Foto: Arquivo Girbrasil
Dr. Marcelo Moraes, depois de quase 30 anos selecionando gir, poderia ser definido como "O Encantador de Vacas", pelo tanto que investiu na mansidão do seu rebanho.
Por Rosimar Silva*
Abaeté (MG) – Neste sábado, dia 16, às 13 horas, Marcello Moraes, selecionador de Gir há quase 30 anos, dará adeus a atividade de criador de Gir. Será uma despedida difícil para ele, mas necessária e sábia. Será, antes de mais nada, uma grande festa na sua cidade, um momento de glória entre amigos e familiares, pois estará vendendo de forma legitima produtos da sua criação, animais que viu nascer, crescer e produzir.
Dr. Marcello, por meio da televisão, também será visto por todo o Brasil e parte do mundo, como um homem comprometido com o desenvolvimento, neste caso, com a evolução de uma raça de gado. Tão comprometido que está abrindo mão de tudo que tem para o bem dessa evolução, para que continue em outros currais, interagindo com outras linhagens e caminhando sempre, como deve ser.
Neste sábado, quando o leiloeiro Adriano Apolinário bater cada martelo, será para Dr. Marcello uma despedida diferente, um adeus de cortar o coração, um suspiro de lembranças dos inúmeros afagos e cuidados de cada animal.
De hoje até sábado, ele já está, intimamente, se despedindo dos seus animais. Mas será somente na hora que ouvir “vendido”, que essa solitária despedida se concretizará.
Não deve ser fácil separar bruscamente de mais de 100 filhos de uma hora para outra, deixá-los ir para não se sabe onde, receber cuidados diferentes daqueles da Fazenda Bom Sucesso. Imaginar que podem ser muito bem tratados, mas podem também não receber os cuidados que merecem.
Isso pode ser uma dor e uma alegria ao mesmo tempo. Uma dar da separação, de nunca mais voltar a se ver. Ir embora para terras distantes, sem nunca mais voltar. Uma alegria de saber que em outros currais a vida continuará se multiplicando, cruzando com novos sangues, produzindo novas vidas, produtivas, inovadores. Produzindo novas conquistas, novos amores, novas alegrias, como deve ser a vida a cada dia, a cada nascer do sol, a cada litro de leite ordenhado com gosto.
Sábado, quando o sol passar do meio dia, os giristas brasileiros saberão que lá no interior de Minas Gerais, onde já foi serão, um homem estará com o coração na mão, rodeados de amigos, vendendo aquilo que fez com muito gosto. Disponibilizando a outros criadores um pedacinho do que foi a sua vida. Dr. Marcello estará se multiplicando em vários pedaços e esses pedaços vão com os animais. Ele não será mais o mesmo homem. Será um homem feliz pela obra que construiu num pequeno pedaço de chão.
A vitória de Marcello Moraes consiste em fazer aquilo que sempre acreditou, e as suas lembranças serão povoadas por imagens dos seus animais. Com certeza terá sonhos com Bonanza, Boêmia, Pagode, Último e tantos outros animais que fizeram sucesso em vários rebanhos brasileiros.
Por fim, antes de anoitecer deste sábado, Marcello já terá se despedido do seu rebanho e ao sair do Parque de Exposições de Abaeté, olhará para traz e terá a certeza de que a vida não parou ali naquele momento, mas se multiplicará em vários lugares do Brasil com as sementes que ele cultivou ao longos desses últimos 30 anos.
* Rosimar Silva é editor do Blog Girbrasil e selecionador de Gir na Fazenda Santa Clara, em Bela Vista de Goiás.
Um comentário:
Prezado Dr. Marcelo,
Meu maior sonho era ter as condições financeiras para trazer todos os animais do "Encatador de Vacas" para debaixo dos meus olhos e dar seguimento aos ensinamentos dele e de seus animais às minhas filhas, uma lição de vida e amor no que fez pelo Gir. Infelizmente ou felizmente não tenho as condições necessárias para realizar meu sonho. Por outro lado, peço a quem tiver as condições que não tenho, que leve esses animais para sua fazenda, afirmo com certeza: vai ter a maior oportunidade de dar continuidade a uma lenda dentro de uma seleção.
Rosimar, parabéns pelo texto. Dr. Marcello, parabéns pela lição de vida.
Caio Sandro, criador de Gir em Caldas Novas (GO)
Postar um comentário