14 de set. de 2009

Imperatriz F. Mutum X Profana de Brasília


Brasília (DF) – A exposição de Brasília foi palco de uma disputa entre duas grandes doadoras do Gir leiteiro nacional: Profana e Imperatriz.

Profana (Caju X Jafra - 6.376 kg), a grande vaca nacional, dona de recordes de produção e valorização dos seus produtos, é a única Bicampeã Nacional do Gir Leiteiro, tendo conquistado os Grandes Campeonatos Nacionais de 2001 e 2005, pertence ao ex-governador de Brasília, Joaquim Roriz; Imperatriz F Mutum (CA Everest X Garça HP), Grande Campeã Gir leiteiro da Expogir de Brasília 2008, pertence ao criador Leo Machado, de Brasília.

Essas duas grandes vacas levaram à pista de julgamento de Brasília em 2009 suas filhas Palestra Fiv da Palma e Flora TE F. Mutum. Palestina é filha de Sansão e Flora de Meteoro.
A batalha, evidentemente, não levou em consideração a origem dos animais. A jurada Tatiane Drumond não quis saber quem era a mãe dos animais. Julgou aquilo que considerou melhor no momento.

Na batalha dos titans, Imperatriz levou a melhor. Sua filha Flora foi a campeã fêmea jovem e sua concorrente famosa, Palestra, amargou um 3º lugar. No final da festa, Flora ainda sagrou-se a Grande Campeã da Exposição de Gir Leiteiro de Brasília, consolidando Leo Machado como um dos criadores de maior sucesso na atualidade do Gir leiteiro nacional. Leo fará um leilão amanha pela televisão e essa vitória na exposição de Brasília impactará positivamente em seu remate anual.

Por fim, apesar da filha de Imperatriz ser a rainha da exposição de Brasília e a filha de profana ter uma pelagem maravilhosa, nenhuma das duas superou as mães. Imperatriz e Profana são, de longe, melhores que suas progênies, pelo menos nesse caso.

Um comentário:

Marcos Paulo disse...

Palestina fica bem aquem da mãe sim.
Porém Flora é um animal muito bom,de muito bom úbere e não está tão longe.
a não ser cabeça.que acho desnecessario .
Talvez Flora ´venha ser mais leite que a mãe.

Ja palestina ficou mesmo longe da mae.