18 de jan. de 2010

Carta aos giristas brasileiros


.
Prezados giristas brasileiros,



Há muito tempo que não participava de um movimento com tanta convição de que estou fazendo o bem, de que estou fazendo a coisa certa. Quero deixar registrado aos companheiros da Girgoiás que, em meu nome e em nome de papai (João Feliciano Ribeiro) estou doando à Girgoiás uma novilha cabeceira do meu plantel para o leilão beneficente da Girgoiás.

Quero dizer que faço isso com muito prazer, com muita admiração pelo trabalho da Girgoiás, liderado por Rosimar Silva.

Como todos sabem nasci e cresci no meio de gir. Meu velho e querido pai foi um homem do gir. Viveu do Gir. O gir o projetou e ele deixou esse legado para mim. Com muita honra tenho o orgulho de dizer que minha vida foi construída com recursos oriundos do gir e hoje vivo exclusivamente do rebanho que eu e meu pai fizemos.

Por isso, sei o que é trabalhar pelo Gir e seu reconhecer a importância desse trabalho. Sempre estive ao lado dos bons e dos poucos que trabalharam pelo gir. Nas associações, nos sindicatos, nos grupos de companheiros. Nunca deixei de acreditar na luta coletiva em prol de todos. Faço todo ano um evento visando divulgar a raça e aglutinar os criadores. Acredito e gosto disso.

Quero dizer que esse movimento que nasce em Goiás visando ampliar a base genética do gir, promover o gir e os criadores goianos e brasileiros é o que há de novo na raça no país. Não temos nada igual. Por isso, precisamos apoiar.

Sou testemunho do trabalho da Girgoiás, principalmente de Rosimar. Desde que o conheço trabalha despreendidamente pela raça, com seus parcos recursos, somente com sua boa vontade e sua inteligência. É um lutador. Foi iniciado no gir por outro lutador, Alberto Pereira Nunes, ex-vice presidente da ABCZ, presidente várias vezes da Girgoiás. Rosimar apreendeu com Alberto a pensar no gir como raça grande, além dos limites de Goiás.

É preciso que o Brasil saiba que essa luta de Rosimar, esse incansável trabalho de formiguinha pelo gir, não começou no dia 1º de Janeiro de 2010. Vem de muitos anos. Décadas. Quem o conhece sabe disso.

Ele criou duas revistas de promoção do gir; criou o Golgir; criou o site da Girgoiás (que está fora do ar); criou a Caravana do Gir, o maior Marketing vivo de uma raça que já vi, um sucesso no Estado de Goiás, anda por esse país e por outros países promovendo a raça, nunca colocou o interesse particular na frente, nunca a falta de dinheiro foi empecilho para colaborar e trabalhar pela raça. Por fim, edita a página de gir de maior sucesso no mundo. Visitada por brasileiros e estrangeiros diariamente. O blog Girbrasil é a maior referência em gir do mundo.

Diante disso, não tem como não atender um chamado que vem do planalto Central dizendo para participar desse movimento. O que Rosimar Silva está fazendo em Goiás e um movimento em prol da raça. Eu estou dentro, com prazer. Colaborar com ele e seus companheiros da Girgoiás é o mínimo que criadores conscientes de todo o Brasil podem fazer.

Peço aos meus amigos e companheiros do gir que participem com cabeça erguida desse movimento, colaborem com Rosimar e a Girgoiás, façam como Gabriel Andrade, um homem generoso e inteligente, que sabe o quê é bom para a raça. Não esperem Rosimar bater a sua porta, não esperem um telefone dele, antecipem, mostrem que o Brasil girista sabe reconhecer um trabalho digno e honesto pela raça. É o mínimo que podemos fazer.


Atenciosamente,




Onofre Ribeiro
Estância Jasdan
Paraopeba (MG)

Um comentário:

Ivan Ledic disse...

Aplausos a tudo que disse o amigo Onofre. Aplausos para todos os outros criadores que já estão nesse movimento. Aplausos para outros que certamente irão se agregar. Aplausos principalmente para o ROSIMAR DO GIR.

Se eu fosse criador estaria nessa empreitada. Como pesquisador vivi para o Gir Leiteiro. Tentei colaborar para que o mesmo deixasse de ser promessa ou esperança e se tornasse uma realidade. Hoje vemos o Gir ocupando seu espaço como RAÇA ZEBU ESPECIALIIZADA para produzir leite como solução inteligente que surgiu do sonho de uns poucos técnicos e criadores que nos anos 30 acreditavam ser possível ter uma raça adequada para nossos sistemas de produção a pasto, descolonizada da influência taurina.

Parabéns a todos que acreditam, como eu já vinha dizendo desde os anos 90 que o "GIR É O GRANDE TRUNFO DA NOSSA PECUÁRIA LEITEIRA" e recentemente se tornou "O MILAGRE ZOOTÉCNICO DO SÉCULO XX" e se transformará no "PATRIMÔNIO E SOLUÇÃO DO MUNDO TROPICAL COMO RECURSO GENÉTICO DO SÉCULO XXI".

Deixo aqui minha reverencia a esse grande momento, em que criadores de Gir se envolvem diretamente com um novo programa capaz de colaborar com a raça e com a pecuária leiteira.

Ivan Ledic
Uberaba - MG