Belo Horizonte (MG) – Amanhã, dia 1º de outubro, os criadores de Gir tem um importante encontro com a genética do Gir leiteiro do Brasil. Trata-se do “Leilão Top Minas Gir Leiteiro”, organizado pela Terra Leilões, de Sete Lagoas (MG). Júlio Martins e Cláudio Lara (fotos) reuniram o que se tem de melhor de doadoras no país e vão ofertar prenhezes desses animais com os melhores touros da atualidade, todos de genética provada e melhoradores.
O leilão será um desfile dos principais planteis de Gir leiteiro do Brasil. Criadores renomados e novos criadores que já incorporaram em seus criatórios produtos reconhecidos nacionalmente. Transmissão ao vivo pelo Agrocanal, às oito e meia da noite. Vale à pena dar uma olhada e aproveitar as melhores oportunidades. O ponto de encontro dos criadores será no Ambrósios, em Belo Horizonte.
Goiânia (GO) – Vários criadores de Gir são candidatos a prefeito e vereador no Brasil. Vamos fazer um levantamento do gosto do girista pela política publicando aqui quem são esses “corajosos” que disputam os votos do eleitor nos municípios brasileiros. Se você é um candidato, ou conhece um candidato que também é criador de Gir, informa para Girbrasil, envia o nome, o partido político e até uma foto do colega. Vamos publicar e ver se teremos “força” política depois do dia 5 de outubro. Você pode enviar esse material para rosimardogir@girbrasil.com.br. Aguardo a contribuição de todos. Só para vocês saberem, em Goiânia o atual prefeito, Íris Resende Machado (foto), que já foi prefeito, governador e até ministro é candidato novamente. Além dele, tem também o Itamar Caiado (foto), candidato a prefeito da cidade Goiana de Jussara.
Uberlândia (MG) – Quem esteve no julgamento de Gir na Exposição de Uberlândia foi Aloísio leão André (foto), filho e um dos sucessores de Fábio André, de Hidrolândia (GO). Aloísio mora na cidade de Uberlândia, onde é empresário do ramo de revenda de automóveis. Para a alegria do paizão coruja, Aloísio também está criando Gir e se ouvir os conselhos do pai, será um grande criador em breve. Fábio é o criador de Gir com o maior número de premiações na Expozebu, onde participa ininterruptamente por mais de três décadas.
Além de Aloísio, Fábio André conta com o apoio e colaboração de Eduardo André, o outro filho agropecuarista da família FAN. Eduardo é veterinário e mora em Goiânia, onde acompanha de perto o trabalho do pai na Estância Royal.
A todos los giristas del mundo nos alegra que no te sucediera nada grave, Dios esta contigo, continua con tu labor en la conservación y difusion de la raza GIR.
Brasília (DF) – Será logo mais (29/09/2008) o 1º Leilão Virtual Gir Saranã, às 8 e meia da noite, com transmissão ao vivo pelo canal Terraviva. Irão a remate lotes de bezerras, novilhas e tourinhos da raça Gir e Girolandas ½ sangue. Este será o primeiro leilão de Wayne Faria (foto).
O catálogo produzido para este leilão traz o touro Iaque na capa. Será um leilão com animais meio sangue de holandês, e animais Gir dupla aptidão e Gir Leiteiro. Pelo pedigree dos animais à venda, Wayne Faria utilizou em seu rebanho de Gir padrão touros de linhagem leiteira. Estará à venda filhas de Elan DC, Megaton EVA, Dummu da SB II, Califa IX da SB II, Tributo de Brasília e Oxalufa TE de Brasília e netas de C.A. Paladino, Dalton TE Pati da Cal e Valeouro TE da Silvânia.
O catálogo contém algumas fotos dos animais sem a identificação, apenas o número do lote, que vem logo em seguida com os pedigrees, sem nenhum comentário sobre os animais que irão a remate.
Gracias a Dios que saliste bien de este accidente. Una prueba clara de que el mundo del Gir te necesita para seguir con tu proyecto de trabajo. Extrema precauciones y cuídate.
Veiculo do jornalista Rosimar Silva minutos após o capotamento na BR 414, no Estado de Goiás.
Corumbá (GO) – O jornalista Rosimar Silva, editor da revista e do blog Girbrasil capotou na BR 414, no local conhecido pelo nome de Curva da Betel, às 9 horas desse sábado, dia 27 de setembro, quando se dirigia para a Fazenda Vila Rica, do criador Dílson Cordeiro, no município goiano de Cocalzinho. O jornalista iria fazer matéria sobre a seleção de gado Gir da Fazenda Vila Rica para o blog e revista.
Apesar da gravidade do capotamento, ele sofreu apenas um pequeno arranhão no joelho esquerdo e passa bem. O carro, uma S-10, ficou todo destruído e foi retirado do local com a ajuda de um guincho.
Betel, a curva assassina
Segundo Rosimar chovia na hora do acidente. Ao entrar na curva, o veículo derrapou a trazeira e ele perdeu o controle do carro, batendo no barranco várias vezes até parar com as rodas no asfalto.
Segundo as polícias militar e federal, que prestaram socorro logo após o acidente, “é comum esse tipo de acidente na curva da Betel”. Além da pista molhada, destaca os policiais, “a engenharia não favorece o escoamento da água, facilitando os deslizamentos”.
Hélio do Guincho, da cidade de Corumbá, que resgatou a S-10, também confirmou a versão dos policiais sobre os riscos de acidente naquela curva, “os acidentes aqui ocorrem nos dois sentidos, é preciso alterar o traçado dessa curva, melhorar a inclinação da pista para a água escorrer mais rápido, além de reforçar a sinalização”, ensina Hélio.
“Sorte”
Rosimar Silva diz que todas as pessoas que pararam no local para saber o que tinha acontecido e viram o estado do veículo foram unânimes: “você nasceu de novo – ou – dê graças a Deus, você teve muita sorte”.
Rosimar lamenta que tantos acidentes já tenham ocorrido e ainda vão ocorrer e nenhuma intervenção é feita no local para impedir novas vítimas. Segundo ele, “a própria polícia federal reconhece que as condições de engenharia da estrada naquele local favorece os capotamentos, está na hora de uma ação naquele local para evitar mais vítimas”. Cobra.
Agradecimento
Segundo Rosimar, nesses momentos de grandes dificuldades, “o importante é perceber os gestos de solidariedade, atenção e carinho das pessoas”. Apesar de avisar todos de que nada sofreu, “os amigos e parentes foram solidários oferecendo apoio e demonstrando preocupação com o ocorrido, por isso agradeço a todos que demonstraram, de alguma forma, esses sentimentos, tão importantes nesta hora”, finaliza.
Rosimar Silva ao lado do veiculo, logo após o capotamento, "além do grande susto, da sorte de não acontecer nada, tive um pequeno arranhão no joelho esquerdo", relata.
Aqui, Rosimar Silva mostra a placa no inicio curva reconhecido como perigosa na BR 414, onde capotou seu veículo na manhã do útlimo sábado, dia 27 de setembro, entre as cidades de Corubá e Cocalzinho, no interior de Goiás.
Por este conducto hago un reconocimiento a la importante labor de difusión de la raza Gir que vienes desarrollando en Brasil y en el mundo.
Lamentablemente en nuestro país somos pocos los criadores de esta raza y nos encontramos muy dispersos, lo que dificulta unificar esfuerzos para difundir las cualidades y logros que ustedes han alcanzado con el Gir.
Te pido por favor que no te olvides de nosotros los criadores mexicanos de Gir y en mi caso particular, nuevamente estoy solicitando la inscripción a la revista Girbrasil ya que deseo contar con todos y cada una de las ediciones que se publiquen.
También sugiero que sería muy importante establecer un vinculo institucional entre Girbrasil y las entidades mexicanas relacionadas con la ganadería, como la SAGARPA (Secretaria de Agricultura y Ganadería), CNOG (Confederación Nacional de Organizaciones Ganaderas), con el fin de que nuestros ganaderos conozcan el éxito que Uds. han alcanzado en la producción de leche en pastoreo, gracias a la raza Gir Leiteiro y Girolando.
Goiânia (GO) – Neste sábado, dia 27 de setembro, Girbrasil retoma a operação “Pe na Estrada” com destina ao município goiano de Cocalzinho para visitar a Fazenda Vila Rica, do criador de Gir Leiteiro e Girolando, Dlson Cordeiro (foto). Morador na cidade de Brasília, Dílson pertence à geração de novos criadores de Gir Leiteiro do Brasil com grandes apresentações nas pista de julgamento da Raça.
Um dos destaques do plantel de Dílson Cordeiro é Fada TE Vila Rica, grande campeã do Torneiro Leiteiro da Expozebu e Grande Campeã de Pista do Gir Mocho da Nacional do Gir leiteiro em 2008, durante a megaleite.
Goiânia (GO) – O que você acha de vender um embrião de Gir Leiteiro por R$ 60.200,00, em 14 parcelas de R$ 4.300,00? Um bom negócio, não é? Pois foi por este preço que o criador goiano Léo Machado, da Fazenda Mutum, em Alexânia (GO), vendeu um embrião da vaca Dengosa, filha de Uaçaí Jaguar na Garça HP (úbere da foto), durante o 2º Leilão Virtual da Fazenda Mutum, ontem, dia 25 de setembro. O acasalamento foi com Radar dos Poções.
Léo Machado colheu ontem tudo que plantou como selecionador de Gir leiteiro. O leilão, apesar de começar com uma hora e quinze minutos de atraso, fato que deveria ser inaceitável, mostrou com muito vigor do rebanho da Fazenda Mutum e os preços dos lotes, principalmente das prenhezes, demonstrou como a genética mutum atualmente é desejado pela elite dos criadores de Gir leiteiro do Brasil.
Foi um desfile de gado bonito, produtivo e de alto desempenho nas pistas e nos torneios leiteiros. Foi também a confirmação do poder genético de Dengosa, a grande matriz e doadora de Léo Machado. Uma vaca produtora de animais superiores, machos e fêmeas.
O show de Léo Machado mostrou para o Brasil e para o mundo que é possível fazer Gir leiteiro dentro do padrão da raça, com animais de alto valor racial e bem caracterizados. Léo Machado, antenado no desejo do mercado, não economizou na apartação e ofertou produtos de qualidade. Foi um leilão bem organizado, de alta qualidade que dignificou o Gir leiteiro. Além do bom faturamento, que evidentemente Léo Machado obteve, o leilão foi um evento de promoção e divulgação da raça Gir no Brasil.
Eixo
O chamado núcleo de criadores de Gir Leiteiro de Brasília, capitaneado pelos criadores Léo Machado, Dílson Cordeiro e José Mário Miranda Abdo, tem dado uma grande contribuição ao Gir leiteiro nacional ao produzir bons animais, melhorar e aumentar a competitividade das pistas e dos torneios leiteiros nacionais. Léo, por exemplo, foi o melhor criador e expositor de Gir leiteiro do ano de 2008. Esses criadores mudaram o eixo do Gir leiteiro do Brasil, que tinha Minas e São Paulo como Estados hegemônicos na criação nacional. Por meio da atuação desses e de outros criadores, o Centro-Oeste, Goiás e Brasília, se impõe no cenário nacional como pólo de Gir leiteiro de qualidade.
Estratégia
Cada criador usa a estratégia que lhe convier para promover e divulgar seu rebanho. Léo Machado optou por ganhar em pista e torneios leiteiros. A prova foi as cinco vacas com títulos nacionais presentes ontem no leilão vendendo embriões de alto valor agregado. Todos os acasalamentos são tops de linha, com os melhores e mais caros touros da atualidade.
Veja o caso de Dengosa, que além de ser realmente uma excelente vaca, tem ainda os seguintes prêmios: Grande Campeã Nacional e Melhor úbere nacional Expomilk 2004; grande campeã e melhor úbere Brasília 2004; reservada grande campeão do torneio leiteiro Expozebu 2006; campeã progênie de mãe na expomilk 2006, brasileira e Brasília 2006, Goiânia 2007, brasileira 2007, megaleite 2007, Expozebu 2008 e reservada campeã nacional (megaleite) 2008. Uma trajetória de quem realmente fez história no Gir leiteiro.
Núcleo de Brasília
Brasília (DF) – O núcleo de criadores de Gir leiteiro de Brasília tem sido bastante elogiado aqui no blog Girbrasil. Primeiro pelo seu desempenho nas exposições nacionais e pela união entre os criadores. No leilão de ontem, mais uma vez, ficou demonstrado essa união. Os criadores de Brasília participaram ativamente do leilão, ora comprando, ora dando lances em quase todos os lotes. José Mário Abado, criador no mesmo município de Léo Machado comprou, assim como Dílson Cordeiro, também de Brasília, com fazenda em Cocalzinho, no Estado de Goiás, também comprou no leilão.
Evidentemente que não foram compras motivadas pelo fato de serem muito amigos, houve o interesse pelo material genético disponível.
Eduardo y yo estamos finalizando a Exposición en Santa Cruz de la Sierra, y cada día vemos tu trabalho con la raza Gyr, queremos ser parceiros tuyos para dar mais apoyo desde Bolivia a ese Blog que nos une y ya no existen divisas para os amigos!
estaremos aguardando tu email, para ver como ayudarte, y enviarte fotos de nuestras Exposiciones.
Alexânia (GO) – Amanhã, dia 25 de setembro, será a vez de a Fazenda Mutum colocar no ar seu 2º Leilão Virtual com o que há de melhor no plantel de Léo Machado. Serão prenhezes das suas principais doadoras e fêmeas com os melhores pedigrees leiteiros do Brasil.
Léo Machado vem se destacando nos últimos anos como um excelente selecionador de Gir leiteiro, com comprovação do seu trabalho nas pistas de julgamentos e nos concursos leiteiros de Uberaba e Brasília. Click aqui e veja o catálogo com fotografias dos animais. Vale à pena dar uma olhada. Girbrasil publica o catálogo completo do leilão numa contribuição para a divulgação do evento.
“O resultado do leilão Estrelas do Gir Leiteiro, de Teófilo Otoni, foi uma grata surpresa. Não que não esperássemos o sucesso, mas ele foi acima da expectativa. E o fato de ter efetivamente vendido a vaca Madeira foi uma prova de quanto o Gir ainda tem a crescer e contribuir com a pecuária nacional. Apregoar este leilão me proporcionou momentos de muita alegria. Alem da Madeira, ainda tivemos embriões que chegaram perto de R$ 15.000,00 e um em especial, acasalamento de Ordenada TE de Brasília com C.A. Sansão, que chegou a R$ R$30.600,00. Novilhas e bezerras que atingiram preços nunca inferiores a R$ 6.300,00, destaque para Lavanda da Sta Edwirges, uma fêmea da geração 2005 que foi vendida por R$ 14.400,00 e para Época TE Ariranha do criatório, de Antônio e Patrícia Leite, que antes de completar um ano de idade foi vendida por R$ 10.800,00.
Quero agradecer a todos que acreditaram no leilão e levaram seus animais a remate, aos organizadores, principalmente Dr.Marcos Luiz Soares e a KMB leilões que confiaram no meu trabalho e ao companheiro Luiz Ronaldo de Paula pelos brilhantes comentários que contribuíram para o sucesso do leilão”.