Abaeté (MG) – Dia 16 de agosto, no parque de Exposição Agropecuária de Abaeté e transmissão pelo Novo Canal, Marcello Moraes (foto) fará um leilão de liquidação do seu plantel. Será uma grande festa, pois este leilão é a consagração de um criador que fez um gado leiteiro em condições normais de manejo, idêntica à maioria das fazendas brasileiras. Para chegar a esse rebanho, Marcello Moraes percorreu um longo caminho de selecionador por quase 30 anos dentro do curral.
Em 1980 Marcello e a esposa Nina Rosa iniciaram a seleção de gir adquirindo um lote de 22 novilhas e um garrote do criador Geraldo Pereira, de Araxá (MG). Nesta ocasião, contaram com a consultoria de Rodolfo de Oliveira Mourão, irmão de Nina Rosa, antigo criador de gir em Abaeté e região. Segundo Marcello, Rodolfo “foi grande conhecedor da raça. E foi por sugestão inspirada e sábia de Sô Mourão que o touro Bonanza foi escolhido para garrote”.
Bonanza (foto) é filho de Lord 347 com a vaca Toyota e neto de Kassudi da Lagoa. Toyota foi uma vaca de grande produção de leite, quando pouquíssimos criadores faziam controle leiteiro.
Cria de Mozart Ferreira, de Barretos (SP), Bonanza serviu na Fazenda Bom Sucesso durante 5 anos, onde fez a base do gado de Marcello Moraes, numa época de manejo bastante rústico e pouca tecnologia artificial, deixou várias filhas com lactações superiores a 4.000 quilos de leite e outras tantas superiores a 3000 quilos.
Segundo Marcello Moraes, além da excelente genética leiteira, Bonanza “sempre transmitiu à sua descendência uma caracterização racial digna de nota, um notável desempenho ponderal e uma docilidade angelical”.
Tragédia
Quando estava prestes a ir para uma central de coleta de sêmen, foi acometido de uma meningite fulminante, vindo então a falecer, o que, sem dúvida alguma, foi uma grande perda para o melhoramento da raça gir, pois, afora sua descendência viva na ocasião, não deixou nenhum outro material genético.
Boêmio (foto) é filho de Bonanza com Diadema, cuja lactação oficial é de 4.896 quilos de leite, em 335 dias, aos 10 anos de vida.
Tem várias filhas com lactações superiores a
Numa ocasião em que um importador de gado da Colômbia estava na Fazenda Bom Sucesso escolhendo algumas vacas e novilhas para levar para seu país, conheceu Boêmio e fez questão de levá-lo. “Boêmio foi embora e serviu na central de sêmen Ctelca, em Bogotá, Colômbia”, relata Marcello.
Em 1993, percebendo a necessidade de trazer material genético diferente ao gado, Marcello Nina foram buscar em Dores do Indaiá, no rebanho do saudoso Deraldino Morais dois touros que vieram acrescentar muito à sua seleção: Último e Soberano.
Último (foto), foi o último filho de Sudhano, touro que Deraldino tinha em alta conta devido a sua excelente produção, e esta é a razão do seu nome. Sua mãe Pitanga era das melhores de leite no curral da Fazenda Cachoeira.
Em seu pedigree notam-se várias vezes a presença dos raçadores Krishna Gori Rupia e Norte 65 J5, todos dois de comprovadas descendências leiteiras.
Nos anos de
Último faleceu em 2007. Marcello confidencia que além da saudade, o touro Último “deixou uma progênie impecável onde podemos ressaltar não só as altas lactações de suas filhas, bem como caracterizações exemplares e fenótipos de grande funcionalidade”.
O pai do touro Soberano tinha o mesmo nome e sua mãe, Jamaica, destacava-se no gado por sua caracterização perfeita e produção de leite excepcional. Segundo Marcello Moraes, “suas avós Simpatia I e Simpatia II, também tiveram produções de leite muito grandes”.
Soberano é fechado no touro Norte 65 J5, “touro de comprovada descendência leiteira, e que aparece três vezes em seu pedigree”, informa o criador.
Soberano teve sêmen coletado e comercializado pela Central de Inseminação Artificial Yakult. Segundo Marcello, “a descendência de Soberano prima por uma delicada caracterização racial e as fêmeas têm considerável produção de leite”. Soberano está vivo servindo na Fazenda Bom Sucesso.
Pagode é filho de Boêmio, Neto de Bonanza, bisneto de Kassudi da Lagoa. Na linha baixa é filho de Malva, vaca com 4.234 quilos de leite em 297 dias. Segundo Marcello, Pagode Malva tinha “excepcional caracterização”. Foi vencedora do torneio de leite “Balde de Ouro”, de 1995, em Divinópolis (MG). Em seu pedigree aparecem Krishna Gori Rupia e Norte 65 J5, duas vezes cada um.
Já falecido, e por ter passado muito tempo em centrais de sêmen, Pagode deixou poucas filhas na Fazenda Bom Sucesso.
OTTO
Outro touro produzido na Fazenda Bom Sucesso, é filho de Hebreu com Delícia, cuja lactação oficial é de
Otto é um touro que impressiona pelo porte e beleza, entre suas filhas destacam-se Nájila com
PARCERIA
Em 1996, quando o touro último serviu na Fazenta Alto da Estiva, de Sílvio Queiros, atual presidente da ABCGIL, numa parceria de troca de material genético, a Fazenda Bom Sucesso recebeu o touro Feitiço da Poty VR, de Sílvio Queiroz, que padreou grande parte do rebanho de Marcello Moraes “deixando também uma produção igualmente significativa”, informa o criador.
Do resultado deste intercâmbio, Marcello e Nina reservaram dois touros filhos de Feitiço da Poti VR e netos do grande raçador Jaguar A 1474, com matrizes excepcionais, descendentes do primeiro patriarca da Bom Sucesso, Bonanza. São eles Pafúncio e Carrossel.
PAFÚNCIO
Pafúncio, portanto, é touro provado, Filho de Feitiço da Poti VR, com PTA
Segundo Marcelo Moraes, Pafúncio imprime em sua descendência muita beleza, “mas acima de tudo, excelente conformação dos úberes das fêmeas”, ressalta. Diz também que “suas filhas na Fazenda Bom Sucesso tiveram expressivas lactações, tais como Aurora,
É o outro filho de Feitiço e neto de Jaguar. Sua mãe é Ciranda, com
A progênie de Carrossel é de porte elevada e ótimo ganho de peso.
Todas as suas filhas tiveram lactações superiores a
Marcello informa que, “tanto Carrossel quanto Pafúncio tiveram o sêmen usado em vacas cruzadas no Abaeté e região, com excepcional resultado”.
Para finalizar, Marcello informa que “todos os reprodutores da Fazenda Bom Sucesso foram escolhidos em função da sua ascendência leiteira e ótima caracterização racial. Destacam-se pela bela caracterização que transmitem a sua progênie junto com notável produção leiteira”. Faz questão de dizer também que “todos os reprodutores e matrizes da Bom Sucesso são recriados em regime exclusivo de pasto. As vacas em lactação recebem suplementação de volumoso (capim, cana e uréia ) no período da seca, o que garante à seleção rusticidade e adaptação às condições de clima e solo da região do cerrado”. Segundo ele, nenhuma fêmea na fazenda, durante o período de crescimento e na fase adulta teve auxílio de hormônios e/ou rações especiais”, finaliza.
Fique sabendo
O leilão de Marcello Moraes será realizado pela Comercializa Leilões, de Belo Horizonte, cujo proprietário é Orlando Rodrigues, com vasta experiência em leilões de gado e cavalos. O leiloeira será Adriano Apolinário, especialista em remate de gado gir. O responsável técnico será Rodrigo de Paiva Vieira e o financiamento poderá ser feito pelo Sicoob - Agência Credioeste. O IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária e o Sindicato Rural de Abaeté estão apoiando o leilão.
Mais informações pelos telefones (31) 3082-9781 / 3332-9406 / 9999-7426.
Veja mais sobre o leilão de Marcello Moraes
Veja também o pré-catálogo completo
Voltar para LEILÃO MARCELLO MORAES
Nenhum comentário:
Postar um comentário