21 de ago. de 2009

Congresso de Gir



Foto: Girbrasil
A abertura oficial do Congresso foi no parque de exposições de Palenque, na presença do governador do Estado de Chiapas e do Presidente a AMCC – Associação Mexicana de Criadores Cebu, promotora do Evento. Também aconteceu um desfile das roupas tradicionais da região. O almoço foi churrasco com tordilha. Tudo recheado com um calor de quase 40 graus.


Palenque (México) – O Congresso Internacional de Criadores de Gir de Palenque, no Estado de Chiapas, no Mexico, acontece no Hotel Villa Mercedes e terá seu encerramento hoje, com o fim das palestras. Ontem, dia 20, quinta-feira, aconteceu a abertura do congresso no parque de exposições da cidade com a presença do governador Juan Sabines Guerrero, que prestigiou o evento e a exposição nacional.


Segundo informações locais, havia muitos anos que uma autoridade nacional não comparecia a uma exposição de gado. O governador aproveitou para lançar um projeto do governo que prevê a produção de 10 mil embriões de gir com holandês e pardo suíço com holandês. Um projeto ousado para alavancar a produção de leite no Estado de Chiapas. A idéia do governador e fazer desse projeto um modelo para ser estendido para todo o México.


O Congresso
O congresso está bastante prestigiado, com mais de 400 participantes, entre criadores de gir, produtores de leite, estudantes, técnicos e criadores de outras Raças interessados em saber mais sobre o gir, principalmente os criadores de Brahma, a principal raça do país.


No primeiro dia ocorreram as palestras de Cardenas Solorzano, prestigiado criador e ex-político nacional do México, que falou sobre a situação social e econômica do México e sua relação com a pecuária de leite. Também falaram João Cruz Reis Filho, representante do Ministério da Agricultura do Brasil; e Emilio Maio, ex-presidente da Associação goiana dos Criadores de gir. Hoje será a vez de Jose Neto, presidente da Assogir, Rosimar Silva, que falara sobre o teste de progênie nascido no Estado de Goiás e Ivan Ledic, Diretor Técnico da Assogir.


O gir
As discussões no dia de ontem demonstrou o interesse crescente do México e outros países latinos pela Raça gir; a procura por um animal adaptável ao clima tropical da região, com produção a pasto. Também foi discutida exaustivamente as chamadas barreiras econômicas e sanitárias que impedem a entrada legal de material genética aqui no México. O congresso deve aprovar uma carta pedindo o fim das barreiras entre Brasil e México.

Nenhum comentário: