8 de jan. de 2009

Condomínio Ganesha


Guarapari (ES) – Criadores, selecionadores e apaixonadas na raça Gir em todo o Brasil estão se articulando para acompanhar o crescimento e o interesse pela raça.

Uma das formas que a maioria dos criadores brasileiros se organiza para otimizar esforços, capital financeiro e genético e a chamada parceria. Essas parcerias ocorrem entre dois, ou mais criadores com os mais diversos objetivos.

Girbrasil registra o surgimento da parceria entre dois criadores de Gir de Estados de diferentes. Trata-se de Roberto Ximenes Bolsanello, do Espírito Santo e José Eduardo Mello, de São Paulo (foto).

Zé Mello é veterinário, formado pela Universidade de São Paulo (USP, especialista em reprodução de bovinos e proprietário da Central Paineiras de Reprodução Bovina e do Sítio Paineiras, em Itapetininga (SP), onde cria Gir Leiteiro desde 2005, sob a marca Gir Paineiras.

Bolsanello também é veterinário, formado pelo Centro Universitário de Vila Velha (ES), tem especialização em bovinocultura leiteira pela Universidade Federal de Lavras e mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela FMVZ/UNESP – campus de Botucatu (SP). Atualmente é Supervisor de Vendas da Tortuga no estado de Santa Catarina e selecionador de Gir leiteiro desde 2002 no sítio Bolsanello no município de Guarapari, no Estado do Espírito Santo, sob a marca Gir do Litoral.

O recém criado condomínio terá o nome de Ganesha, deus indiano, o grande removedor dos obstáculos (saiba mais abaixo) e será centralizado no Sítio Paineiras, no Estado de São Paulo, onde serão feitas os acasalamentos e a preparação dos animais para exposições. O grupo já decidiu a participação em 2009 em três grandes exposições: Megaleite, Feileite e Uberlândia.

União das Tendências
Segundo Bolsanello, esse condomínio nasce com um espírito de união do Gir, pois o “sítio Bolsanello tem uma tendência para selecionar animais com mais beleza racial, mais dentro do Gir Padrão e o Gir Paineiras é um criatório de Gir Leiteiro, então nossa união tem muito do esforço da amizade e da procura do equilíbrio entre essas duas tendências, mas com a produção de leite como norte do nosso trabalho”.

Zé Mello informa que a principal ferramenta da seleção do condomínio será o controle leiteiro oficial da ABCZ. “Nossa meta é contribuir com o melhoramento genético do Gir leiteiro nacional”, finaliza.

Esses 9 animais abaixo serão a base do início da parceria do condomínio Ganesha:

Bahdra do Litoral (Bemfeitor da Cal x Ufa II)
Chilka do Litoral (Obelisco da Silvânia x Ufa II)
Delhi do Litoral (CA Ulisses x Cássia Taruma)
Dera do Litoral (Modelo TE de Brasília x Ufa II)
Etah do Litoral (Nápoles TE x Faisã Ema)
Bali das Paineiras (Jarro de Ouro Cal x Décima ZS)
Boemia das Paineiras (Jarro de Ouro Cal x Décima ZS)
Edha do Litoral (Bemfeitor da Cal x Primavera Taruma)
Beca das Paineiras (Napolitano TE da Cal x Menina da NE)



Ganesha é o primeiro Deus a ser reverenciado em todos os rituais Hindus. Está nas portas dos templos e casas protegendo as suas entradas. Ganesha é o Deus que remove todos os obstáculos, ele é o protetor de todos os seres. Ele também é o Deus do conhecimento. Ganesha representa o sábio, o homem em plenitude, e os meios de realização. Sua figura revela um significado profundo e necessita ser desdobrada.

Sobre sua origem
Ganesha é filho de Shiva e Parvati. Shiva é o Deus criador do Yoga, vivia nas montanhas dos Himalayas e raramente visitava sua esposa Parvati. Shiva e Parvati abraçados são a representação do Tantra. Os Puranas dizem que a relação sexual durava milênios mas Shiva não ejaculava, tinha completo domínio (Vama Tantra), assim Shiva não tinha filhos. Parvati gostava de se preparar para receber Shiva, mas todos os guardiões falhavam quando se tratava de Shiva, assim Parvati resolveu ter o seu próprio filho e guardião; retirou de si o material e deu vida a criança, Ganesha aprendeu a lutar bravamente e se tornou o guardião de seus aposentos. Um dia Shiva chegou e quis entrar, Ganesha bloqueou sua entrada. Shiva não aceitou de ser impedido de entrar e ordenou que seus guardas lutassem, Ganesha venceu todo o seu exército então Shiva lutou até decaptar Ganesha. Parvati chorou muito e reinvidicou que Shiva devolvesse a vida a seu filho , Shiva disse que ele não podia ser seu filho, realmente ele era somente filho de Parvati - a matéria mortal, assim Shiva ordenou que seu exército fossem para o norte e que trouxessem a primeira cabeça de um ser vivo que encontrassem; encontraram um elefante. Shiva colocou a cabeça de elefante sobre o corpo do menino e deu vida a ele. Parvati exigiu que Ganesha fosse o primeiro a ser reverenciado em todos os rituais. Ganesha passou a ser filho também de Shiva e se tornou um Deus.

Significado de sua origem
Como todas as lendas encerram dentro de si um significado maior, vamos desdobrar a simbologia da história de Ganesha. Primeiro conta os Puranas que Ganesha tem um corpo físico “criado” por Parvati, símbolo da matéria perecível, ou seja que é humano. Mostra que ele não conhece o pai - Shiva, a realidade Suprema. Quando Parvati solicita sua proteção ele a obedece incondicionalmente (cuida a matéria, é apegado a ela). Quando seu pai chega, luta com ele (não quer perder a individualidade) não o reconhece, mas luta com bravura, quer cumprir o seu dever. O pai admira sua coragem, mas não podendo deixá-lo vencer, corta a sua cabeça (ego, mente, arrogância) e ele morre. Parvati zangada com a morte do filho mostra a matéria não querendo perder seu “nome e forma”. Shiva coloca uma nova cabeça no filho que renasce pelas mãos de Shiva, nasce do supremo. Parvati ficando contente com as promessas de Shiva de que seu filho será reverenciado no início de todos os rituais e cerimônias e, antes de qualquer empreendimento mostra que a perda da individualidade é o ganho do absoluto, da plenitude. O sábio vence todos os desafios, luta com bravura, remove todos os obstáculos e depois morre, perde a cabeça para ganhar uma nova dada por Shiva, o absoluto.

Simbologia
Ganesha tem uma enorme cabeça de elefante, imensa para um corpo de menino indicando sua capacidade intelectual e a firme dedicação ao estudo das escrituras. Ganesha é o Sábio. Ganesha tem na fronte o Vibhuti e um pequeno tridente indicando que é filho de Shiva - o Senhor da disciplina e da aniquilação da ignorância, indica também, que o sábio tem sempre em mente o Ser Supremo. As enormes orelhas e a cabeça de elefante representam os dois primeiros passos para a auto realização - “Sravanam”, escutar o ensinamento e “Mananam”, refletir sobre ele. A tromba representa “Viveka”, a capacidade de discriminação entre Nitya, o eterno e ilimitado, e Anitya, o não eterno.

O intelecto do homem comum está sempre preso entre os pares de opostos (as presas), o Sábio não é mais afetado por esses pares de opostos (frio-calor, prazer-dor, alegria-tristeza,etc) tendo atingido um estado de equanimidade , representado por uma das presas quebrada. O Sábio nunca esquece sua verdadeira natureza (memória de elefante).
A barriga enorme representa sua capacidade de engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos, assim como o ensinamento escutado.

O ratinho que fica aos seus pés simboliza o Ego e seus desejos com sua voracidade e cobiça, freqüentemente roubando mais do que pode comer e estocando mais do que pode lembrar. O Sábio tem o desejo sob total controle, por isso o ratinho olha para cima e aguarda sua permissão para comer os objetos dos sentidos. No dia de Ganesha é aconselhavel não olhar para a lua, pois conta os puranas que a lua riu de Ganesha voando pelo céu em seu veículo o ratinho(corpo). A lua representa o ignorante rindo do sábio. Esta imagem representa o Sábio tentando passar sua sabedoria infinita através de seus equipamentos finitos(corpo e mente).

Ganesha possui quatro braços que são utilizados na ação de destruir os obstáculos: A mão superior direita carrega uma machadinha - Ishvara na forma de Ganesha (senhor dos obstáculos) decepa os apegos aos objetos como fonte de felicidade e a falsa identificação com o corpo , elimina os obstáculos para que possamos ter uma mente tranqüila e possibilitar o conhecimento. A mão superior esquerda leva um laço e ou um lotus - Com o laço ele prende a atenção na verdade, na realidade suprema, ou seja no Eu absoluto.

O Lotus é a natureza pura, absoluta e imaculada.
A mão inferior direita abençoa com Abhãya Mudrã - Estra mudrã abençoa com prosperidade e destemor. Freqüentemente encontramos um Japa-mala, mostrando que esta prosperidade está na forma de Japa (repetição de um mantra) a mais eficaz técnica de preparação da mente. A mão inferior esquerda oferece Modaka - Modaka é um doce de leite e arroz tostado que representa a satisfação, a plenitude que se alcança com um caminho de disciplina e auto conhecimento.

Fonte: www.yogalotus.com.br


Um comentário:

SEJ Johnsson disse...

Boa noticia - essa dupla Zé e Beto promete.
Gente que conhece Gir de verdade e também conhece a realidade comercial da pecuária brasileira.
Antecipadamente ja torço pelo sucesso da sociedade.
abraços
Sten Johnsson (JES)
Rio de Janeiro