14 de set. de 2008

Resultado do Julgamento de Brasília 2008


Imperatriz F Mutum (CA Everest X Garça HP)
Grande Campeã Gir leiteiro da Expogir de Brasília 2008


Brasília (DF) – Encerrou nesse sábado, dia 13 de setembro, o julgamento de Gir leiteiro da exposição de Brasília, realizado pelo jurado oficial da ABCZ, Fábio Miziara, com o apoio de André Rabelo, como jurado auxiliar. Este ano não teve leilão. A expogir de Brasília de 2008 foi homologado e ranqueada pela Abcgil, que esteve presente coordenando os trabalhos de julgamento. Com quase 200 animais da raça Gir em exposição, com duas modalidades: Gir Leiteiro e Gir Leiteiro Mocho, Brasília, a exemplo dos anos anteriores, consolida-se como uma “Praça” de Gir leiteiro com uma pista bastante disputada e com animais de alta qualidade racial e produtiva.


No julgamento de mocho, José Mário Miranda Abdo, da Fazenda Coqueiro, de Alexânia (GO), fez o grande campeão com Tuiuiú FIV JMMA e Dílson Cordeiro, da Fazenda Vila Rica, de Cocalzinho (GO), fez a grande campeã com IAIA TE da Vila Rica.


No Gir Leiteiro, Léo Machado, da Fazenda Mutum, de Alexânia (GO), fez a grande e a reservada Grande Campeã, com Imperatriz F Mutum e Educada TE F Mutum, respectivamente. O grande campeão foi Conde TE, de Ricardo e Luciano Conceição, Fazenda Santa Terezinha, Planaltina (GO). Expuseram animais da raça Gir em Brasília, os seguintes criadores: Antônio Andrade, de Vazante (MG); Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S/A, de Uberaba (MG); Anselmo José Duarte, Planaltina (GO); Fernando Leite, Padre Bernardo (GO); Filomeno Castro Gomes, Silvânia (GO); Joaquim Roriz, Luziânia (GO); Paulo Horta, Brasília (DF); Ramon Duarte, Cocalzinho (GO); Renan Duarte Salgado. Cocalzinho (GO); Sérgio Moreira Campos, Brasília (DF) e Tiago Rollenberg Santin, Gama (DF).



Grande Campeão do Torneio Leitiero, Bela TE Kubera

da Agropecuária Santa Bárbara, com média de 41,573 kg de leite.



Torneio Leiteiro

O torneiro leiteiro, com 22 animais inscritos, teve o seguinte resultado:


Gir Leiteiro Mocho

1. Campeã Fêmea Jovem: Elegance TE da Bom Pastor, de Antônio Andrade, com média de 21,200 kg de leite. Campeã Vaca Jovem: Iaia TE Vila Rica, de Dílson Cordeiro, com média de 30,247 kg de leite.

2. Campeã Vaca Adulta: Nina JMMA, de José Mário Miranda Abdo, com média de 23,040 kg de leite.


Gir Leiteiro

1. Campeã Fêmea Jovem: Parker TE Kubera, da Agropecuária Santa Bárbara, com média de 29,627 kg de leite.

2. Campeã Vaca Jovem: Tutuca Fiv JMMA, de José Mário Miranda Abdo, com média de 18,940 kg de leite.

3. Grande Campeã: Bela TE Kubera, da Agropecuária Santa Bárbara, com média de 41,573 kg de leite.



Presidente

Foram três dias de julgamento em Brasília. Segundo Sérgio Moreira Campos, (foto com Rosimar Silva - de camisa vermelha) presidente da Associação dos Criadores de Gir Leiteiro de Brasília – ACGP, a região de Brasília “a cada dia se consolida como uma grande produtora de Gir Leiteiro no país, com excelentes criadores que comprovam isso com seus animais em pista”. O presidente informa que novos e importantes criadores estão iniciando seus criatórios mostrando o interesse do pecuarista pela raça.

Sérgio também externou seu interesse em uma aproximação com os criadores do Estado de Goiás, via Girgoiás e de outros Estados próximos à Brasília, como Mato Grosso. Para ele, a união dos criadores pode resultar em importantes políticas para alavancar ainda mais a seleção da raça no Centro-Oeste do país.


Curtas:


  • O julgamento de Gir em Brasília sempre foi bastante disputado nas pistas e prestigiado nas galerias por criadores e visitantes. Este ano a quantidade de criadores presentes ao julgamento foi pequena. Importantes nomes do Gir de Brasília e Goiás estiveram ausentes.

  • Mesmo assim, o atendimento aos presentes foi vip. Além das arquibancadas do recinto de julgamento, havia um stand com móveis rústicos, café, suco e salgadinhos.

  • No último dia, o Juiz Fábio Miziara conduziu o julgamento sem parada para o almoço até o final da tarde.

  • Léo Machado, como tinha mais animais em pista que apresentadores para puxar os animais, várias vezes foi á pista com colete de apresentador. Dedicação total à seleção do seu plantel. O Resultado: Grande campeão Fêmea da Exposição.

  • Os trabalhos de computação do julgamento foi feito pela LRS Eventos. Quem esteve à frente dos trabalhos no computador e na apresentação dos animais pelo serviço de som, foi o multimídia Douglas Nascente (foto), que também é o representante da Tecgene, de São José do Rio Preto.

  • Bem ao lado da pista uma churrascaria Gaúcha preparava várias costelas bovinos ao fogo à moda gaúcha, a céu aberto. Uma tortura para quem só foi almoçar depois das quatro horas da tarde. Quem foi á churrascaria depois do julgamento encontrou só os ossos da costela.

  • A agropecuária Santa Bárbara Xinguara S/A, de Daniel Dantas, a mais nova investidora na raça Gir, foi a Brasília decida a concorrer de igual com os criadores locais. Além de alguns campeonatos em pista, faturou o grande campeonato do Concurso Leiteiro. Adilvar Cardoso foi o responsável pelo gado de Daniel Dantas em Brasília.

  • Rosimar Silva, de Girbrasil, Daniel Silva e Caio Sandro, de Bela Vista, representaram o Estado de Goiás no último dia de Julgamento.

  • Renan Duarte Salgado e parentes, da Fazenda Salgado, de Cocalzinho, fez uma bela mostra em Brasília. Além do Gado, esteve sempre uniformizado de camisa e boné com o nome da fazenda. No sábado, a família salgado recebeu os criadores presentes para uma delicioso churrasco ao lado dopavilhão onde estava o gado. Além do churrasco de Picanha e lingüiça de porco, foi servido cerveja e refrigerante gelados e uma legítima cachaça de engenho. Teve até uma movimentada mesa de truco.

  • Paulo Horta, presente ao churrasco dos “Salgados”, manifestou para Rosimar Silva, vice-presidente da Girgoiás, interesse em colocar um touro no teste de progênie Embrapa/Girgoiás. Segundo ele, “a forma de colaborar com o teste de Goiás é colocando um touro para ser testado”.

  • Apesar de ser do filho a responsabilidade de cuidar da seleção de Gir, Ricardo Conceição (foto), ex-vice-presidente do Banco do Brasil e criador de Gir, acompanhou o julgamento e vibrou com o prêmio de Grande Campeão do seu touro, Conde TE. Ricardo é pai de Luciano Conceição.



Nenhum comentário: