1 de set. de 2008

Expogir de Uberlândia acabou ontem, dia 31 de agosto



Fotos: Rosimar Silva/GirbrasilA grande novidade do torneio leiteiro de Uberlândia foi a premiação da vaca Enguia do Bi, de José Luiz Junqueira Barros, que ganhou o torneiro leiteiro categoria fêmea Jovem, com 24,180 kg de leite de média. Em três dias ela produziu 72,540 kg de leite. José Luiz é um exímio representante do gir Dupla Aptidão, por isso a surpresa. Segundo ele, essa vaca, filha do touro Cabaré Roodhari do Bi, "é um exemplo de que gir com raça também dá muito leite".



Indhyra Kauê, de Luiz Evandro Aguiar, grande campeã do julgamento de Gir Leiteiro de Uberlândia. Indhyra Kauê também ganhou o torneiro leiteiro

A grande campeã do gir dupla aptidão foi Pusphpa Moti 9 DC, de Sílvio Lúcio Araújo, da Siara Agropecuária, de Iguatama (MG)

Uberlândia (MG) – Encerrou ontem a exposição de Gir de Uberlândia. Segundo a organização do evento, mais de 700 animais Gir foram expostos no parque Camaru, de 26 a 31 de agosto. Foram dois julgamentos: Gir leiteiro e dupla aptidão. Fábio Miziara julgou Gir leiteiro e José Augusto de Barros julgou dupla aptidão. Além do julgamento, a outra atração foi o torneio leiteiro, com 20 animais inscritos.

Resultados
No julgamento Gir Leiteiro a vaca Indhyra Kauê, de Luiz Evandro Aguiar, de Veríssimo foi a grande campeã, também foi a campeã e melhor úbero vaca adulta do torneio leiteiro, com média de 35,937 kg de leite e Twister de OG, de Orlando Giordani, de Sete Lagoas, foi o grande campeão. No julgamento dupla aptidão, o touro 4119 da Lapa Vermelha, dos irmãos Ricardo e Eduardo Simões, de Pedro Leopoldo, foi o Grande Campeão e a vaca Pusphpa Moti 9 DC, de Sílvio Lúcio Araújo, da Siara Agropecuária, de Iguatama (MG).

Torneiro Leiteiro
A vaca Altiva do Genipapo, de Paulo Roberto Andrade Cunha, foi a campeã e melhor úbere vaca jovem do torneio leiteiro, com média de 28,053 kg de leite .

A grande novidade do torneiro leiteiro foi o resultado da categoria fêmea Jovem, vencida pela vaca Enguia do Bi, com média de 24,180 kg de leite. Enguia do Bi pertence ao criaodor José Luiz Junqueira Barros, da Fazenda Café Velho, de Cravinhos (SP). Ela filha do touro Cabaré Roodhari do Bi, um filho de Roophano Dahri. A surpresa é que o criador José Luiz Junqueira Barros é um tradicional criador de Gir Dupla Aptidão, selecionando animais com alta beleza racial. Bi, como é conhecido, foi o grande vencedor do julgamento de Gir dupla aptidão na Expozebu 2008, ganhando dos dois grandes campeonatos e os grandes reservados de macho e fêmea.

Cada vencedor recebeu o sindicato rural de Uberlândia a quantia de R$ 4.000,00, um belo incentivo pelos resultados obtidos.

Veja o resultado da exposição, com fotos aqui.

Nenhum comentário: