27 de set. de 2009

Resultado da Expo Bom Conselho (PE)


Foto: Divulgação
Micanga, Grande Campeã da Exposição de Bom Conselho, no interior pernambucano. Micanga pertence ao criador Marcos Ramos Costa.




Bom Conselho (PE) – Girbrasil publica com exclusividade o resultado geral da expogir da Exposição de Bom Conselho 2009, realizada de 17 a 20 de setembro de 2009 pela Prefeitura Municipal de Bom Conselho (PE). Quem nos envia as informações é o criador Cristiano Nogueira, "velho" e indestrutível girista do nordeste brasileiro.

História
As terras onde hoje está localizado o município de Bom Conselho foram inicialmente habitadas pelas tribos Xucuru e Fulni-ô.

Em 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade uma comunidade de negros (quilombo) chamada de Quilombo de Pedro Papa-caça.

O nome se referia à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, cultivando mais a caça do que a agricultura. Em 1645, a comunidade foi desmantelada por uma expedição militar holandesa chefiada por Blaer Reijmbac.

Em 1712, a família Vilela, de Portugal, adquiriu essas terras e deu início à organização da fazenda Papa-caça. A população crescia a olhos vistos. Assim, em 1887, transformou-se em freguesia.

A partir de 1860 passou a denominar-se Bom Conselho em razão da construção do monumental Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Esse foi o primeiro educandário de grande porte para a educação feminina no Nordeste. É célebre a frase do seu fundador, o capuchinho Frei Caetano de Messina: "Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade".

Em 3 de agosto de 1892, Bom Conselho tornou-se município autônomo. Seu primeiro governo municipal foi empossado em 28 de dezembro do mesmo ano, data em que ocorre anualmente a festa de emancipação de Bom Conselho. Sua população estimada em 2004 era de 42.551 habitantes. A vegetação nativa é composta por caatinga.

O Gir na Caatinga
Estamos acostumados ao glamour atual do gir nas cortes da elite brasileira, nos grandes e sofisticados hoteis internacionais, nos monumentais restaurantes de pratos impagáveis, em Uberaba - terra do zebu mundial, mas o gir está também onde o povo está: na caatinga, onde é o seu habitat natural, nas pequenas e médias propriedades, viabilizando a pecuária leiteira em lugares distantes e difíceis, onde estão os brasileiros que lutam de sol a sol para viverem com dignidade.

Resultado Geral da Exposição de gir de Bom Conselho de 2009

Jurado: Domício Silva, Presidente da Associação dos Criadores de Alagoas

Melhor Criador:
1º Marcos Ramos Costa - 468 pontos
2º Cristiano de B. Marcio Nogueira - 228 pontos
3º Celso Augusto R. de Carvalho - 180 pontos
4º Fernando Antonio M. Rodrigues Almeida - 124 pontos
5º Org. Mamedi Mussi - 60 pontos

Melhor Expositor:
1º Marcos Ramos Costa - 468 pontos

2º Fernando Antonio M. Rodrigues Almeida - 304 pontos
3º Cristiano B. Marcio Nogueira - 228 pontos
4º Everaldo Ferreira dos Santos - 60 pontos

Grande Campeão
CAC226 226 da Ancora (foto)
Criador: Celso Augusto R. de Carvalho
Expositor: Fernando Antonio M. Rodrigues Almeida

Reservado Grande Campeão:
FRS723 Bahuan TE
Criador: Marcos Ramos Costa
Expositor: Marcos Ramos Costa

Grande Campeã:
FRS457 Micanga
Criador: Marcos Ramos Costa
Expositor: Marcos Ramos Costa

Reservada Grande Campeã:
ACMN10 CMN Colombina (foto)
Criador: Cristiano B. Marcio Nogueira
Expositor: Cristiano B. Marcio Nogueira

Campeonatos:

Junior Menor
1º FRS723 Bahuan TE
2º IFA10 Bemra da Pensilvania
3º ACMN63 CMN Fantoche TE

Junior Maior
1º OMM471 Maracana POI da 2M
2º CAC236 Rancheiro da Ancora

Macho Jovem
1º CAC226 226 da Ancora

Fêmea Jovem
1º FRS690 Uva
2º ACMN31 CMN Deusa TE

Novilha Menor
1º IFA8 Bela da Pensilvania
2º ACMN55 CMN Formosa IA

Novilha Maior
1º FRS692 Uberaba
2º FRS695 Utinga

Vaca Adulta
1º ACMN10 CMN Colombina
2º FRS574 Quimera

Vaca sênior
1º FRS457 Micanga
2º CAC85 Imprensa da Ancora

3 comentários:

Bolsanello disse...

Parabens ao amigo Cristiano...que vêm fazendo um trabalho maravilhoso em prol do GIR NORDESTINO!!! Você é um guerreiro bixo ruim! Forte abraço!

Ivan Luz Ledic disse...

Gostei do que foi escrito. Tem gente esquecendo de suas origens e da condição do que é ser produtor de leite. Devemos sempre estar perto daquilo que é a realidade e dos usuários que vivem do pequeno lucro auferido pela sua atividade primeira que é produzir leite. O mercado consumidor do Gir Leiteiro é feito por pessoas simples que vivem no campo e que deveriam ser os únicos beneficiados pelos projetos de inclusão social, como eram os pioneiros que acreditaram no Gir leiteiro como solução ou alternativa para nossa pecuária.

SEJ Johnsson disse...

Subescrevo o comentário do Dr. Ivan...
No Nordeste e em outras regiões tem muito Gir da melhor qualidade "pulverizado" em pequenas e médias propriedades nas mãos de criadores e produtores anônimos...longe do "glamour" VIP dos leilões e eventos.