2 de mar. de 2010

Um dia de entrevistas em fazenda de gir no interior de Goiás

.


Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, concedeu um longa entrevista sobre o teste de progênie Girgoiás/Assogir/Embrapa, tendo como cenário o curral da fazenda Javi, de Artur Correia, em Bela Vista de Goiás.





Bela Vista de Goiás (GO) – Girbrasil passou o dia 2 de março, terça-feira, na Fazenda Javi, de Artur Correia, criador de gir desde 1953. O objetivo da visita foi para fazer duas reportagens, uma para uma equipe de televisão de Goiânia, que produziu uma programa sobre a raça, o teste de progênie e um pouco da história de Artur Correia, de 85 anos, que ainda cuida do seu rebanho, agora com a ajuda do neto Atila Guimarães, ordenha suas vacas e anda a cavalo. A outra reportagem foi para o Jornal 11 de março, de Aparecida de Goiânia, que também fez uma reportagem sobre a raça no Estado.

As duas equipes de reportagem chegaram à fazenda às sete horas da manhã, no momento da ordenha. Um curral repleto de vacas bem caracterizadas, grandes e produtivas, foi palco para filmadoras e câmaras fotográficas.

Tendo o curral como cenário, a equipe de televisão entrevistou longamente Rosimar Silva, presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir, sobre a situação da raça em Goiás e no Brasil e sobre o teste de progênie da Girgoiás. Além de Rosimar, Artur Correia e o Átila Guimarães também prestaram seus depoimentos sobre a história e os projetos da Fazenda Javi.

No meio da manhã uma pequena pausa para saborear um café da roça: biscoito de queijo, broa de fubá, mané pelado (bolo de mandioca), pêta de polvilho, sucos, leite e café.

Como sempre acontece nas visitas à Fazenda Javi, dona Maria, esposa de Artur Correia, e a filha Leilamar, mãe de Átila, providenciaram um almoço típico com frango e guariroba. Depois, na varanda ao lado da bica d`água, foi servido uma sobremesa doce de frutas cristalizadas.

Depois do almoço, chegou à Fazenda a dupla de cantores de música sertaneja Saulo e Samuel, de Goiânia, que fora convidada por Átila para fazer uma roda de viola para homenagear o casal Artur e Dona Maria.

Alegria de Artur
Calejado criador de gir, Artur Correia está satisfeito com o seu rebanho, pois encontrou no neto Átila Guimarães, filho de Leilamar e Wilmar Guimarães, seu verdadeiro sucessor na seleção de Gir.



Veja um pouco mais da visita ao criador Artur Correia:

Os jornalistas se encantaram com a história do casal Artur e Dona Maria, casados há 60 anos, que criaram os filhos com uma fazenda de gir no interior de Goiás.


Mesmo com 85 anos, Artur Correia ainda cuida pessoalmente do seu rebanho de gir e se orgulha ao encher um balde de leite ordenhado a mão.


Pelo tamannho do bezerro ao pé, é possível perceber a persistência de lactação dessa vaca da Fazenda Javi, resultado da criteriosa seleção de Artur Correia.


Artur Correia não abre mão da beleza racial do gir: "minhas vacas têm que ser leiteiras, grandes e bonitas, senão descarto", garante.


Rosimar Silva também provou do prazer de ordenhar uma vaca gir de Artur Correia.


Duas gerações comprometidas com a seleção de gir. Artur Correia está feliz em passar para o neto, o Advogado Átila Correia, a responsabilidade de continuar sua missão de criar gir na Fazenda Javi.




Tangir o gado montado em um cavalo na Fazenda Javi é mais que um trabalho corriqueiro, "é um prazer irresistível", garante Rosimar Silva.



Segundo Rosimar Silva, "além da simpatia da familia de Artur Correia em receber os visitantes com alegria, uma saborosa comisa, ainda tem os encantos da docilidade do seu gado".


Por fim, a roda de viola com Saulo e Samuel, um jeito bem diferente de encerrar essa visita à Fazenda de Artur Correia.


4 comentários:

Raimundo disse...

Prezado Rosimar,

Parabens pelo belo trabalho feito na fazenda javi, entro em seu blog mais de 30 vezes ao dia, para acompanhar o seu lindo e importante trabalho. O gibrasil é meu café, almoço e jantar e mais o chá da noite e até daqui a pouco que será um novo dia.

Raimundo Pereira
De São Paulo
Fazenda Gir da Terra
Mambaí (GO)

Unknown disse...

Parabéns Rosimar!
Uma das mais belas reportagens sobre gir que eu vi!

Parabéns ao seu Artur Correia! Com certeza ele é, junto a outros, um exemplo a que muitos novos criadores de gir poderiam seguir. Criar um gir bem caracterizado, com porte e muito leite! ANIMAIS GIR INDIANO MESMO!

Rosimar, caso possivel, se puder disponibilizar no GIRBRASIL as 02 reportagens realizadas na fazenda Javi, o Brasil inteiro agradeceria!

Muito Obrigado,

Lupércio Vale Pereira.

Nilo César da Silva disse...

Caro Rosimar,


li ontem à noite no blog, matéria sobre as duas reportagens feitas na Fazenda Javi...
Eu gostaria muito de saber (se vc pode informar, claro) quando e onde serão publicadas/veiculadas para que eu não perca...
Outra coisa, ainda há exemplares disponíveis da revista GirBrasil ???

Agradeço como sempre sua atenção e reitero meus votos de apreço e forte consideração.

Atenciosamente,

Nilo César da Silva
nilloticus@gmail.com
Goiânia - GO

ROBERTO MESSIAS disse...

CARO ROSIMAR,

FIZ QUESTÃO DE LER BEM PAUSADAMENTE! PARA NÃO DEPARAR COM O FINAL DA MATÉRIA NA FAZENDA JAVÍ, POSSO TE FALAR QUE GOSTEI TANTO QUE ME SENTÍ LÁ TAMBÉM, PARABÉNS PELA SUA LUTA EM PROL DA MARAVILHOSA RAÇA GIR!! ABRAÇOS A TODOS DA GIRBRASIL.

ROBERTO MESSIAS