24 de set. de 2009

Cabaña Curichi Grande - Bolívia



Foto: Eduardo Egüez
Rosimar Silva com vacas filhas e netas de Êmulo dos Poções na Cabaña Curichi Grande, na Bolívia.




Santa Cruz de la Siera (Bolívia) – Ontem, quarta-feira, dia 23 de setembro, passamos o dia inteira no Cabaña Curichi Grande, a propriedade de Eduardo e Ilse Foianini. Nesta propriedade a família Eguez possui quase mil cabeças de gado gir. Além de gir, criam também nelore PO, plantam cana-de-açúcar, trigo e Soja.

A comitiva em visita à Curichi Grande foi composta por mim e Onofre Ribeiro, cuja genética do seu rebanho é bastante utilizada pelos Foianini por meio de sêmen e touros trazidos do Brasil.

As terras por aqui são muito férteis e, evidentemente, produtivas. As lavouras são praticadas sem a utilização de fertilizantes, baixando o custo de produção e, conseqüentemente, tornando a Bolívia extremamente competitiva. No caso do álcool, toda a produção local é destinada à exportação, haja vista que a gasolina é barata, pouco mais de R$0,50 o litro.


Chuva
Depois de dois meses, choveu muito aqui em Santa Cruz na noite de terça para quarta-feira, colocando fim ao período de seca da região. Hoje está frio na cidade com jeito de que haverá mais chuvas.


Êmulo
Na bela Cabanhã Curichi Grande, com um grande lado na porta (curichi significa lago, o quê deu o nome à propriedade) vimos parte do rebanho de Eduardo, principalmente as filhas e netas de Êmulo dos Poções, que se deu muito bem por aqui.


Eduardo (foto) e Ilse compraram Êmulo ainda bezerro de Arthur Souto Maior. Depois de vários anos utilizando o touro, confirmaram por meio da produção de suas filhas que era um touro que transmitia leite, porte e um bom padrão racial à sua progênie, o touro voltou ao Brasil e hoje, já morto, o seu sêmen é está entre o mais valorizado.


Eduardo Eguez apartou um lote de 60 vacas filhas e netas de Êmulo para nos mostrar. São belas vacas, grandes, dóceis e bem caracterizadas. Praticamente todos os animais são de pelagem vermelha, uma ou outra vaca tem a cor clara, como a chita.


Ilse Foianini, que é veterinária, é quem cuida do programa de acasalamento. Ulitiza-se bastente inseminação artificial com touros provados do Brasil e monta natural com touros também trazidos do Brasil. Atualmente estão em serviço na Fazenda alguns exemplares filhos de Êmulo, alguns touros da Fazenda São Bento, de João Feliciano e Onofre Ribeiro e um touro filho de Dalton Pati da Cal com Safira 3R, cria da fazenda Mutum, de Leo Machado.

Eduardo possue um irmão próprio de Fardo F. Mutum, de nome File, filho de Dengosa com Radar dos Poções, da mesma coleta de Fardo. O touro é muito grande, bem caracterizado, comprido e profundo.


Em tudo isso, o que mais me chamou a atenção foi a qulidade e padronização das filhas de Êmulo dos Poções. É uma experiência incrível ver um rebanho só de animais de um touro destaque como Êmulo. Ao longo da semana publicarei mais fotos de Curichi Grande.


Foto: Rosimar Silva



Filhas e netas de Êmulo
dos Poções pastam em
frente ao lago curichi grande,
na Cabaña com o mesmo
nome, na Bolívia. O Grande Campeão
e a Grande Campeã da
Expocuraz,
são filhos de Êmulo.





Nenhum comentário: