27 de jan. de 2010

Ivan, o viajante

.Caro Rosimar,

Que maravilha o que está ocorrendo com essa sua iniciativa.
Quantas adesões e de todas as partes, sem se ater a qualquer agremiação.
Creio que esse movimento é uma demonstração de que os criadores estão dispostos e interessados em melhorar o que já está sendo feito, para que o Gir Leiteiro possa evoluir ainda mais.

De outro lado é bom verificar que existe disposição para diálogos, não cabendo aqui fazer qualquer julgamento quanto a méritos disso ou daquilo – apenas a certeza que o TP GirGoiás abriu oportunidades a muitos criadores.

Nós da área técnica, pesquisadores, juntamente com os criadores, saberemos, sem dúvida, aproveitar disso tudo e, com destreza, disponibilizar informações consistentes para que o selecionador possa utilizar dos resultados em benefício da seleção dos rebanhos.

Espero ainda ter fôlego, entusiasmo e poder continuar envolvido com aquilo que sempre foi parte de minha vida profissional (pesquisador da Embrapa por 26 anos e Diretor Técnico da ABCGIL por 19 anos) - onde creio que ajudei a dar visibilidade ao Gir para sua função leiteira aos produtores rurais (quando somente haviam 15 criadores) e envolvido a nível internacional para conseguir abrir fronteiras para esse recurso genético brasileiro.

Espero ainda poder contribuir, no Brasil, nessa nova etapa por que estamos passando. Isso se é, se ainda existir espaço para mim aqui no meu país - QUE HOJE ME É DADO NO SEU BLOG E ASSOGIR, da mesma forma que estão me demandando atualmente nos países da América Latina e México.

Além de Tegucigalpa (Honduras) que estarei indo fazer uma palestra no dia 04/02 sobre o Gir Leiteiro como raça ideal para produtores rurais dos países tropicais, à convite do Ing. Jaime Maradiaga (proprietário da Finca Santa Fé e da Agroindustrial Maradiaga - Empresa de FIV e TE de Honduras e com filial no México), procurei desde 1994 ser formador de opinião para nossos patrícios, desprovido de qualquer outro interesse que não o de tentar apenas 'fazer acontecer'.

ESSE ERA E É MEU ALIMENTO- estar inserido no contexto e ser requisitado para TRABALHAR

Um abraço,

Ivan Luz Ledic
Médico Veterinário, MSc. em Melhoramento Animal,
DSc. em Produção Animal
ex-Diretor Técnico da ABCGIL e
Pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite




"IVAN - O VIAJANTE":

38 Palestras no Brasil e Exterior, Membro de Comissões em 16 Encontros Técnicos, Coordenador de 19 Projetos de Pesquisa, 23 Relatórios Técnicos, 122 Encontros Técnicos-Científicos no Brasil e Exterior, 151 Comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, 60 trabalhos em Revistas Especializadas Nacionais e Internacionais, 34 trabalhos em Periódicos Científicos, 40 artigos em Jornais, 14 trabalhos em Boletins Técnicos, 4 publicações avulsas e 6 Livros.

 Colômbia
• Em 1994, 1995 e 1996 foi conferencista nos Congressos de Gir Leiteiro promovidos pela FUNCEBU nas cidades de Bogotá, Cartagena e Monteria.
• Em 2006 foi Coordenador e Palestrante em Monteria no “II Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero” a convite de CGR Biotecnologias Reproductivas.
• Em Medellín, 2006, Conferencista da palestra ‘Triunfo de la Ganaderia Tropical - 26 años del Gyr Lechero en Brasil’ por convite da Asocebú.
• Em 2007 em Cartago foi Coordenador e Conferencista no “III Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero” a convite da CGR Biotecnologias Reproductivas.
• Em 2008, em Cauca Viejo foi Coordenador e Conferencista no “IV Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero” a convite da Criar Viendo

 Guatemala
• Em 2006, por convite da Asogyr da Guatemala e Camara Lechera, foi Conferencista no "1er Congressso de la Cadena Láctea" da palestra "El Gyr Lechero Brasileño en el Mundo Tropical” para 250 pessoas. Coordenador e Conferencista no “I Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero”

 Venezuela
• Em 2008, em Barinas foi Conferencista no “I Seminário Internacional de Ganaderia Tropical”, a convite do Centro Técnico Productivo Socialista Florentino.

 México
• Em 2008, em Villahermosa foi Coordenador e Conferencista no “V Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero” a convite de Criar Viendo
• Em 2009, em Palenque foi Conferencista no “II Congresso Internacional de Criadores de Gyr” a convite da Associación Mexicana de Criadores de Cebu.

 Costa Rica
• Em 2009, em San José foi Palestrante em encontro promovido pelos criadores de Gir e Simbra, a convide do empresário e criador Edgar Sanchez

Nenhum comentário: