12 de fev. de 2010

Ivan Ledic em Honduras

.

Ivan (à esquerda, de óculos) entre criadores e pesquisadores de Honduras.







Tegucigalpa – Honduras – Quem andou por Honduras foi Ivan Ledic, pesquisador e diretor técnico da Assogir, onde proferiu, no dia 4 de fefereiro de 2010, a palestra "Productividad y Comportamiento del Gyr Lechero" na Exposição de AGAFAN, em Tegucigalpa, Honduras.

Ivan foi a Honduras a convite de Jaime Maradiaga Colindres, proprietário da Finca Santa Fé e da Empresa Agroindustrial Maradiaga, patrocinadora do encontro. A empresa de Jaime possui também uma filial no México.

Segundo Ivan, mais de 150 criadores estiveram nesse encontro e “acreditando que o Gir Leiteiro poderá ser uma grande alternativa para produzir leite em Honduras”. Estiveram presentes também Julio Chavez e Daniel Zuñiga da Guatemala, Manuel Suarez e o criador Lastra Lastra do México, além do brasileiro Milton Lima.

Após o encontro foram efetuadas compra de sêmen do Gir Leiteiro através do Sr. Milton Lima, que reside no México e Estados Unidos.

À convite do Professor Miguel Vélez, Ivan visitou a Escola Agrícola Panamericana Zamorando onde ficou “impressionado com a forma de como é efetuado o ensino superior em agronomia, veterinária e zootecnia, onde os alunos executam diariamente todas as tarefas de campo (aprender fazendo) além de assistirem às aulas teóricas”.

Ivan sugeriu ao Professor Miguel a introdução do Gir Leiteiro dentro do sistema de produção de leite onde são efetuados estudos de diversas raças e seus cruzamentos.

Os hondurenhos confirmaram presença na Expozebu 2010. Segundo Ivan, “é mais um país da América Central que inicia sua criação de Gir Leiteiro”, finaliza.


Nenhum comentário: