20 de mai. de 2016

Barrosão fatura torneio leiteiro de Curvelo

Alírio Barroso, do Gir Barrosão, de Curvelo, foi o grande campeão do
torneio leiteiro com a vaca  Ema do Gote (CA Sansão X Pavuna JOR),
que produziu a média de 44,63 quilos de leite

Alírio Barroso, da Fazenda Barrosão, em Curvelo, é o dono da vaca grande campeã do torneio leiteiro da exposição ranqueada de Gir Leiteiro.


A exposição de Gir Leiteiro de Curvelo, em Minas Gerais, encerrada na ultima sexta-feira, dia 13 de maio, registrou um aumento de expositores e animais em pista, exatamente o inverso do que está ocorrendo na maioria das exposições pelo país. Em 2015 foram 16 expositores e 124 animais em pista, este ano foram 22 expositores e 144 animais em pista, segundo a Abcgil. Os organizadores em Curvelo informam que o parque de exposição da cidade recebeu 182 animais da raça para exposição, julgamento e leilão.

Fabiana Fiv do Tarin – 5.295 kg
(Jaguar TE do Gavião X Quaxinduba da Cal),
de Vicente Alves de Ávila, grande campeã de pista
A expocurvelo foi promovida pelo Núcleo de Criadores de Gir do Centro Norte de Minas Gerais - NCG CNMG – cujo presidente é Marco Paulo Quirino e tem sede em Curvelo. Quirino afirma que até agora foi a maior exposição regional de gir leiteiro do Brasil, “ficamos atrás apenas da Expozebu em número de animais inscritos”.

Torneio Leiteiro

A grande campeã do Torneio leiteiro foi a vaca Ema do Gote (CA Sansão X Pavuna Jor), do expositor Alírio Barroso, do Gir Barrosão, de Curvelo, que produziu a média de 44,63 quilos de leite durante os três dias do certame. A marca Gote é do criador Renato Lage. A reservada campeã, com produção média de 43,143 quilos de leite, foi Fabiana Fiv do Tarin – 5.295 kg (Jaguar TE do Gavião X Quaxinduba da Cal), de Vicente Alves de Ávila.

Criadores e expositores reunidos em Curvelo
A campeã na categoria fêmea Jovem foi Nádia Fiv TAB FUBE (Tabu da Cal X Ética Fiv VAZZ), do criador Eurípedes José da Silva, com produção de 38,656 quilos de leite. Eurípedes também faturou o prêmio de campeã Vaca Jovem do torneio leiteiro com a vaca Adrianna Fiv Fécula Fub FUBE (Vaidoso da Silvânia X Fécula F. Mutum – 14.286 kg), com produção de 35,940 quilos de leite.

Pista

A grande campeã de Pista da exposição de gir leiteiro de Curvelo foi Fabiana Fiv do Tarin – 5.295 kg (Jaguar TE do Gavião X Quaxinduba da Cal), de Vicente Alves de Ávila. A reservada grande campeã foi Raika Fiv dos Ipês (Fardo Fiv F. Mutum X Banda Sansão Vazz -  4.932 Kg), de Richard L`Abbate, do gir do Ipês, de Curvelo. Entre os machos o grande campeão foi Davi Fiv Profana Gabinete Fube (Gabinete Silvânia X Profana Fiv Ouro Bahia – 14.399 kg), do criador Eurípedes José da Silva. O reservado grande campeão foi Figo Fiv Fandajan (Figo Bahadur X Junquilha Cal), de Henrique Cajazeira Figueira, de Uberaba.

Destaques

O Secretário da Agricultura de Minas, João Cruz Reis Filho,
que também é criador de gir leiteiro, prestigiou o evento
Segundo Marco Paulo Quirino, presidente do Núcleo, os destaques foram para Richard L`Abbate, do Gir dos Ipês, que foi o melhor criador, e Henrique Figueira, do Gir Figo, que foi o melhor expositor.

Para o vice-presidente do Núcleo, Rodrigo Simões, da Fazenda Lapa Vermelha, em Pedro Leopoldo (MG), “o sucesso alcançado deve-se, em grande parte, ao Núcleo de Criadores de Gir do Centro-Norte de Minas, presidido pelo criador Marco Paulo, ao desprendimento e trabalho da dupla João Guilherme e Vanessa Lima e à bela gestão do presidente da AMCZ – Associação Mineira dos Criadores de Zebu – promotora da exposição de Curvelo, presidida pelo criador de Guzerá, Gustavo Pitangui de Salvo.

Gustavo Pitanqui de Salvo (presidente da AMCZ)
João Cruz Reis Filho (Secretário de agricultura de Minas)
e João Guilherme Maldini Pitangui, promotor do leilão
de Gir Leiteiro Maravilhas do Cerrado
Para finalizar, Rodrigo acrescenta: “foi uma exposição completa, não faltou conforto aos criadores presentes, o parque de exposições estava muito bem cuidado, havia estrutura adequada para os apresentadores e tratadores, e os animais ficaram muito bem instalados. O clima era de festa e foi agenda cheia do dia 10 ao dia 14 de maio”.


Nenhum comentário: