1 de mar. de 2010

Parceria viabiliza doação à Girgoiás

.
Atena, um dos belos exemplares da raça gir em Goiás, terá aspiração ofertada no leilão beneficiente da Girgoiás, doação de Artur Correia e Átila Guimarães, da Fazenda Javi.







Bela Vista de Goiás (GO) – Mais uma doação importante para o leilão da Girgoiás vem de Bela Vista, capital Goiana do Gir. Artur Correia e Atila Guimarães, da Fazenda Javi, estão doando uma aspiração completa com garantia de duas femeas da vaca Atena, filha de Galhado da SJ com Arapuca. Átila e Artur têm dois touros no teste de progênie da Girgoiás, krishna Fan e Repórter ZS.

Átila Guimarães é advogado e neto de Artur Correa, um dos mais tradicionais criadores de gir do Estado de Goiás, que há mais de meio século seleciona gir no município de Bela Vista, onde é rigoroso com o a qualidade e a produção do seu rebanho, “vaca gir tem que ser bonita e leiteira”. Artur ordenha diariamente as suas vacas.

Além da Aspiração, está garantido nesse lote a doação pela Embriotec dos serviços de aspiração, produção e implantação dos embriões. A Embriotec, empresa goiana de reprodução animal, com sede em Anápolis (GO), é especialista em fiv de animais da raça gir.

Segundo Átila, “Atena é uma das nossas principais doadoras, pois é um animal de excelente caracteriação raciao e extremamente leiteira”. Atena na linha alta é neta de Beduíno da São José, touro provado pelo sumário da ABCZ/Unesp com PTA de 210,14 quilos de leite. Sua mãe Madrid, possui lactação de 2.212 kg em 265 dias.

Arapuca, mãe da doadora, “é filha de um dos grandes raçadores de nosso criatório, Apiaca da São José, filho de Salitre da Salda, animal de extrema caracterização racial”, informa Átila.

Controle Leiteiro Oficial
Atena está em controle leiteiro oficial pela ABZC e Segundo Átila, “já foram feitas três pesagens oficiais de 21,4 quilos de leite, 22,9 e 24,8 quilos”. Átila reforça a tese do seu trabalho de seleção na fazenda Javi, “assim, Atena alia leite, porte e raça, sendo um animal de sangue aberto em condições de ser bem trabalhado por qualquer criador do Brasil, independentemente de sua filosofia e critério de seleção”.

Por fim, o jovem criador alerta para a importância da iniciativa da Girgoiás, “eu, meu avó e a Embriotec, temos a honra e o prazer de participar deste leilão contribuindo para o aprimoramento da raça gir em Goiás e no Brasil por meio do teste de progênie da Girgoiás, uma bandeira de todos os criadores de gir comprometidos com o desenvolvimento da raça”, finaliza.





Parceria entre a Fazenda Javi e a Embriotec, de Alexandre Sardinha, em benefício do teste de progênie da Girgoiás.

Nenhum comentário: