23 de jul. de 2007

João Feliciano Ribeiro

João Feliciano Ribeiro, Dona Conceição e Onofre Ribeiro, durante o 1º Leilão da Jasdan, em junho de 2006 - (Foto: Rosimar Silva)

Belo Horizonte (MG) - Morre na Estância Jasdan, em Paraopeba (MG), aos 93 anos, o mais antigo e venerado criador de gir do Brasil, João Feliciano Ribeiro, que teve papel importante no criatório de gir nacional. Foi um grande conhecedor de gir. Colaborou com diversos criadores e fez um plantel admirado internacionalmente. Atualmente os negócios da família estão sendo conduzidos pelo filho Onofre Ribeiro, que criou a Estância Jasdan, em Paraopeba (MG), onde já foram realizados dois grandes e importantes eventos em 2006 e 2007, com encontros de criadores e comercialização de animais.

O sepultamento de João Feliciano Ribeiro está marcado para hoje as 16 horas em Belo Horizonte. Seo João, como era carinhosamente chamado, era casado dom D. Conceição, e há dois meses tinha trocado a Fazendo São Bento para morar na Estância Jasdan, dentro da cidade de Paraopeba. Segundo Onofre Ribeiro, o pai morreu feliz e realizado, pois recebeu no último mês de junho centenas de criadores de gir para o 2º Encontro da Jasdan e "teve a oportunidade de se despedir de todos os amigos que conquistou em quase um século de vida".

José Olavo Borges, futuro presidente da ABCZ, na Estância Jasdan, com João Feliciano Ribeiro. Esta foi uma das últimas fotos de João Feliciano Ribeiro.

Rosimar Silva com o casal Ribeiro na Estância Jasdam em junho de 2006

Nenhum comentário: