o melhoramento genético da raça em Goiás também é uma política de governo”.
Treinamento
Após a solenidade de assinatura do protocolo de intenções, a Girgoiás e a Seagro participaram de uma programação de palestras informativas e de treinamento sobre a execução do Programa.
Emilio da Maio, representante da Assogir, fez uma palestra sobre os fundamentos do teste de progênie; Juscelino Kubtischek Gomes falou sobre a importância das fazendas colaboradoras e Daniel Alvarince, zootecnista da Girgoiás, promoveu o treinamento dos técnicos da Emater sobre controle zootécnico e pesagem de leite.
A Girgoiás e a Seagro vão fazer um planejamento de ação ainda nesta semana e “o mais rápido possível estaremos com todas essas equipes a campo coletando as informações sobre os produtos dos nossos touros em teste”, informa Rosimar Silva.
O teste Assogir/Girgoiás/Embrapa já está na quinta bateria de touros. Este ano serão distribuídos sêmens de 15 touros. O resultado da primeira bateria está previsto para ser divulgado em 2011.
Técnicos da Emater (GO), da Girgoiás, dirigentes das instituições envolvidas no programa de melhoramento genético da raça gir e parceiros da Girgoiás, no Centro de Treinamento da Emater - GO, em Goiânia, no dia 8 de outubro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário