Goiânia (GO) – Seis touros, entre eles Dalua do Rosa (foto) (Caruso HRL X Diana da São José) já estão na central de transferência de Embriões em Goiânia para coleta e congelamento de sêmen para a 4º Bateria de Touros do Programa de Melhoramento Genético para leite da raça Gir do Estado de Goiás, executado pela Embrapa e a Associação Goiana dos Criadores de Gir.
Daniel Batuíra, técnico da Girgoiás responsável pela recepção dos touros na Central, informa que este ano, “além dos touros de Goiás, mais dois criadores Mineiros, Ricardo Simões, de Pedro Leopoldo e José Pereira da Silva, de Abaeté, também participam do teste de progênie de Goiás”.
O teste de Goiás é uma iniciativa dos criadores goianos com o apoio da Embrapa Gado de Leite e está testando touros, cujas linhagens ainda não foram testadas.
Segundo Daniel Batuíra, serão congeladas 430 doses de sêmen de cada touro. 30 ficarão estocadas como reserva e 400 serão distribuídas entre as fazendas colaboradoras. Breve Girbrasil publicará as fotos dos touros da 4º bateria.
Veja fotos dos animais
Goiânia (GO) – A Associação Goiana dos Criadores de Gir – Girgoiás, divulgou a lista completa dos touros que já estão em coleta de sêmen para participarem da 4ª Bateria de Touros da Embrapa/Girgoiás. Girbrasil divulga em primeira mão, as fotos dos animais:
Dalua do Rosa, filho de Caruso HRL na Diana da São José, cuja lactação é de
Tremendo, filho de Orgulhoso na Nevoa, que tem lactação oficial de
Kacto da São José, filho de Radar dos Poções na Xantina da SJ, cuja produção foi de
Rajni da Lapa Vermelha, filho de Prema Rajni na vaca Bizonha da Lapa Vermelha. A fazenda Lapa Vermelha pertence aos irmãos Eduardo e Ricardo Simões, de Pedro Leopoldo (MG). Este é o segundo touro da Fazenda Lapa Vermelha em teste de progênie. Os irmãos Ricardo (foto) e Eduardo Simões, herderam do saudoso Geraldo Simões um dos mais belos rebanhos de Gir do Brasil. Agora eles estão buscando, por meio do teste, mostrar que além de beleza, seus animais também são leiteiros.
Faisão ZIP, filho de Babado ZS, que é filho de Secretário na Tacuninha, uma das vacas que mais produziram leite no plantel do saudoso Zeid Sab na Bordada ZIP, filha de Capricho Ena com Grinalda Fan, doadora que possui lactação oficial com quase 4000 kg de leite. Faisão pertence ao criador Emílio da Maia de Castro (foto), atual presidente da Girgoiás, fazenda Fantasia, Uruana (GO).
Boiadeiro 308 GIL é filho de Dakan Boiadeiro Gil, fechado na linhagem Alecrim, na vaca Krishna Karpa Gil, cuja lactação oficial é de 5.310 kg. Boiadeiro pertence aos criadores Gilmar Cordeiro (foto) e José Inocêncio, fazenda Iporê, Goiânia (GO).
Infinito TIJU, filho de Naiti da Vale do Sol na Carina Ave, expoentes leiteiros de Eurípedes Zacarias da Cunha e Avelino Dias da Cunha. Pertence ao criador Antônio José Filho, ex-criador em Buriti Alegre (GO) e atual presidente da Associação dos Criadores de Gir do Mato Grosso. Antônio José Filho (foto) cria Gir junto com sua companheira, Márcia Borges, no município de Pedra Preta (MS).
Brasil da Saudade, filho de Golfo, touro fechado na linhagem Alecrim, com Brasília, vaca de linhagem R de alta produção de leite. Pertence ao criador Alberto Ferreira Mota, de Rio Verde Goiás.
Palermo é filho do touro Último na vaca Dina EMA, cuja lactação é de
Orfeu, filho do P.O.I. Pushpano Kassudi Krishna Dhamal II na vaca Iolanda da Favela, que tem lactação oficial de 2.618 kg de leite à pasto, filha do provado pelo sumário ABCZ/Unesp Beduíno da São José. Pertence aos criadores Aderbal e Leda Góes (foto), da fazenda Favela, Goiânia (GO). Orfeu sai do pasto diretamente para a Central de Transferência de Embrião, onde foi fotografado. Ele estava cobrindo a vacada da Fazenda Favela.
Krishna Sakina Gheeta Prema Ena, animal 75% P.O.I., filho de Krishna Sakina Prema A22 com a vaca Gheeta, filha do touro Krishna II, cuja lactação oficial é de 3.616 kg de leite. Krishna Sakina Gheeta Prema ENA pertence ao criador Ramilton Javiktson Silva (foto), fazenda Prisma, Edéia (GO). O Touro Krishna Prema A22, cria de Celso Garcia Cid, está se revelando a grande alternativa para leite. O criador José Luiz Junqueira Barros, da Fazenda Café Velho, em Ribeirão Preto (SP), aposta na produção leiteira das filhas e netas de Prema A22. Veja progênie de Krishna Sakina Prema A22.
Nenhum comentário:
Postar um comentário